A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) fundamenta-se em conceitos filosóficos que englobam uma força ou corrente vital (o qi), o equilíbrio entre duas forças vitais que se opõem e complementam (o yin e o yang), e na teoria de que todas as coisas são compostas por cinco elementos.
O debate comparativo entre a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Ocidental tem implicações em muitos campos. Atualmente, há muita da discussão com a disseminação das práticas médicas alternativas no mundo ocidental. Apesar das duas medicinas serem praticadas simultaneamente tanto no Ocidente como no Oriente, a MTC defronta-se com limitações no que diz respeito à reprodutibilidade dos seus benefícios pelo desconhecimento de seus prinícipios pela medicina ocidental.
Considerando que o grupo de pesquisa GRUPO DE PESQUISA EM INOVAÇÕES PARA SAÚDE E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES tem desenvolvido pesquisas visando demonstrar a efetividade de práticas com base nos princípios fisiológicos e filosóficos da MTC, este curso tem como objetivo apresentar as bases da MTC à comunidade acadêmica e aos profissionais da saúde interessados no tema.
12/06 - Mini curso - Bases fisiológicas da Medicina Tradicional Chinesa.
Palestrante: Prof. Estevão de Souza Diniz.
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás, Pós-graduado em Acupuntura (NIRE-UEG); Aprofundamento em Medicina Tradicional Chinesa na World Federation of Acupuncture and Moxibustion Societies (WFAS) em Beijing - China, com estagio supervisionado no Beijing Hospital.
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) da UNB.
Discentes de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília
Discentes de outras IES e profissionais da área da saúde interessados no assunto
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app17.sigaa17 v4.9.10.158