Trata-se de um projeto que tem como essência o acolhimento e o apoio mútuo entre estudantes do curso de enfermagem da Universidade de Brasília (UnB). Implementado desde o ano de 2017, o projeto tem como objetivos favorecer a transição para a vida acadêmica e para a profissão de enfermagem por meio da estratégia de mentoring entre pares (peer-mentoring), além de propiciar o desenvolvimento de habilidades e de competências requeridas no contexto da prática profissional em enfermagem. O projeto conta com a participação de estudantes, com pelo menos um ano de experiência no curso e na universidade, que atuam como mentores dos alunos recém-chegados na UnB, os calouros, que estão iniciando a trajetória acadêmica, ou de alunos que já estão há mais tempo no curso, mas que gostariam de receber auxílio e apoio em sua jornada acadêmica. Além do público de estudantes da UnB, a comunidade externa envolvida no projeto compreende principalmente estudantes de outras instituições de ensino médio e/ou superior que participam de encontros promovidos pelo Projeto sobre o curso e/ou a profissão de enfermagem, além de profissionais de enfermagem de diferentes estados do Brasil que participam como parceiros e preletores do encontros/eventos, os quais abordam assuntos sobre a vida profissional de forma a inspirar as várias possibilidades de ser enfermeiro(a) e, assim, auxiliar os estudantes a identificarem prováveis áreas de atuação, desenvolverem self-profissional e almejarem sonhos profissionais. Destacam-se ainda as entrevistas com enfermeiros(as) de todo o Brasil que são conduzidas pelos estudantes e disponibilizadas em diferentes canais de comunicação como forma de valorizar a profissão de enfermagem e propiciar que a sociedade conheça mais sobre a profissão. Especialmente na pandemia, fizemos uma edição especial de entrevistas com enfermeiros na linha de frente da Covid-19 e as entrevistas viraram notícia em jornais online e impresso, no rádio e na televisão, o que amplificou a voz de cada enfermeira e enfermeiro entrevistado pelos estudantes, contribuindo para que a sociedade conhecesse os protagonistas que exercem a enfermagem durante a pandemia, os desafios e riscos que vivenciam diariamente no trabalho, além de divulgarem orientações e esclarecimentos sobre cuidados necessários diante da Covid-19. Espera-se que este Projeto continue a impactar a vida acadêmica dos estudantes ao propiciar relações generosas e amigáveis promotoras de suporte emocional e social, sentimentos de bem-estar e confiança, conhecimentos sobre a vida universitária e profissional, além de senso de comunidade e pertencimento. Ademais, almeja-se o desenvolvimento de soft skills pelos estudantes - comunicação, liderança, flexibilidade e resiliência, gerenciamento do tempo, colaboração, trabalho em equipe, criatividade, e, principalmente empatia - e também a aproximação entre estudantes do ensino superior e médio e enfermeiros das diferentes regiões do país, bem como a valorização da profissão de enfermagem perante à sociedade.
Estudantes de Enfermagem da Universidade de Brasília
Enfermeiros, Estudantes de Enfermagem de outras instituições, Comunidade em geral
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app33.sigaa33 v4.9.10.129