Esta ação está vinculada ao Projeto PJ590-2024 - Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular e visa promover um minicurso que integra a construção e análise de gráficos com a prática artística. O objetivo é explorar a interseção entre arte e matemática na Educação Popular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade, inspirada pelo Movimento Muralista e pela temática da violência local, permitirá que os participantes coletem dados, construam gráficos e criem um mural coletivo que represente visualmente essas informações. Dessa forma, serão aplicados conceitos artísticos e matemáticos para a representação de dados e, simultaneamente, uma reflexão crítica sobre questões sociais será estimulada.
Programação:
8h às 9h – Dinâmica inicial e contextualização do Módulo 01
9h – 10h
Introdução ao curso e objetivos. Discussão sobre o Movimento Muralista – Diego Rivera e Frida Kahlo. Exploração da temática da violência local e como transformar o texto coletivo em imagens e gráficos.
10h às 11h30
Coleta de dados através de questionários relacionados à violência local. Introdução à construção de gráficos com base nos dados coletados.
11h30 às 12h30
Construção dos gráficos e visualização dos dados. Discussão sobre como representar artisticamente essas informações no contexto do Movimento Muralista.
12h30 às 13h30
Intervalo para almoço
13:30 - 14:30
Criação de um mural coletivo baseado nas representações gráficas e dados analisados. Integração dos conceitos artísticos e matemáticos na obra final.
14:30 - 16:00
Reflexão sobre a interseção entre arte e matemática. Discussão sobre como os números e gráficos podem ser usados para contar histórias e comunicar informações.
16:00 - 17:00
Apresentação final do mural coletivo e discussão dos resultados. Análise crítica sobre o impacto da arte na representação de dados e na comunicação de temas sociais.
Discentes da UnB
Educadores do Paranoá e Itapoã, especialmente aqueles vinculados aos movimentos sociais CEDEP e MEB.
Logo 2
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30.sigaa30 v4.9.10.125