Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: DEPTO ADMINISTRAÇÃO (11.01.01.02.01)
Curso: GESTÃO E GOVERNANÇA DE SEGURANÇA PÚBLICA/PPGA - EAD
Código: ADM0112
Nome: QUALIDADE EM SERVIÇOS PÚBLICOS
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Conceito de qualidade. Parâmetros associados à qualidade. Pressupostos subjacentes à oferta de serviços públicos. Eficiência. Avaliação da satisfação de clientes/usuários/cidadãos de serviços públicos. Critérios de qualidade. Indicadores de qualidade. Monitoramento da oferta de serviços públicos. Ferramentas de inteligência artificial à avaliação da qualidade de serviços públicos. Desafios e oportunidades.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: Bibliografia Básica BOURANTA, N., CHITIRIS, L. & PARAVANTIS, J. The relationship between internal and external service quality. International Journal of Contemporary Hospitality Management. Vol. 21 No. 3, pp. 275-93. 2009. BRADY, M. K., KNIGHT, G. A., CRONIN Jr., J. J., TOMAS B. G., HULT, B. M. & KEILLOR, B. D. Removing the contextual lens: A multinational, multi-setting comparison of service evaluation models. Journal of Retailing 81 (3), 2005. BRASIL. Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA. Diário Oficial da União. Brasília, 24 de fevereiro de 2005. Acesso em 8 de outubro de 2020. BRASIL. Decreto n°8.936, de 19 de dezembro de 2016. Institui a Plataforma de Cidadania Digital e dispõe sobre a oferta dos serviços públicos digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Brasília, dezembro de 2016. Escola Nacional de Administração Pública. Avaliação da qualidade de serviços como base para gestão e melhoria de serviços públicos. Módulo 1, 2020. Bibliografia Complementar BAPTISTA, P. P, da SILVA, W. V e GOSS, L. P. Qualidade Percebida e seus Impactos sobre a Satisfação, Confiança e Lealdade: um estudo com varejistas eletrônicos de serviços de download gratuito. Revista de Ciências da Administração. v. 13, n. 30, p. 249-277, maio/ago 2011. BOSCHKEN, H. 1994. Organizational performance and multiple constituencies. Public Administration Review 54:308–14. BRASIL. Estratégia de Governança Digital: Transformação Digital – cidadania e governo/ Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. -- Brasília: MP, 56p.: il. 2018. BRASIL. MPOG/SeGes. Primeira Pesquisa Nacional de Avaliação da Satisfação dos Usuários dos Serviços Públicos. Uma Nova Relação do Setor Público com o Cidadão. Brasília, outubro de 2000. CRONIN, J. J. J. & TAYLOR, S. A. Measuring Service Quality: A Reexamination and Extension, Journal of Marketing, 56, July, pp.60-63. 1992. GARVIN, D. A. What does "product quality" really mean? Sloan Management Review, 26, (1). Pp. 25- 43. 1984. IBRAHIM, E. What is the Meaning of Quality? Suez Canal University, Management department, MPRA. Egypt, May, 2012. ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. GOVERNMENT AT A GLANCE. Trust in government, policy effectiveness and the governance agenda. OECD, 2013. OECD e-Government Studies. Rethinking e-Government Services User-centred Approaches. ISBN: 978-92-64-05941-2 (PDF). PARASURAMAN, A., ZEITHAML, V. A. & BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, 49(4), pp. 41-50. 1985. RANA, N. P. Et al. Investigating success of an e-government initiative: Validation of an integrated IS success model. Information Systems Frontiers. v. 17, n. 1, p. 127–142, 2015. WANG, Y.-S.; LIAO, Y.-W. Assessing eGovernment systems success: A validation of the DeLone and McLean model of information systems success. Government Information Quarterly, v. 25, n. 4, p. 717–733, 2008. WEST, D.M. E-Government and the Transformation of Service Delivery and Citizen Attitudes. Public Administration Review (64:1), 15-27. 2004.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app38_Prod.sigaa32 v4.9.10.97