Referências: |
BÁSICA
Racine, T. P. (2015). Conceptual Analysis. In The Wiley Handbook of Theoretical and
Philosophical Psychology: Methods, Approaches, and New Directions for Social
Sciences, 39-52.
Ryle, Gilbert. [1949] 2002. The Concept of Mind. Chicago: University of Chicago Press.
Silver, S. (2022). Gilbert Ryle, Jane Austen, and Thick Description. Studies in the Novel,
54(2), 198-218.
Wilson, John (2005). Pensar com Conceitos. São Paulo: Martins Fontes.
COMPLEMENTAR
Austin, J.L. (1962). Sense and Sensibilia (reconstructed form the manuscript notes by G.J.
Warnock). Oxford University Press.
Austin, J.L. (1979). Philosophical Papers (3rd. Edition). Oxford University Press.
Baére, F., Flores, E.P., Vieira, Vieira, C.O. & Araújo, I.C.D. (2016). Sensação e Percepção:
Fundamentos Históricos e Conceituais. IN: Freitas, J.L. & Flores, E.P. (Eds.), Arte e
Psicologia: Fundamentos e Práticas. Curitiba: Juruá.
Button, G., Coulter, J., Lee, J.R.R. & Sharrock, W. (1995). Computadores, Mentes e
Conduta. São Paulo: UNESP.
Costa, S. A. (2022). Fenomenologia e filosofia analítica: O encontro de G. Ryle e M.
Merleau-Ponty. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, 11(1), 296-
306.
Dolby, D. (2015) (Ed.). Ryle on Mind and Language. New York: Palgrave McMillan.
Flores, E. P. (2004). O conceito de regra na linguagem cotidiana e na Análise Experimental
do Comportamento. Estudos de psicologia, 9(2), 279-283.
Flores, E. P., Medeiros, F. H. D., & Souza, C. B. A. D. (2017). Emoções: fundamentos
conceituais dos fenômenos psicológicos. Revista Brasileira de Terapia
Comportamental e Cognitiva, 19(1).
Flores, E. P., de Oliveira-Castro, J. M., & de Souza, C. B. A. (2020). How to Do Things
With Texts: A Functional Account of Reading Comprehension. The Analysis of
verbal behavior, 1-22.
Gustafsson, M. (2016). Anscombes Bird, Wittgensteins Cat: Intention, Expression, and
Convention. Philosophical Topics, 44(1), 207-237.
Hacker, P.M.S. (2009). Natureza Humana: Categorias Fundamentais. Porto Alegre:
ARTMED.
Hacker, P. M. S. (2013). The intellectual powers: A study of human nature. John Wiley &
Sons.
Håkansson Eklund, J., & Summer Meranius, M. (2021). Toward a consensus on the nature of
empathy: A review of reviews. Patient Education and Counseling, 104(2), 300-307.
Hibberd, F. J. (2016). Is conceptual analysis only an inquiry into rules for the use of
concepts?. Theory & Psychology, 26(6), 815-822.
Harzem, P. & Miles, T.R. (1978). Conceptual Issues in Operant Psychology. Chichester:
John Wiley and Sons.
Kremer, M. (2017). A capacity to get things right: Gilbert Ryle on knowledge. European
Journal of Philosophy, 25(1), 25-46.
Lazzeri, F. & Oliveira-Castro, J. M. (2010). Um exame de objeções a Ryle sobre o
funcionamento dos termos psicológicos intencionais. Abstracta: linguagem, mente e
ação, 6, 42-64.
Machado, A., Lourenço, O., & Silva, F. J. (2000). Facts, concepts, and theories: the shape of
psychology's epistemic triangle. Behavior and Philosophy, 1-40.
Machado, A., & Silva, F. J. (2007). Toward a richer view of the scientific method: The role of
conceptual analysis. American Psychologist, 62(7), 671.
Marcondes, D. (2005). Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar.
Marcondes, D. (2010). Textos básicos de linguagem: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar.
Marcondes, D. (2004). Filosofia analítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Oliveira-Castro, J. M., Oliveira-Castro, K. M. (2001). A função adverbial de 'inteligência':
Usos e definições em psicologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 17 (3), 257-264.
Oliveira, C. I., Oliveira-Castro, J. M. (2003). Problemas conceituais na doutrina
intelectualista: Implicações para algumas explicações cognitivistas. Psicologia:
Reflexão e Crítica, 16(1), p. 171-176. |