Universidade de Brasília Brasília, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE MEDICINA (11.01.01.09)
Curso: EM SÁUDE DA FAMÍLIA - UNA-SUS/UNB/FMD - EAD
Código: FMD0014
Nome: MÓDULO 3 – POLÍTICAS DE SAÚDE E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE DA FAMÍL
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Este módulo tem foco no contexto no qual acontece o trabalho cotidiano e a organização das Equipes de Saúde da Família. É composto por três lições que abordam os seguintes temas: diagnóstico inicial das competências dos participantes e o instrumento de acompanhamento;direto à saúde e características específicas do SUS, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e os desafios da relação da ESF com o conjunto da rede de serviço do SUS; mecanismo de gestão participativa no SUS; processo de trabalho da ESF na prática multiprofissional com abordagem interdisciplinar e intersetorial. Procura-se convidar os participantes a refletir sobre suas atividades do dia a dia, procurando a expressão de dinâmicas sociais mais amplas e possibilidade de melhora da sua organização.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: 1. CASTILLO D, P. Ginecomastia. Cuad. cir. (Valdivia), dic. 2003, vol.17, no.1, p.52-57. ISSN 0718-2864. 2. JENNER C. V. AZEVEDO, LANA M. P. Brasil2, Taísa B. M. A. Macedo3, Lucia F. C. Pedrosa4, Ricardo F. Arrais5 Comparison between objective assessment and self-assessment of sexual maturation in children and adolescents Jornal de Pe¬diatria - Vol. 85, Nº 2, 2009 3. LOPES NETO, A.A. Bullying . comportamento agressivo entre estudantes. J Pe¬diatria (Rio J). 2005;81(5 Supl):S164-S172. www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/ v81n5Sa06.pdf

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app22.sigaa22 v4.9.10.129