Curso de aperfeiçoamento, que visa a formação continuada de professores da Educação Básica da rede pública de ensino do atendimento regular e educacional especializado, na área de altas habilidades/superdotação. O curso, de 180h, será à distância e terá a duração de seis meses. Prevê-se a oferta de 500 vagas em âmbito nacional. É uma parceria entre a Universidade de Brasília e o Ministério da Educação, junto ao programa de governo Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR), instituída pela Portaria MEC nº 1.328, de 23 de setembro de 2011, que conta com a participação das Universidades Federais e apoio financeiro do Governo Federal. O principal objetivo do curso é contribuir para a atualização e desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas com base em evidências científicas e assim oportunizar a profissionalização dos educadores e a garantia de espaços pedagógicos favoráveis ao desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com altas-habilidades.
O curso Atendimento Educacional em Altas Habilidades/Superdotação é uma parceria entre a Universidade de Brasília e o Ministério da Educação, junto ao programa de governo Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR), instituída pela Portaria MEC nº 1.328, de 23 de setembro de 2011.
Trata-se de um curso de aperfeiçoamento à distância, com duração de seis meses, carga horária de 180h, distribuídas em seis módulos de 30 horas cada. Segue ementa e temas dos módulos:
EMENTA DO CURSO: Desenvolvimento histórico da área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e definições. Concepções de AH/SD. Estudo da legislação e das políticas públicas relativas a pessoa com AH/SD. Análise das características cognitivas e socioafetivas da pessoa superdotada. Processo de identificação. Análise das especificidades das populações especiais com AH/SD. Estudo dos programas e práticas educacionais para atender as necessidades de estudantes com AH/SD.
MÓDULO 1 - História, Concepções e Características de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação
MÓDULO 2 - Legislação e Políticas Públicas
MÓDULO 3 - Reconhecimento de Comportamentos de Altas Habilidade/Superdotação
MÓDULO 4 - Desenvolvimento Socioemocional de Estudantes com Altas Habilidades/ Superdotação
MÓDULO 5 - Práticas Educacionais para o Atendimento de Estudantes Altas Habilidades/Superdotação
MÓDULO 6 - Educação STEM
Discentes ou docentes que atuam como professores na Educação Básica da rede pública de ensino
Professores e profissionais da Educação Básica da rede pública de ensino
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30.sigaa30 v4.9.10.125