Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL -PPGBIOANI (11.01.01.12.06.01)
Código: BIOANI0012
Nome: INTRODUÇÃO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Conceitos gerais que envolvem o processo de divulgar ciência, público-alvo, quem divulga, porque divulgar. Divulgação e publicação científicas. Estratégias e meios de comunicação utilizados para divulgação, seu papel social e transformador. Como produzir divulgação com qualidade e realizar divulgação científica.
Referências: 1. LIVROS: ALENCAR, Marcelo Sampaio de. Divulgação científica. 1. ed. Campina Grande: Ed. do Autor. 2010. 300 p. ARNT, A. M. Ser professor, leitor e escritor: possibilitar outros modos de pensar e agir na sociedade. In: BESSA, Eduardo; FRANÇA Cecília; ARNT Ana de Medeiros (Orgs). Divulgação Científica para professores. Tangara da Serra: Ideias. 2015. 176p. BESSA, E. O que é divulgação científica? In: BESSA, Eduardo; FRANÇA Cecília; ARNT Ana de Medeiros (Orgs). Divulgação Científica para professores. Tangara da Serra: Ideias. 2015. IAMARINO, A. Como, por que e onde criar um blog? In: BESSA, Eduardo; FRANÇA Cecília; ARNT Ana de Medeiros (Orgs). Divulgação Científica para professores. Tangara da Serra: Ideias. 2015. LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253. MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300. MOURA, M. Universidade e Sociedade: a Escuta Imprescindível. In: Repensar a Universidade : Impactos para a Sociedade / organizador: Jacques Marcovitch; colaboradores: Nina Ranieri… [et al.]. – São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2019 – pp. 219 – 232. SOARES, R. B. S. A importância da divulgação científica. In: BESSA, Eduardo; FRANÇA Cecília; ARNT Ana de Medeiros (Orgs). Divulgação Científica para professores. Tangara da Serra: Ideias. 2015. VOGT, C.; GOMES, M.; MUNIZ, R. orgs. ComCiência e divulgação científica. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP. 2018. 274p. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico. Direito Autoral. Brasília: CDT/UnB, 2016. 56p. 2. PERIÓDICOS e MATERIAL DE APOIO: ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto. Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009. BAGNO, Marcos. Pesquisar, ensinar, mas também divulgar. LaborHistórico, vol. 5, n.1, 2020, p. 348-352. Blog Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil. Disponível em: <http://cienciahoje.org.br/noticias/> Blog Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP. Disponível em: < http://www.comciencia.br/> FONSECA, A. A.; MENDES BUENO, L. Breve panorama da divulgação científica brasileira no YouTube e nos podcasts. Cadernos de Comunicação, v. 25, n. 2, 2021. FUKUI, A.; GIERING, M. E. A sedução da ausência: o texto e a epistemologia da ciência. Revista do Gel, v. 13, n. 3, p. 176-202, 2016. GIERING, M. E. O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores. Bakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso, v. 11, n.2, 2016. LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica. História, Ciências, Saúde, v. 28, n. 2, p. 375-392, 2021. MANSUR, Vinicius et al. Da publicação acadêmica à divulgação científica. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 7, 2021. MASSARANI, L. CASTELFRANCHI, Y., FAGUNDES, V e MOREIRA, I. (2019) O QUE OS JOVENS BRASILEIROS PENSAM DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA? Resumo executivo. Disponível em: <http://www.coc.fiocruz.br/images/PDF/Resumo%20executivo%20survey%20jovens_FINAL.pdf> MOREIRA, I. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, v. 1, n. 2, p. 11-16, abr./set. 2006.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30_Prod.sigaa24 v4.9.10.97