Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE EDUCAÇÃO (11.01.48)
Curso: ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES/FED - EAD
Código: FED0071
Nome: PESQUISA E INTERVENÇÃO
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: A pesquisa científica e seus elementos básicos. e intervenção. A questão metodológica: como fazer a pesquisa. As dimensões teórica e empírica. Tipos de Projetos: diagnóstico, pesquisa. O projeto de intervenção. Organização de um artigo acadêmico.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: 1- LIVEIRA, G. F.; FALCAO, G. M. B.; FARIAS, I.M. S.de. Investigação qualitativa em educação. Rev. Educ. Questão, Natal, v. 60, n. 65,e-29561,jul.2022.Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000300700&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em : 1 ago. 2023. Epub 24-Fev-2023. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id29561. 2- OLIVEIRA, J. S. Estatística aplicada às ciências sociais aplicadas II. Salvador: UFBA, Faculdade de Ciências Contábeis; Superintendência de Educação a Distância, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28125. Acesso em: 1 ago. 2023. 3- MONTEIRO, L.; TORMES, J. R.; MOURA, L. C. S. G. de A. Estudo de caso: uma metodologia para pesquisas educacionais. Ensaios Pedagógicos, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p.18–25, 2018. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/57. Acesso em: 1 ago. 2023. 4- PARANHOS, R., et. al. Uma introdução aos métodos mistos. INTERFACES - Sociologias 18 (42)May-Aug 2016 .Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/WtDMmCV3jQB8mT6tmpnzkKc/#. Acesso em: 1 ago. 2023. 5- SÁNCHEZ-GAMBOA, S. Pesquisa educacional. Métodos e Epistemologias. Chapecó: Argos, 2015. Bibliografia complementar: 1- CAMPANELLA, B.; BARROS, C. Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2016. 2- KIPNIS, B. Elementos de pesquisa e a prática do professor. São Paulo: Moderna, 2005. 3- LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro, RJ: E.P.U., 2015. 4- MENDES, R. M.; MISKULIN, R. G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, v.47, p. 1044-1066, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ttbmyGkhjNF3Rn8XNQ5X3mC. Acesso em: 1 ago. 2023. 5- PICHETH, S. F.; CASSANDRE, M. P.; THIOLLENT, M. J. M. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação, [S. l.], v. 39, n. 4, p. s3-s13, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24263. Acesso em: 1 ago. 2023. 6- FARIA, P.M.F; CAMARGO, D. Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação. Rev. Bras. Educ. 27. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YJcJsdcCM4WMKHy3LXF3CQn/?lang=pt. Acesso em: 1 ago. 2023. 7-YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 5 ed. SP: Bookman, 20015.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30.sigaa30 v4.9.10.124