Universidade de Brasília Brasília, 30 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA - PPGAS (11.01.01.13.04)
Código: PPGAS0004
Nome: ANTROPOLOGIA DA MÚSICA E DO SOM
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudo da música como cultura. O lugar das práticas musicais nos processos de reprodução sociocultural. Relações entre música, linguagem e voz. Etnografia da música. Teorias nativas e análises etnográficas. Abordagens antropológicas sobre percepção e classificação do som. Música, indústria, nação, identidade e fluxos globais.
Referências: BLACKING, John. Music, Culture and Experience: selected papers of John Blacking. Chicago: Chicago University Press, 1995. BLACKING, John. Venda children's songs: a study in ethnomusicological analysis. Chicago: Chicago University Press, 1995. BRAZ DIAS, Juliana. África em Movimento. Brasília: ABA Publicações, 2012. FELD, Steven. Sound and Sentiment: Birds, Weeping, Poetics and Song in Kaluli Expression. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1982. FELD, Steven. “Alternativas pós-etnomusicológicas: a acustemologia”. Campinas: Revista de Antropologia e Arte. 10 (2): 193-210, 2020. FELD, Steven; FOX, Aaron. Music and Language. Annual Review of Anthropology, 1994. LABORDE, Denis. La mémoire et l’instant: les improvisations chantées du bertsulari basque. Elkar: Bayonne, 2005. LORD, Albert Bates. The singer of the tales. Chicago: University of Chicago Press, 2000. MENEZES BASTOS, Rafael José de. A Musicológica Kamayurá: para uma Antropologia da comunicação no Alto Xingu. Brasília: FUNAI, 1978. MENEZES BASTOS, Rafael José de. A festa da Jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa. Florianópolis: Ed UFSC, 2013. MONTARDO, Deise Lucy. Através do mbaraka: música, dança e xamanismo guarani. São Paulo: Ed USP, 2010. NETTL, Bruno. The study of Ethnomusicology: thirty one issues and concepts. Chicago: Univ. of Illinois Press, 2005. REILY, Suzel. Voices of the Magi: enchanted journeys in Southest Brazil. Chicago: Univ. of Chicago Press, 2002. SAUTCHUK, João Miguel. A poética do improviso: prática e habilidade no repente nordestino. Brasília: Ed. UnB, 2012. SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê – uma antropologia musical de um povo amazônico. São Paulo: Cosac Naif, 2015. TRAVASSOS, Elizabeth. Um objeto fugidio: voz e ‘musicologias’. Curitiba: Música em perspectiva. 1(1):14-42, 2008. TRAVASSOS, Elizabeth. Os Mandarins Milagrosos: arte e etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Funarte / Jorge Zahar, 1997.

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