Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS - PPGCM (11.01.01.09.01)
Código: PPGCM0023
Nome: MÉTODOS QUANTITATIVOS EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Introduzir os conceitos de teoria de amostragem, estimação e teste de hipóteses. Capacitar o aluno através da solução e discussão de exercícios, a sedimentar e utilizar os conceitos aprendidos na análise de dados. Introduzir o aluno ao uso de softwares estatísticos livres, capacitando os alunos à interpretação de relatórios de saída e à discussão das restrições de uso. Familiarizar o estudante com os modelos de regressão linear. Desenvolver a capacidade crítica e analítica do estudante através da discussão de exercícios e problemas, bem como a capacidade de se expressar oralmente e por escrito.
Referências: 1. DORIA FILHO, Ulysses. Introdução à bioestatística: para simples mortais. In: Introdução à Bioestatística: Para Simples Mortais. 1999. p. 158-158; 2. VIEIRA, Sônia. Introdução à Bioestatística. 4ª edição. Editora Campus- 1991, 2008; 3. FIELD, Andy. Discovering statistics using IBM SPSS statistics. sage, 2013.; 4. NORMANDO, David; TJÄDERHANE, Leo; QUINTÃO, Cátia Cardoso Abdo. A escolha do teste estatístico-um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint. Dental Press Journal of Orthodontics, v. 15, p. 101-106, 2010.; 5. WASSERSTEIN, Ronald L.; SCHIRM, Allen L.; LAZAR, Nicole A. Moving to a world beyond “p< 0.05”. The American Statistician, v. 73, n. sup1, p. 1-19, 2019.; 6. STRATFORD, Paul W. The added value of confidence intervals. Physical therapy, v. 90, n. 3, p. 333-335, 2010.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
7951/-2 2018.1 CIÊNCIAS MÉDICAS/PPGCM - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7943/1 2016.1 CIÊNCIAS MÉDICAS/PPGCM - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7927/1 2018.2 CIÊNCIAS MÉDICAS/PPGCM - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7951/1 2020.1 CIÊNCIAS MÉDICAS/PPGCM - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7935/1 2018.1 CIÊNCIAS MÉDICAS/PPGCM - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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