O OpenStreetMap (OSM) é uma ferramenta livre de mapeamento colaborativo com dados abertos fundado em 2004. A plataforma permite fornecer informações geográficas e consiste em um conjunto de metodologias e técnicas aplicadas tendo como base de dados os mapas virtuais. Na primeira fase do projeto, já concluída, aplicamos junto à comunidade internacional do OSM um questionário, traduzido para 7 línguas além do português, que resultou em 461 respostas oriundas de usuários de 69 países. Sua realização objetivou compreender as características da comunidade, como esta define o OpenStreetMaps, seus interesses na plataforma, modos de operação e principais dificuldades com a interface e uso de ferramentas. A fase de levantamento de dados e suas respectivas análises possibilitou maior segurança para a realização dos passos seguintes a ser gestado em integração com os usuários da plataforma e professores e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo. Traçado o perfil aproximado dos usuários, definimos as prioridades do projeto atual e, identificamos as necessidades de redefinição da interface e sistematização da identidade gráfica. A abordagem do projeto deve minimizar a complexidade da interface existente com designs intuitivos, objetivando a análise de UX voltadas à usuários novatos.
Alunos de Design
Membros de comunidade de produção de software de código aberto
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