Universidade de Brasília Brasília, 31 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO - PPG-CDC (11.01.01.20.07)
Código: PPGCDC0007
Nome: TÉCNICAS DE ANÁLISE CONCEITUAL NAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Origem das técnicas de análise conceitual e seu papel na atividade científica. Análise conceitual e revisão conceitual. Armadilhas da linguagem e confusões conceituais. Conceitos disposicionais, conceitos adverbiais e verbos de realização. Descrições espessas e seu papel nas Ciências do Comportamento. Técnicas de Análise Conceitual aplicada à investigação em Ciências do Comportamento.
Referências: BÁSICA Racine, T. P. (2015). Conceptual Analysis. In The Wiley Handbook of Theoretical and Philosophical Psychology: Methods, Approaches, and New Directions for Social Sciences, 39-52. Ryle, Gilbert. [1949] 2002. The Concept of Mind. Chicago: University of Chicago Press. Silver, S. (2022). Gilbert Ryle, Jane Austen, and Thick Description. Studies in the Novel, 54(2), 198-218. Wilson, John (2005). Pensar com Conceitos. São Paulo: Martins Fontes. COMPLEMENTAR Austin, J.L. (1962). Sense and Sensibilia (reconstructed form the manuscript notes by G.J. Warnock). Oxford University Press. Austin, J.L. (1979). Philosophical Papers (3rd. Edition). Oxford University Press. Baére, F., Flores, E.P., Vieira, Vieira, C.O. & Araújo, I.C.D. (2016). Sensação e Percepção: Fundamentos Históricos e Conceituais. IN: Freitas, J.L. & Flores, E.P. (Eds.), Arte e Psicologia: Fundamentos e Práticas. Curitiba: Juruá. Button, G., Coulter, J., Lee, J.R.R. & Sharrock, W. (1995). Computadores, Mentes e Conduta. São Paulo: UNESP. Costa, S. A. (2022). Fenomenologia e filosofia analítica: O encontro de G. Ryle e M. Merleau-Ponty. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, 11(1), 296- 306. Dolby, D. (2015) (Ed.). Ryle on Mind and Language. New York: Palgrave McMillan. Flores, E. P. (2004). O conceito de regra na linguagem cotidiana e na Análise Experimental do Comportamento. Estudos de psicologia, 9(2), 279-283. Flores, E. P., Medeiros, F. H. D., & Souza, C. B. A. D. (2017). Emoções: fundamentos conceituais dos fenômenos psicológicos. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 19(1). Flores, E. P., de Oliveira-Castro, J. M., & de Souza, C. B. A. (2020). How to Do Things With Texts: A Functional Account of Reading Comprehension. The Analysis of verbal behavior, 1-22. Gustafsson, M. (2016). Anscombe’s Bird, Wittgenstein’s Cat: Intention, Expression, and Convention. Philosophical Topics, 44(1), 207-237. Hacker, P.M.S. (2009). Natureza Humana: Categorias Fundamentais. Porto Alegre: ARTMED. Hacker, P. M. S. (2013). The intellectual powers: A study of human nature. John Wiley & Sons. Håkansson Eklund, J., & Summer Meranius, M. (2021). Toward a consensus on the nature of empathy: A review of reviews. Patient Education and Counseling, 104(2), 300-307. Hibberd, F. J. (2016). Is conceptual analysis only an inquiry into rules for the use of concepts?. Theory & Psychology, 26(6), 815-822. Harzem, P. & Miles, T.R. (1978). Conceptual Issues in Operant Psychology. Chichester: John Wiley and Sons. Kremer, M. (2017). A capacity to get things right: Gilbert Ryle on knowledge. European Journal of Philosophy, 25(1), 25-46. Lazzeri, F. & Oliveira-Castro, J. M. (2010). Um exame de objeções a Ryle sobre o funcionamento dos termos psicológicos intencionais. Abstracta: linguagem, mente e ação, 6, 42-64. Machado, A., Lourenço, O., & Silva, F. J. (2000). Facts, concepts, and theories: the shape of psychology's epistemic triangle. Behavior and Philosophy, 1-40. Machado, A., & Silva, F. J. (2007). Toward a richer view of the scientific method: The role of conceptual analysis. American Psychologist, 62(7), 671. Marcondes, D. (2005). Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Marcondes, D. (2010). Textos básicos de linguagem: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Marcondes, D. (2004). Filosofia analítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Oliveira-Castro, J. M., Oliveira-Castro, K. M. (2001). A função adverbial de 'inteligência': Usos e definições em psicologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 17 (3), 257-264. Oliveira, C. I., Oliveira-Castro, J. M. (2003). Problemas conceituais na doutrina intelectualista: Implicações para algumas explicações cognitivistas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(1), p. 171-176.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2585/1 2022.1 CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO/PPG-CDC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2577/1 2022.1 CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO/PPG-CDC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2585/-2 2017.2 CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO/PPG-CDC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2569/1 2022.1 CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO/PPG-CDC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2577/-2 2014.1 CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO/PPG-CDC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2551/1 2022.1 CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO/PPG-CDC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2569/-2 2018.2 CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO/PPG-CDC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2551/-2 2018.2 CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO/PPG-CDC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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