Este projeto, proposto por conta de problemas identificados durante a realização de ações coletivas pela Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade de Brasília (FS - UnB) e Secretaria de Saúde do Distrito Federal, tem como objetivos: Desenvolver e analisar as duas primeiras etapas da implementação da Odontologia de Mínima Intervenção no processo de trabalho das equipes de saúde bucal do Distrito Federal (DF): 1. capacitação das Equipes de Saúde Bucal do Distrito Federal, com foco na Odontologia de Mínima Intervenção e suas possibilidades para o planejamento em saúde, como proposta de enfrentamento para os problemas identificados, no contexto da Atenção Primária à Saúde; 2.Desenvolvimento de Projeto Piloto em Unidades de Saúde das Superintendências Leste (SRSLE), Norte (SRSNO) e/ou Central. A etapa 1 (Capacitação) será realizada no modelo híbrido, ou seja, uma parte dos conteúdos e atividades será acessada de forma assíncrona e outra será realizada por meio de encontros síncronos (Lives no YouTube, Teams, e/ou aulas presenciais). Nossa proposta é que haja o uso conceitual das evidências científicas (para fornecer uma compreensão geral de determinado tema) durante os momentos assíncronos e uso instrumental (com intenções específicas de utilização de evidência científica para a resolução de problemas bem definidos) durante os momentos síncronos. Quanto à distribuição dos conteúdos, serão quatro módulos distintos, organizados da seguinte forma: Módulo 1. Território do DF, Conceito Ampliado de Saúde, Processo Saúde- adoecimento, Determinantes Sociais de Saúde; Módulo 2. Odontologia de Mínima Intervenção e o enfrentamento da cárie dentária; Módulo 3. Programa Saúde na Escola, Ferramentas de classificação de risco em saúde e sua aplicabilidade na organização da demanda; Módulo 4. Desafio - Elaboração de ação de intervenção e apresentação de Experiências exitosas. Em relação à etapa descrita, nossos estudantes extensionistas estarão envolvidos em atividades como desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem; estudos dirigidos; elaboração de materiais didáticos; fóruns de discussão, entre outras, viabilizando a troca de experiências entre os graduandos e profissionais da Atenção Primária à Saúde e Gestão em Saúde Bucal do Distrito Federal. Na etapa 2 (Projeto Piloto) nossos estudantes extensionistas realizarão atividades previstas pelo Programa Saúde na Escola (Atividades de educação em saúde, classificação de risco para diagnóstico situacional, escovação supervisionada, realização de procedimentos minimamente invasivos na própria escola, sob a supervisão dos docentes e profissionais do SUS, Aplicação Tópica de Fluor), bem como descrição e análise dos dados relacionados ao impacto dessas atividades.
Discentes do curso de graduação de Odontologia e programas de pós graduação em Odontologia e Saúde Coletiva (Profissionalizante)
Equipes de saúde bucal do Distrito Federal
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app32.sigaa32 v4.9.10.129