Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS - PPGCM (11.01.01.09.01) |
Código: |
PPGCM0003 |
Nome: |
MÉTODOS QUANTITATIVOS EM PESQUISA CLÍNICA COM O USO DE SOFTWARE LIVRE |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Na matéria se propõe a capacitar os estudantes a realizar análise crítica de estudos clínicos que tenham metodologia quantitativa utilizando software livre. Os principais temas abordados serão: Tipos de variáveis, medidas de tendencia central e normalidade, Variáveis categóricas, Desfecho contínuo uma variável independente, Múltiplas variáveis independentes, Análise de sobrevida, Valores faltantes e imputação, e Interação, análises de subgrupo e Metanálise e Tamanho amostral, alpha e poder. É utilizada metodologia ativa em que consiste em: 1- exercícios para trabalho em casa contando estudos clínicos e a base de dados destes estudos com análise estatística guiada utilizando o software livre (R Studio). Os exercícios são discutidos semanalmente em aula sendo um grupo de estudantes responsável pela discussão. Os exercícios individuais são corrigidos por estudantes que realizaram a matéria no semestre anterior e que cursarão matéria complementar; 2- Fórum semanal sobre os temas das aulas que serão dadas na semana seguinte. 3- Aulas expositivas oferecidas pelos professores da matéria sobre o tema do exercício resolvido na semana anterior com enfoque nos métodos quantitativos utilizados; 4- Trabalho de grupo em que estudantes propõe protocolo de estudo clínico analisando os resultado de bases de dados de estudos reais. |
Referências: |
1.White, S., Basic & clinical biostatistics. 2019: McGraw Hill Professional.
2.Portney, L.G., Foundations of Clinical Research: Applications to Evidence-Based Practice. 2020: FA Davis.
3.Motulsky, H., Intuitive biostatistics: a nonmathematical guide to statistical thinking. Fourth edition ed. 2018: Oxford University Press, USA.
4.Fregni, F. and B.M. Illigens, Critical thinking in clinical research: applied theory and practice using case studies. 2018: Oxford University Press. |
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