Universidade de Brasília Brasília, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA - PPG-PSICC (11.01.01.20.08)
Código: PSICC0084
Nome: PESQUISA EM INTERVENÇÕES CLÍNICAS A
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Disciplina prática e supervisionada, voltada à integração da pesquisa acadêmica com a intervenção clínica. Fundamenta-se no pressuposto de que a prática clínica contribui para o desenvolvimento de temas e problemas de pesquisa socialmente relevantes e serve como campo para a aplicação e o aperfeiçoamento de teorias, técnicas e evidências. Trabalha com a união entre os papéis de pesquisador e clínico, ampliando a formação do discente e o impacto social das pesquisas desenvolvidas no programa. Programa variável, de acordo com o supervisor e com o local de realização da prática.
Referências: Bibliografia básica: Cordioli, A. V. (2018). Psicoterapias: Abordagens atuais. Grupo A. Lebow, J. (2006). Research for the psychotherapist: From science to practice. Routledge. Payá, R. (2017). Intercâmbio das psicoterapias. Grupo Gen. Serralta, F. B., Nunes, M. L. T., & Eizirik, C. L. (2011). Considerações metodológicas sobre o estudo de caso na pesquisa em psicoterapia. Estudos de Psicologia (Campinas), 28(4), 501-510. Shaughnessy, J. J., Zechmeister, E. B., & Zechmeister, J. S. (2012). Metodologia de pesquisa em Psicologia. Penso. Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: Planejamento e métodos. Grupo A. Bibliografia complementar: Fischer, C. T. (2005). Qualitative research methods for psychologists. Elsevier. Gabbard, G. O., Beck, J. S., & Holmes, J. (2005). Oxford Textbook of Psychotherapy. Oxford University Press. Giami, A., & Plaza, M. (2004). Os procedimentos clínicos nas ciências humanas. Casa do Psicólogo. Harper, D., & Thompson, A. R. (2012). Qualitative research methods in mental health and psychotherapy: A guide for students and practitioners. John Wiley & Sons Melnik, T., & Atallah, A. N. (2016). Psicologia baseada em evidências. Grupo Gen. Pope, C., Mays, N., & Popay, J. (2007). Synthesizing qualitative and quantitative health evidence. McGraw Hill. Roberts, M. C., & Ilardi, S. S. (2003). Handbook of research methods in clinical psychology. Blackwell Publishing.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2895/3 2024.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2887/3 2024.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2887/2 2023.1 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2895/2 2023.1 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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