Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA - PPG-PSICC (11.01.01.20.08)
Código: PSICC0082
Nome: MÉTODOS DE PESQUISA QUALITATIVA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudo crítico de uma ou mais metodologias qualitativas de pesquisa e apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas nas metodologias apresentadas. Discussões dos aspectos críticos e éticos envolvidos.
Referências: Bibliografia básica: Alvesson, M., & Sküldeberg, K. (2012). Hermeneutics: interpretation and insight. In M. Alvesson & K. Sküldeberg (Eds.), Reflexive Methodology. New vistas for qualitative research (pp. 91-143). Thousand Oaks: SAGE. Alvesson, M., & Sküldeberg, K. (2012). Critical theory: the political and ideological dimension. In M. Alvesson & K. Sküldeberg (Eds.), Reflexive Methodology. New vistas for qualitative research (pp. 144-178). Thousand Oaks: SAGE. Alvesson, M., & Sküldeberg, K. (2012). Poststructuralism and postmodernism: Destabilizing subject and text. In M. Alvesson & K. Sküldeberg (Eds.), Reflexive Methodology. New vistas for qualitative research (pp. 177-226). Thousand Oaks: SAGE. Alvesson, M., & Sküldeberg, K. (2012). Language/gender/power: Discourse analysis, feminism and genealogy. In M. Alvesson & K. Sküldeberg (Eds.), Reflexive Methodology. New vistas for qualitative research (pp. 227-262). Thousand Oaks: SAGE. Braun, V., & Clarke, V. (2012). Thematic Analysis. In H. Cooper (Ed.), APA Handbook of Research Methods in Psychology: Vol. 2. Research Designs (pp. 57- 71). American Psychological Association. DOI: 10.1037/13620-004 Bryant, A., & Charmaz, K. (2012). Grounded Theory and psychological research. In H. Cooper (Ed.), APA Handbook of Research Methods in Psychology: Vol. 2. Research Designs. (pp. 39-56). American Psychological Association. DOI: 10.1037/13620-003 Eakin, J. M. (2016). Educating Critical Qualitative Health Researchers in the Land of the Randomized Controlled Trial. Qualitative Inquiry,
22(2) 107-118. DOI: 10.1177/1077800415617207 qix.sagepub.com Facey, M. Gladstone, B., & Gastaldo, D. (2018). Chapter 1 - Qualitative Health Research: An Introduction. In Learning and teachinng qualitative research in Ontario: A resource guide. http://qualitativeresearchontario.openetext.utoronto.ca/ Packer, M. (2011). What is science? In The science of qualitative research (pp. 17-41). New York: Cambridge University Press. Pistrang, N., & Barker, C. (2012). Varieties of qualitative research: a pragmatic approach to selecting methods. In H. Cooper (Ed.), APA Handbook of Research Methods in Psychology: Vol. 2. Research Designs. (pp. 5-18). American Psychological Association. DOI: 10.1037/13620-001 Sandelowski, M. (2012). Metasynthesis of qualitative research. In H. Cooper (Ed.), APA Handbook of Research Methods in Psychology: Vol. 2. Research Designs. (pp. 19-36). American Psychological Association. DOI: 10.1037/13620-002 Santos, B. S. (2018). The End of the Cognitive Empire: The Coming of Age of Epistemologies of the South. Preface and Introduction. London: Duke University Press. Smith, J. A., & Shinebourne, P. (2012). Interpretative phenomenological analysis. In H. Cooper (Ed.), APA Handbook of Research Methods in Psychology: Vol. 2. Research Designs. (pp. 73-82). American Psychological Association. DOI: 10.1037/13620-005 Ziebland, S., & McPherson, Ann (2006). Making sense of qualitative data analysis: an introduction with illustrations from DIPEx (personal experiences of health and illness). Medical Education, 40,405-414. E-book e vídeo-aulas: http://redequali.unb.br/index.php/pt/recursos/videos http://www.ccqhr.utoronto.ca/resources/videos/ ou http://qualitativeresearchontario.openetext.utoronto.ca/chapter/video-module-1-foundations-of-qualitative-inquiry/ Bibliografia complementar: Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2002). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes. Banister, P., Bunn, G., Burman, Daniels, J., Duckett, P. … … Whelan, P. (Eds.) (2011). Qualitative methods in psychology. A research guide (2a. ed.). New York: Open University Press. Barbier, R. (2002). A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livros. Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. Coffey, A., & Atkinson, P. (1999). Making sense of qualitative data. Los Angeles: Sage. Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, Bookman. Demo, P. (2004). Pesquisa participante. Saber, pensar e intervir juntos. Brasília: LIber Livros. Demo, P. (2001). Pesquisa e informação qualitativa. Campinas: Papirus. Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed. Green, J., & Thorogood, N. (2009). Qualitative methods for Health Research. Thousand Oaks: Sage. Lefèvre, F., & Lefèvre, A. M. C. (2005). Discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Coleção Diálogos. Mason, J., & Dale, A. (2011). Creative tensions in social research. In J. Mason & A. Dale (Eds.), Understanding Social Research. Thinking creatively about method (pp. 1-26). Thousand Oaks: SAGE. Marshall, C., & Rossman, G. B. (2011). Qualitative research genres. In C. Marshall, & G. B. Rossman (Eds.), Designing Qualitative Research (pp. 17-38). Thousand Oaks: SAGE. Packer, M. (2011). The qualitative research interview. In The science of qualitative research (pp. 42-56). New York: Cambridge University Press. Packer, M. (2011). The analysis of qualitative interview. In The science of qualitative research (pp. 57-81). New York: Cambridge University Press.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2895/3 2024.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2887/3 2024.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2887/2 2023.1 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2895/2 2023.1 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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