Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PROFISSIONAL) (11.01.01.18.09)
Código: FILPROF0001
Nome: FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: O propósito desta disciplina é problematizar filosoficamente o Ensino de Filosofia, explorando a intrínseca relação entre a identidade e a didática da Filosofia. Investigar-se-á o ensino da Filosofia entre a questão pedagógica e a problemática filosófica, refletindo sobre os pressupostos filosóficos desse ensino. Serão discutidos: os diferentes significados do ensinar e do aprender Filosofia; as correlações entre as concepções de Filosofia e as metodologias de ensino; a radicalidade do perguntar filosófico; o ensino de filosofia como intervenção filosófica.
Referências: ARANTES, P. et al. (orgs.) A filosofia e seu ensino. Petrópolis: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995. CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. FÁVERO, A. A.; RAUBER, J. J.; KOHAN, W. O. (orgs.) Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. KOHAN, W. O. (org.) Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. ______. Ensino de Filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
22012 2023.1 FILOSOFIA/FILPROF Sim 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app17.sigaa17 v4.9.10.124