É perceptível o aumento da utilização de novas tecnologias educacionais em saúde em cenários acadêmicos, de maneira a possibilitar a integração do conhecimento teórico com a participação ativa dos estudantes, sendo a simulação clínica ou realística uma ferramenta essencial para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que é possibilitado ao aluno desenvolver habilidades teórico-práticas e competências técnicas e não técnicas essenciais para a prática profissional em saúde. A simulação clínica ou realística possibilita a recriação sistematizada de situações reais em ambiente controlado e seguro, de forma que não haja risco aos envolvidos (profissionais, pacientes, estudantes) tendo como objetivo a solução dos cenários e por consequente a ampliação do aprendizado em saúde. Pretende-se promover ações de capacitação, atualização, difusão de informação e novas tecnologias em simulação em saúde e cuidados em saúde. Tais ações ocorrerão por meio de 3 frentes: ensino e treinamento de discentes de enfermagem em práticas de saúde através de simulação realística, bem como treinamento na construção e aplicação de cenários de simulação; promoção de parcerias com profissionais de enfermagem; e realização de ações de educação em saúde por simulações abertas à comunidade geral. Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à formação e qualificação dos profissionais de enfermagem, utilizando-se das ferramentas e metodologias com base na simulação realística ou clínica e suas tecnologias para os estudantes de graduação, residência ou pós graduação em Enfermagem na Universidade de Brasília (UnB), e profissionais atuantes em distintos cenários e a comunidade. Tem-se como objetivo deste projeto a ampliação do conhecimento em saúde por meio da simulação realística para os estudantes de graduação em Enfermagem na Universidade de Brasília (UnB), profissionais de enfermagem atuantes em distintos cenários e a comunidade geral. Em consonância com a legislação vigente, busca-se a construção de conhecimentos por meio da integração entre ensino, serviço e comunidade; além de, intensificar a articulação entre a simulação realística e a formação e qualificação de profissionais em enfermagem, de forma ampliada e sistematizada, consolidando, assim, uma estratégia de aprimoramento educacional que possibilite maior acesso crítico-científico ao processo de cuidado em saúde e o fortalecimento da produção de conhecimento nessa área.
Estudantes da Graduação em Enfermagem/da saúde da UnB
Estudantes da Graduação em Enfermagem/da saúde de outras IES; Profissionais de enfermagem/da saúde e a comunidade em geral
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