Universidade de Brasília Brasília, 13 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Formação continuada de professores em Educação Ambiental Formal - Fundamentação Teórica
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 1750
Período do Curso: 01/08/2021 a 30/09/2021
Área Principal: MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: FACULDADE DO GAMA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: BRASÍLIA - DF
Espaços de Realização: Campus Darcy Ribeiro
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 80 Quantidade de Vagas: 1980
Responsável pela Ação: JOSIANE DO SOCORRO AGUIAR DE SOUZA DE OLIVEIRA
E-mail do Responsável: josiane@unb.br
Contato do Responsável: 61992723899
Url da Acão: https://sigaa.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1499

Resumo

O curso Formação continuada de professores em Educação Ambiental Formal tem como objetivo a Formação de professores-multiplicadores em Educação Ambiental Formal, visando a implantação da Educação Ambiental no currículo das escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul. 

As metodologias utilizadas nos cursos de Ensino a Distância (EaD) é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por meio dos métodos pedagógicos de Partipação Ação para Construção do Conhecimento (PAC), Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Colaborativa com Projeto Basico de Ensino  (PBL) com aulas Síncronas e Assíncronas

Este curso é vinculado ao Projeto de Extensão intitulado de Rede de cooperação técnico e científico em resíduos sólidos (60 meses). Criado em 2019. O projeto está previsto no plano de trabalho de um acordo de cooperação com FUB (Fundação Universidade de Brasília) / LACIS (Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade) e Instituto Venturi. 


Programação

1. Fundamentação teórica -  Passo I: Qualificando a visão Contextualização da Educação Ambiental; Bases Legais e Pedagógicas da Educação Ambiental; Instrumentos para a construção do conhecimento; Meio Ambiente e suas Conexões; Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030; Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. 

2. Fundamentação teórica Passo II: Materiais e Método; Fundamentos teóricos do método matricial de Participação-Ação; Aplicação do método matricial;

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Professores da Rede Pública


Externo:

Professores da rede estadual do Rio Grande do Sul



Membros(as) da Equipe

  FRANCISCO LUIZ BIAZINI FILHO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  ELIZABETH DA CONCEIÇÃO SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  SÉRGIO PESSÔA RIBEIRO,
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  João Paulo Porto da Silva Santana
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTÁRIO(A)
  ARLINDA CÉZAR MATOS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  CHRISTIAN LUIZ DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  CRISTINE SANTOS DE SOUZA DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  JOSIANE DO SOCORRO AGUIAR DE SOUZA DE OLIVEIRA CAMPOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MARIA VITORIA DUARTE FERRARI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) EXECUTIVO

  RAQUEL NAVES BLUMENSCHEIN
Categoria: DOCENTE
Função : VICE-COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

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