O campo da metodologia em ciências sociais tem evoluído de maneira rápida nas últimas décadas, tornando-se cada vez mais plural, complexo e sofisticado. Os programas de graduação e de pós-graduação não conseguem apresentar essa pluralidade e sofisticação de forma adequada, devido aos prazos de conclusão dos cursos e às restrições de recursos humanos. É fundamental, portanto, oferecer programas de extensão que permitam complementar essa formação, com a oferta de cursos específicos e de curta duração, que juntem docentes de várias especialidades.
Além de estudantes e pesquisadores acadêmicos, a Escola proposta também será do interesse de gestores de políticas públicas e de assessores que utilizam ferramentas de coleta e de análise de dados para desenhar e avaliar políticas ou para assessorar representantes políticos.
No Brasil, são poucas as escolas de métodos existentes. Há muito mais demanda do que oferta de cursos de alta qualidade por parte de instituições de renome, como a Universidade de Brasília.
Além disso, a Escola proposta se destaca das demais por oferecer conteúdo inovador. Não temos conhecimento de outra Escola que ofereça, por exemplo, cursos de análise de sobrevivência ou de etnografia digital, voltados para a ciência política.
O Instituto de Ciência Política tem um corpo docente de excelência na área de metodologia. Seus professores publicam nas melhores revistas e editoras em nível internacional, utilizando uma ampla gama de desenhos de pesquisa e de técnicas de coleta e de análise de dados. O lançamento da Escola servirá para dar visibilidade a esse trabalho e consolidar o IPOL – e a UnB – como centro de referência no ensino de metodologia.
pesquisadores, estudantes, profissionais
pesquisadores, professores, estudantes
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app10.sigaa10 v4.9.10.136