Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
FACULDADE DE MEDICINA (11.01.01.09) |
Curso: |
EM SÁUDE DA FAMÍLIA - UNA-SUS/UNB/FMD - EAD |
Código: |
FMD0016 |
Nome: |
MÓDULO 5 CUIDADO INTEGRAL DA SAÚDE DO IDOSO |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
0 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Não |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
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Ementa: |
O presente módulo busca promover a integração dos profissionais das equipes de Saúde da Família para a prestação
da assistência aos pacientes, reconhecendo a importância de manter e restaurar o estado funcional e a qualidade
de vida do idoso, no âmbito da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família. É composto por quatro lições que
englobam o processo de envelhecimento; grupos de convivência; práticas de cuidado integral à saúde do idoso nas
UBS e saúde da família; violência Estatuto do Idoso e redes de apoio social; relações familiares; cuidados em
gerontologia e prevenção de acidentes; assistência domiciliar; atenção ao cuidador; os cinco Is da geriatria (iatrogenia, imobilidade, instabilidade, incontinência e insuficiência das funções cognitivas) condições crônicas de
saúde; alterações na acuidade visual e auditiva; sexualidade do idoso e cuidados paliativos assistência ao óbito em
domicílio. |
Conteúdo Programático: |
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Método de ensino-aprendizagem: |
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Bibliografia: |
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Cuidados paliativos oncológicos: controle da dor. Rio de
Janeiro, 2001.
Pessini, L. Humanização e cuidados paliativos. São Paulo. Edições Loyola, 2004.
Duarte, Y. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo. Atheneu, 2000. |
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