Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA - PPG-PSICC (11.01.01.20.08)
Código: PSICC0083
Nome: SEMINÁRIO AVANÇADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA A
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Apresentação e discussão de temas contemporâneos, relevantes, no campo da Psicologia Clínica, em articulações plurais com a Cultura.
Referências: Bibliografia básica: Barnett, J. E. (2018). Integrating technological advances into clinical training and practice: The future is now!. Clinical Psychology: Science and Practice, 25(2), e12233. https://doi.org/10.1111/cpsp.12233 Costa, V. H. L. B., Landim, I. C., & Borsa, J. C. (2017). Aspectos éticos das pesquisas em psicologia: vulnerabilidade versus proteção. Revista da SPAGESP, 18(2), 16-26. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702017000200003 Garb, H. N., & Wood, J. M. (2019). Methodological advances in statistical prediction. Psychological Assessment, 31(12), 1456–1466. https://doi.org/10.1037/pas0000673 Tolin, D. F. (2020). Advances in the identification of empirically supported psychological treatments. Clinical Psychology: Science and Practice, 27(4),e12356. https://doi.org/10.1111/cpsp.12356 Velupillai, S., Suominen, H., Liakata, M., Roberts, A., Shah, A. D., Morley, K., ... & Dutta, R. (2018). Using clinical natural language processing for health outcomes research: overview and actionable suggestions for future advances. Journal of biomedical informatics, 88, 11-19. https://doi.org/10.1016/j.jbi.2018.10.005 Bibliografia complementar: Bakker, G. M. (2019). A new conception and subsequent taxonomy of clinical psychological problems. BMC psychology, 7(1), 1-33. https://doi.org/10.1186/s40359-019-0318-8 Höfler, M., Trautmann, S., & Kanske, P. (2021). Qualitative Approximations to Causality: Non-randomizable Factors in Clinical Psychology. Clinical Psychology in Europe. https://www.psycharchives.org/bitstream/20.500.12034/4193/1/H%C3%B6fler_Trautmann_Kanske_2021_Qualitative_Approximations_CPE_AAM.pdf Leonardi, J. L. (2017). Métodos de pesquisa para o estabelecimento da eficácia das psicoterapias. Interação em Psicologia, 21(3), 176-186. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v21i3.54757 Riva G. (2020). Virtual Reality in Clinical Psychology. Reference Module in Neuroscience and Biobehavioral Psychology, B978-0-12-818697-8.00006-6. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-818697-8.00006-6 Whittall, H., Shaw, J., & Beatty, L. (2020). COVID-19 pandemic and clinical psychology placements: a provisional psychologist's perspective. Journal of Psychosocial Oncology Research and Practice, 2(3), e36. https://doi.org/10.1097/OR9.0000000000000036
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2895/3 2024.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2887/3 2024.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2887/2 2023.1 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2895/2 2023.1 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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