Universidade de Brasília Brasília, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE DIREITO (11.01.01.06)
Curso: DIREITO CONSTITUCIONAL DO TRABALHO/FDD
Código: FDD0005
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA EM DIREITO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: O problema do conhecimento humano. Conhecimento científico e outros saberes. Direito e ciência. Métodos e técnicas de pesquisa em Direito. Direito e sociedade do conhecimento. Educação jurídica na contemporaneidade: mudanças epistemológicas e metodológicas. Corporações profissionais jurídicas e demandas de formação do bacharel e do pós-graduado. A Resolução 09 de 24 de Setembro de 2004 do CNE. Competências, habilidades e ética dos profissionais do Direito. Metodologias apropriadas à formação jurídica: ensino, pesquisa e extensão sob a perspectiva da educação continuada.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: - ACKOFF, Russel. Planejamento de pesquisa social. São Paulo: Herder/EDUSP, 1967. - ADEODATO, João Maurício Leitão. Bases para uma metodologia da pesquisa em direito in: Anuário dos cursos de pós-graduação em direito. nº 8. Recife: UFPE. 1997. P. 201-224. - AGUIAR, Roberto Armando Ramos de. Os filhos da flecha do tempo. Brasília: Letraviva, 2000. - AGUILLAR, Fernando Herren. Metodologia da ciência do direito.São Paulo: Max Limonad. 1996. - ALMEIDA, Maria Lúcia de. Como elaborar monografias. Belém: CEJUP, 1991. - ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. São Paulo: Atlas. 1995. - ALVARENGA, Maria Amália de Figueiredo Pereira e ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto. Apontamentos de Metodologia para ciência e técnicas de redação científica. Porto Alegre: Fabris. 1999. - ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. São Paulo: Ars Poetica, 1996. - ______. Entre ciência e sapiência: o dilema da educação. 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