Universidade de Brasília Brasília, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL - PPGMT (11.01.01.09.02)
Código: PPGMT0295M
Nome: ESTUDOS OBSERVACIONAIS EM EPIDEMIOLOGIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina tem como objetivo reconhecer os princípios e métodos para o planejamento, análise e interpretação de estudos observacionais em Epidemiologia e interpretar criticamente resultados apresentados em artigos científicos que usaram esses tipos de delineamento. Os tópicos abordados são: Revisão geral dos tipos de estudos epidemiológicos, definição e usos dos estudos epidemiológicos observacionais. Fundamentos da pesquisa epidemiológica observacional. Definição da população alvo e população fonte do estudo, seleção dos sujeitos, técnicas de observação e coleta de dados. Tipos de estudos observacionais descritivos e analíticos e suas propriedades. Estudos observacionais descritivos. Estudos observacionais analíticos. Estudos seccionais ou de corte-transversal: características e exemplos, medidas de freqüência e de associação, fortalezas e debilidades, vieses mais freqüentes e particularidades a serem consideradas na análise. Estudos de caso-controle: características e exemplos de estudos pareados e nao-pareados, medidas de freqüência e de associação, fortalezas e debilidades, vieses mais freqüentes e particularidades a serem consideradas na análise. Estudos de coorte: características e exemplos de estudos históricos, concorrentes e híbridos, medidas de freqüência e de associação, fortalezas e debilidades, vieses mais freqüentes e particularidades a serem consideradas na análise. Análise crítica de aspectos da validade de estudos epidemiológicos observacionais. O método para o desenvolvimento da disciplina inclui aulas expositivas, exercícios e leitura crítica de artigos científicos.
Referências: Kleinbaum, DG, Kupper, LL, Morgenstern, H. Epidemiologic research: principles and quantitative methods. Van Nostrand Reinhold. New York - USA. 1982, 529 p. Rothman, KJ. & Greenland, S. Modern Epidemiology 2nd ed. Lippincott, Williams & Wilkins, Philadelphia, 1998. Mausner, JS. Introdução à Epidemiologia (Lisboa, 1988) Hennekens CH & Buring JE. Epidemiology in Medicine. Little, Brown and Company. Toronto, 1987. Last, J M. (ed.) A dictionary of epidemiology. Third ed. I.E.A. Oxford University Press, Toronto. 1995.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGMT0295 - ESTUDOS OBSERVACIONAIS EM EPIDEMIOLOGIA

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app34_Prod.sigaa28 v4.9.10.92