Universidade de Brasília Brasília, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE EDUCAÇÃO (11.01.48)
Curso: POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIOEDUCAÇÃO/FED - EAD
Código: FED0013
Nome: REDES DE PROTEÇÃO AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Configurações e Transformações das Famílias Contemporâneas e os Olhares das Políticas Públicas. O SINASE e a Abordagem das Famílias. Compartilhamento de Responsabilidades entre Família, Escola e Comunidade no Processo Socioeducativo. A Participação da Sociedade Civil e o Controle Social das Ações do Campo da Socioeducação.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: Bibliografia Básica: 1. BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sistema Nacional De Atendimento Socioeducativo – SINASE, pp. 10-100, 2006. 2. CASTRO, M. G. Abramovay, M. Juventudes no Brasil - vulnerabilidades negativas e positivas, desafiando enfoques de políticas públicas. In: PETRINI , J. C.; CAVALCANTI, V. R. S. (Orgs.), Família, Sociedade e Subjetividades, pp. 54-83. Petrópolis: Vozes, 2005. 3. GOHN, M. da G. Participação de representantes da sociedade civil na esfera pública na América Latina. Política & Sociedade, v.10, n.18, pp.223-244, 2011. 4. ROSEMBERG, Fúlvia. Crianças Pobres e Famílias em Risco: As Armadilhas de um Discurso. Rev. Bras. Cresc. Des. Hum., São Paulo, IV(1), pp.34-39, 1994. Bibliografia Complementar: 1. ANSARA, S. DANTAS, B. S. do A. Intervenções psicossociais na comunidade: desafios e práticas. In: Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 22, n.1, pp. 95-103, 2010. 2. NUNES, D. G. VILARINHO, L. R. G. “Família possível” na relação escola-comunidade. Psicol. Esc. Educ. (Impr.)[online]. vol.5, n.2, pp. 21-29, 2001. 3. PAIVA, I. L. de. SOUZA, C. RODRIGUES, D. Justiça juvenil: teoria e prática no sistema socioeducativo / Organizadoras: Ilana Lemos de Paiva, Candida Souza, Daniela Bezerra Rodrigues. – Natal, RN: EDUFRN, 2014. 274 p. 4. REDES DE PROTEÇÃO SOCIAL / [coordenação da publicação Isa Maria F. R. Guará] . -- 1. ed. -- São Paulo : Associação Fazendo História : NECA - Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, 2010. 5. UNICEF. Em Defesa do Adolescente: Protagonismo das famílias na defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas. São Paulo, pp.1-28, 2008.

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