A exposição visa apresentar as diversas características dos livros do século XVIII que representam o período em que foram publicados e que os diferenciam dos livros contemporâneos. Pois, os livros do século XVIII apresentam elementos constitutivos de sua produção, que nunca ou raramente são encontrados nos livros atuais, tais como: papel avergoado, encadernações em pergaminho, em couro com ornamentação em douração, ou em couro e papel marmorizado, cortes pintados, espargidos ou marmorizados, licenças de censura, dedicatórias a reis e rainhas, letras capitulares ornamentadas e historiadas, cabeção e vinhetas, ilustrações em xilogravura ou calcogravura, organização de suas partes por meio dos reclamos e assinaturas, entre outras características. Também os livros deste período podem apresentar marcas que foram adquirindo ao longo dos anos, como carimbos, assinaturas, dedicatórias, ex-líbris, ex dono, super-libros, marcas de leituras, ou outros elementos que ajudam a individualizar e enriquecer o exemplar. De modo que a partir da observação dos exemplares que participam da exposição o visitante terá uma noção ampliada da evolução das estruturas que compõem a história do livro.
Exposição apresentando as características extrínsicas e intrínsecas à produção dos livros do século XVIII, mediada por alunos participantes do projeto de extensão "Descrição bibliográfica e material das obras impressas no século XVIII preservadas na Seção de Obras Raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília".
Data da exposição: 04-08/11
Horário: 8-13h e 14-17h
Local: Obras Raras da Biblioteca Central da UnB
Toda comunidade acadêmica
Público em geral
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app05.sigaa05 v4.9.10.125