Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA - PPG-PSICC (11.01.01.20.08)
Código: PSICC0074
Nome: DIFUSÃO E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Teorias que embasam o processo de difusão de inovações. A transferência do conhecimento gerado em Psicologia Clínica e Cultura para a comunidade.
Referências: Bibliografia básica: Fishbein, D. H., Ridenour, T. A., Stahl, M., & Sussman, S. (2016). The full translational spectrum of prevention science: facilitating the transfer of knowledge to practices and policies that prevent behavioral health problems. TBM, 6, 5–16 Guimarães, R. (2013). Pesquisa translacional: uma interpretação. Ciência & Saúde Coletiva, 18(6),1731-1744. Massarani, L., Castelfranchi, Y., Fagundes, V., & Moreira, I. (2021). O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia: pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Rio de Janeiro: Fiocruz Miranda, A. A. V. & Murta, S. G. (aceito). Difusão de programas preventivos em saúde mental: da produção à transferência de conhecimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa Miranda, A. A. V., & Murta, S. G. (no prelo). Programa Famílias Fortes: barreiras e facilitadores da difusão de uma intervenção preventiva ao abuso de drogas para famílias em desvantagem econômica no Brasil. In Abreu, S., Murta, S. G., Rocha, V. P. & Pinheiro-Carozzo, N. Eds. A experiência brasileira de prevenção escolar e comunitária do uso de álcool e outras drogas. Porto aAlegre: Editora Rede Unida. Murta, S. G. (2011). Aproximando ciência e comunidade: difusão de programas de habilidades sociais baseados em evidências. Em A. Del Prette & Z. A. P. Del Prette (Ed.) Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo (pp. 83-114). São Paulo: Casa do Psicólogo. Shea, C. M., Young, T. L., Powell, B. J., Rohweder, C., Enga, Z. K., Scott, J. E., Carter-Edward, L., & Corbie-Smith, G. (2017). Researcher readiness for participating in community-engaged dissemination and implementation research: a conceptual framework of core competencies. Translational Behavioral Medicine, 7, 393-404. Bibliografia complementar: Barker, P. M., Reid, A., & Schall, M. W. (2016). A framework for scaling up health interventions: lessons from large-scale improvement initiatives in Africa. Implementation Science, 11, 12. Dearing, J. W. & Kee, K. F. (2012). Historical roots of dissemination and implementation science. In Brownson, R. C., Colditz, G. A., & Proctor, E. K, Eds. Dissemination and implementation research in health (pp. 55-71). Oxford University Press. Fagan, A. A. & Mihalic, S. (2003). Strategies for enhancing the adoption of school-based prevention programs: lessons learned from the blueprints for violence prevention replications of the life skills training program. Journal of Community Psychology, 31(3), 235–253. Hommel, K. A., Modi, A. C., Piazza-Waggoner, A. C., & Myers, J. D. (2015). Topical review: translating translational research in behavioral science. Journal of Pediatric Psychology, 40 (10), 2015, 1034–1040 Murta, S. G. (2015). Lobbying: uma prática subvalorizada por cientistas e psicólogos para implementação de políticas públicas no Brasil? Em Polejack, L., Vaz, A. M. A., Gomes, P. M. G., & Wichrowski, V. C. Psicologia e políticas públicas na saúde: experiências, reflexões, interfaces e desafios (pp. 67-76). Porto Alegre: Editora Rede Unida. Rappaport, N., Alegria, M., Mulvaney-Day, N., & Boyle, B. (2008). Staying at the table: building sustainable community–research partnerships. Journal of Community Psychology, 36(6), 693–701 Smith, J. D., & Polaha, J. (2017). Using implementation science to guide the integration of evidence-based family interventions into primary care. Families, System, & Health, 35(2), 125-135.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2895/3 2024.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2887/3 2024.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2887/2 2023.1 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2895/2 2023.1 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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