Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: DEPTO ADMINISTRAÇÃO (11.01.01.02.01)
Curso: GESTÃO E GOVERNANÇA DE SEGURANÇA PÚBLICA/PPGA - EAD
Código: ADM0093
Nome: SEMINÁRIO TEMÁTICO
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Características do ensino e educação à distância. Competências do aprendiz à distância. Processos de ensino e de aprendizagem. Metodologias de aprendizagem à distância. Gestão e governança aplicadas ao estudo à distância. Papel dos professores no ensino à distância. Papel dos tutores/professores auxiliares no ensino à distância. Requisitos e exigências.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: Bibliografia básica BELLONI, M.L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Aberta do Brasil. Educação a distância 4.0: experiências, oportunidades e desafios em IES públicas brasileiras / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Universidade Aberta do Brasil; Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria de Educação a Distância. – Florianópolis: SEAD/UFSC, 2020. Bibliografia complementar ALMARAZ, J. Alguns pré-requisitos funcionais dos sistemas de educação a distância. Anais do XVII Curso Ibero-americano de Educación a Distância. Madrid: IUED/UNED, 1999. ALMEIDA, Maria E. B. de. Educação a distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003. AMARILLA FILHO, P. Educação à distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educ.Rev., vol. 27, n.º 2, 2011. https://www.scielo.br/j/edur/a/y3T733NVhcgHXnnJgHx8kth/ Arruda, E. P. & Arruda, D. E. P. Educação a distancia no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista [online]. 2015, v. 31, n. 3 [Acessado 24 Agosto 2023], pp. 321-338. MATOS, S.L.V., & ESPÍNOLA, F.S. Educação à distância: desafios e oportunidades no ensino público. Conjecturas, vol. 22, n.11, 2020. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. SILVA JUNIOR, J.B., BARROS, E.A., EUZÉBIO, J.M.F. & BARRETO, R.F. Educação a distância: desafios e perspectivas. Educação Pública, 2015. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/23/educao-a-distncia-desafio-e-perspectivas SCHERER, S., & BRITO, G.S. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 53-77.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35 v4.9.10.97