Bibliografia: |
Bibliografia básica
BELLONI, M.L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Aberta do Brasil. Educação a distância 4.0: experiências, oportunidades e desafios em IES públicas brasileiras / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Universidade Aberta do Brasil; Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria de Educação a Distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2020.
Bibliografia complementar
ALMARAZ, J. Alguns pré-requisitos funcionais dos sistemas de educação a distância. Anais do XVII Curso Ibero-americano de Educación a Distância. Madrid: IUED/UNED, 1999.
ALMEIDA, Maria E. B. de. Educação a distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
AMARILLA FILHO, P. Educação à distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educ.Rev., vol. 27, n.º 2, 2011. https://www.scielo.br/j/edur/a/y3T733NVhcgHXnnJgHx8kth/
Arruda, E. P. & Arruda, D. E. P. Educação a distancia no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista [online]. 2015, v. 31, n. 3 [Acessado 24 Agosto 2023], pp. 321-338.
MATOS, S.L.V., & ESPÍNOLA, F.S. Educação à distância: desafios e oportunidades no ensino público. Conjecturas, vol. 22, n.11, 2020.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
SILVA JUNIOR, J.B., BARROS, E.A., EUZÉBIO, J.M.F. & BARRETO, R.F. Educação a distância: desafios e perspectivas. Educação Pública, 2015. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/23/educao-a-distncia-desafio-e-perspectivas
SCHERER, S., & BRITO, G.S. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 53-77. |