A Olimpíada Internacional de Linguística (IOL) acontece desde 2003, anualmente, em um dos países participantes e é fruto do amadurecimento e da cooperação entre diferentes países a partir das suas respectivas olimpíadas nacionais. Nela, cada país participa com uma ou duas equipes (a critério do próprio país participante), cada equipe sendo composta por quatro estudantes de ensino médio, selecionados a partir de uma olimpíada nacional, e um team leader. A 20a IOL aconteceu em julho de 2023 na cidade de Bansko, Bulgária, e contou com a participação de 205 estudantes distribuídos em 52 times, representando 38 países.
Para o ano de 2024, o Brasil foi escolhido para sediar a IOL. É a primeira vez que a olimpíada acontecerá no hemisfério sul do planeta, e também a primeira vez na América Latina. Esse reconhecimento do trabalho da OBL em particular, e do interesse do Brasil como local de práticas educacionais e culturais inovadoras, torna-se estratégico para a realização das missões nacionais e internacionais do nosso país. As olimpíadas de conhecimento, enquanto dispositivos pedagógicos baseados na resolução de problemas, têm tido um impacto notório na educação brasileira.
A IOL é composta por duas competições oficiais: Uma competição individual, em que cada estudante resolve cinco problemas autossuficientes de linguística em seis horas; e uma competição em equipes, em que cada time de quatro estudantes tem um problema para resolver em quatro horas. Cada estudante ou time recebe os problemas em uma das línguas de participação, escolhida no momento da inscrição das delegações. Essa língua é normalmente uma das línguas oficiais do país participante ou um idioma de um grupo expressivo de imigrantes naquele país. Assim, os problemas são compostos usando uma metodologia de composição multilíngue (DERZHANSKI 2004, 2013), que garante a equivalência entre as versões dos problemas em todas as línguas de participação.
Em 2023, as línguas de participação foram: inglês, alemão, holandês, sueco; russo, búlgaro, ucraniano, polonês, tcheco, esloveno; português, espanhol, francês, romeno; húngaro, estoniano, finlandês; turco, azeri; chinês mandarim (tradicional e simplificado), japonês, coreano e tai. As provas são avaliadas por um júri internacional, composto por membros do Comitê de Problemas permanente da IOL, entre linguistas, professores universitários, professores escolares e ex-participantes da IOL. No último dia da IOL, há uma sessão de apresentação das soluções oficiais de cada problema, bem como o contexto linguístico e social das línguas de cada um, seguida de uma Cerimônia de Encerramento onde a entrega de medalhas, troféus e outros prêmios aos estudantes.
Dia 23/07: Chegada das Delegações
● Dia 24/07: Cerimônia de Abertura, Atividades de Integração, Atividades para Professores
da Educação Básica
● Dia 25/07: Atividades Acadêmicas e Culturais, Atividades para Professores
● Dia 26/07: Prova Individual
● Dia 27/07: Excursão, Correção do Júri
● Dia 28/07: Atividades Acadêmicas e Culturais, Correção do Júri
● Dia 29/07: Prova em Equipes, Correção do Júri
● Dia 30/07: Resolução de Problemas, Cerimônia de Encerramento e Premiação
● Dia 31/07: Partida das Delegações
Graduandos da Universidade de Brasília
Estudantes e professores de outros países
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app39.sigaa39 v4.9.10.157