O minicurso "A natureza, o tempo e as marcas coloniais: políticas de colonização e impactos ambientais na América Portuguesa do século XVIII" visa debater a relação entre as políticas de colonização e os impactos ambientais na América Portuguesa. Utilizando documentos do Projeto Resgate e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a atividade contará com três encontros. No primeiro dia será apresentada uma introdução aos conceitos e técnicas paleográficas. No segundo e terceiro dias acontecerá a discussão acerca do material transcrito. Ao longo dos três dias será feita a transcrição dos documentos selecionados, que permitem o debate e reflexão acerca dos impactos ambientais gerados pelas políticas de colonização. Pretende-se instigar a curiosidade do público acerca do processo de colonização no que se refere à dimensão ambiental. Questões como as dificuldades na leitura de fonte, a interpretação documental e contextualização histórica serão trabalhadas durante as atividades.
O minicurso se desenvolverá em três dias com encontros de duas horas cada, de 14h-16h, dias 05, 06 e 07/11. Nos três dias haverá uma oficina de transcrição, em que serão introduzidos conceitos básicos de paleografia - com aplicação prática desse conhecimento - seguida de uma reflexão acerca dos impactos ambientais associados à colonização da América portuguesa.
Discentes da UnB graduação e pós-graduação
Docentes e discentes do Ensino médio
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app31.sigaa31 v4.9.10.125