Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PROFISSIONAL) (11.01.48.01)
Código: PPGEP2238
Nome: TÉCNICAS E ENFOQUES ANALÍTICOS EM PESQUISA QUALITATIVA: TEXTO E MATERIAIS VISUAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Técnicas de coleta de informações usadas na pesquisa qualitativa (observação etnográfica e naturalística; entrevista semiestruturada, narrativa e episódica; entrevistas grupais; questionários, dentre outras), suas possíveis conceituações, características, vantagens e limitações para a investigação de contextos e processos educativos. Materiais visuais (vídeo, filme e fotografias) para a geração de dados/informações e como documentos de pesquisa. Enfoques analíticos para texto e materiais visuais (análise temática, da conversação/fala, e semiótica). Aspectos éticos e de rigor metodológico, importantes para a qualidade dos estudos qualitativos e a confiabilidade de seus resultados.
Referências: -CAMILLO, E. J. A qualidade “de dentro” na/da pesquisa qualitativa em Educação do Sul do Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 65, p. 137-148, jul./set. 2017. -CARDOSO, O.; PENIN, S. T. S. A sala de aula como campo de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 113-128, jan/abr., 2009. -CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A Técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, Araxá: MG, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. -CORREIA, M. C. B. A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar Enfermagem, vol. 13. n. 22, p. 30-36, 2º. Semestre, 2009. -DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar, Curitiba: Editora UFPR, n. 24, p. 213-225, 2004. -FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. M. G. Da fala do outro ao texto negociado: Discussões sobre entrevista na pesquisa qualitativa. Revista Paidéia, 14 (28), p. 139 -152, 2004. -GILBERTO, I. J. L. A pesquisa qualitativa com a utilização de imagens. International Studies on Law and Education, n. 21, p. 51-59, set-dez, 2015. -GOMES, A. A. Apontamentos sobre a pesquisa em educação: uso e possibilidades do grupo focal. EcoS Revista Científica, São Paulo, v. 7. N. 2, p. 275-290, 2005. -GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Revista Paidéia, 12(24), p. 149-161, 2003. -GUIDO, L. F. E.; COSTA, E. A. A utilização do grupo focal em pesquisas de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia: MG, v.23, n.2, p.460-477, jul./dez., 2016. -KOHATSU, L. N. Notas sobre o uso de imagens visuais nas pesquisas em psicologia. Revista de Psicologia, Fortaleza: CE, v. 8, n.1, p. 23-36, jan./jun., 2017. -LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUERR, M. W.; -GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p. 137-155. -MATTOS, C. L. G. Estudos etnográficos da educação: Uma revisão de tendências no Brasil. In: MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. (Orgs.). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, Cap. 1, p. 25-48, 2011. -MANZINI, E.J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário Internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos. Bauru: USC, Anais, v. 2, 2004. -MEDINA FILHO, A. L. Importância das imagens na metodologia de pesquisa em psicologia social. Psicologia & Sociedade, 25(2), 263-271, 2013. -MELO, W. V.; BIANCHI, C. S. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 43-59, mai-ago, 2015. -MENDONÇA, I.; GOMES, M. F. Grupo focal: instrumento de coleta de dados na pesquisa em educação. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, Goiás: IFG, v. 10, n.1, p. 52-62, 2017. -MYERS, G. Análise da conversação e da fala. In: BAUERR, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p. 271-292. -MUYLAERT, C. J.; VICENTE, S. J.; GALLO, P. R.; NETO, M. L. R.; REIS, A. O. A. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo: USP, n. 48, p. 193-199, 2014. -OLIVEIRA, F. M. de; CASTRO JÚNIOR, M. V. Possibilidades do uso da fotografia e da filmagem na pesquisa social qualitativa. Ciência e Cultura, São Paulo: SP, v. 71, n. 4, pág. 60-61, outubro, 2019. -OSTERMANN, A. C.; SOUZA, J. Contribuições da análise da conversa para os estudos sobre o cuidado em saúde: reflexões a partir das atribuições feitas por pacientes. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 7, p. 1521-1533, jul. 2009. -PENN, G. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUERR, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p. 319-342. -SCHMITS, U. V.; MOTTA, M. G. C. Uso da fotografia como método de coleta de informações: estudo qualitativo com adolescentes com câncer. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre: RS, v. 30, n. 3, p. 500-507, set., 2009. -SILVA, N. M. V. S.; SANTOS, C. V. M.; RHODES, C. A. A. Do vídeo para o texto escrito: implicações para a análise da interação. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 513- 528, dez., 2014. -SOUZA, L. K. de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro: RJ, v. 71, n. 2, p. 51-67, 2019. -ULLRICH, D. R.; OLIVEIRA, J. S.; BASSO, K.; VISENTINI, M. S. Reflexões teóricas sobre confiabilidade e validade em pesquisas qualitativas: em direção à reflexividade analítica. Análise Revista de Administração da PUCRS. Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 19-30, jan./abr. 2012.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1724/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1597/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1724/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app27.sigaa27 v4.9.10.124