Ementa: |
Parte do estudo de modelos de ensino, de modo a direcionar o aluno da pós-graduação a analisar, de forma sistêmica, os elementos do processo de ensino -aprendizagem. Realização de estágio prático caracterizado pelo acompanhamento do docente nas disciplinas de graduação com o intuito de desenvolver competências ( conhecimentos, habilidades e atitudes) no preparo de planos de ensino, organização e operacionalização de disciplina do ensino superior. |
Referências: |
BARROS, A.J.S; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de metodologia. 3ª ed. São Paulo: Manole, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1ª ed. São Palo: Editora Paz e Terra, 2011.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.
RAMOS, M. N. A Pedagogia das competências. 4ª ed. São Paulo: Vozes, 2014.
BORDENAVE, J.; Pereira, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33ª ed. Editora Vozes, 2014.
NASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7ª ed. Joinville: Univille, 2012.
PIMENTA, S.G. Docência no ensino superior. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SANTANNA, I. M.; MENEGOLLA, M. Didática: aprender a ensinar. Editora Loyola, 2002. |