Universidade de Brasília Brasília, 30 de Maio de 2025

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Ação de Extensão
Título: Formação de Tutores para a UAB/UnB - 1/2022
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 100
Período do Curso: 07/07/2022 a 28/07/2022
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CENTRO DE EDUCACAO A DISTANCIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: BRASÍLIA - DF
Espaços de Realização: Campus Darcy Ribeiro UnB
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: MINI CURSO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: DEISE MAZZARELLA GOULART FERREIRA
E-mail do Responsável: deisegoulart@unb.br
Contato do Responsável: (61) 3107-4297
Url da Acão: https://sigaa.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/5293

Resumo

O curso de formação de tutores para a UAB na UnB visa formar tutores para atuar no processo de ensino aprendizagem dos cursos on-line do Sistema UAB na UnB. Será ofertado em três semanas, contemplando cinco temas de estudo, nos quais serão abordados os modelos autoinstrucional e colaborativo de educação a distância, as funções, as competências e a prática de tutoria na EaD, bem como avaliação da aprendizagem. 

Justificativa 

A atuação de qualidade de professores e tutores qualificará o processo educativo e resultará, em grande parte, em motivação para os estudos e o aproveitamento da aprendizagem. Partindo desse entendimento, o Centro de Educação a Distância da UnB, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, oferece o curso para formação de tutores que poderão atuar nos cursos a distância da universidade. O objetivo principal deste curso é, portanto, compreender a função da tutoria e saber atuar no contexto de ensino-aprendizagem dos cursos online nesta função. Neste curso, compreende-se que o tutor atuará como mediador e articulador da aprendizagem online, exercendo função orientativa, organizativa, acadêmica e social, no intuito de acompanhar e orientar o processo de ensino 

aprendizagem com foco no uso das TIC, de forma colaborativa. A diretriz do curso não está no uso dos recursos tecnológicos, mas nos usos pedagógicos dos recursos tecnológicos definidos em termos de sua função mediadora entre os elementos do triângulo interativo – formado por professor, aluno e conteúdo (Coll,2004). 

  

Nessa Proposta, compreende-se a formação como um processo que busca superar a racionalidade técnica e implementar a prática reflexiva, inclusive a partir de experiências vivenciadas no dia-a-dia da escola, na dinâmica da reflexão, na prática e sobre a prática (Nogueira, 2008). As demandas de formação inicial e continuada, conforme Belloni (2003), sofrem mudanças que indicam duas tendências: a reformulação dos currículos e dos métodos, incluindo a multidisciplinaridade e a aquisição de habilidade de aprendizagem; e a aprendizagem ao longo da vida (lifelonglearning). Além das demandas apontadas, tem-se a qualificação de profissionais da educação frente às novas tecnologias e processos de educação a distância, a qual pressupõe uma formação continuada que proporcione a criação de novos direcionamentos para a sociedade, através da qual a universidade exerce sua função formadora. Tal formação envolve a renovação do saber e do saber fazer, mediante a dinâmica dos processos tecnológicos. No ensino a distância, as relações entre professor e aluno são mediadas pelas ferramentas de tecnologia da comunicação e informação (TIC) e por diferentes formas de interação e interatividade na internet. O espaço físico da sala de aula deixa de ser o principal lugar da aprendizagem, cedendo lugar ao ambiente virtual, disponível 24h por dia no ciberespaço, por meio da rede de computadores, a internet. 

Nesse ambiente, encontramos diversas mídias, textos de leitura e estudos, hipertextos, avaliações, espaços de discussão e interação como chats e fóruns. Neste contexto, os artefatos produzidos e acumulados ao longo da história da humanidade tornam-se acessíveis a qualquer ponto da rede. Temos ainda a revolução nas formas de comunicação, expressão, socialização, criatividade, que emolduram o quadro que chamamos de cultura digital. Para Boll (2013), a cultura digital é um produto das novas tecnologias da informação e comunicação, da convergência das telecomunicações e a informática, possibilitando que uma relação específica de simbiose entre sociedade e a informática, se estabelecesse enquanto uma forma sociocultural. Lemos (2010), por sua vez, a entende como cibercultura, porque produz uma sinergia entre as novas redes sociais e as tecnologias digitais ampliando o potencial humano de relacionar, comunicar, interagir, produzir, disseminar, etc. Nunca em outras épocas ou era pudemos agir de forma assíncrona e síncrona, ubíqua e flexível como agimos hoje. 

A Universidade Aberta do Brasil é um exemplo de ação desenvolvida para oportunizar acesso à educação superior por meio da educação a distância. A UAB foi criada em 2005 pelo Decreto n° 5.800, de 2006, e pelo Decreto n. 11.502, de julho de 2007. A expansão e a interiorização da oferta de cursos e programas de educação superior por meio de parcerias entre a União, os Estados e os municípios são os principais objetivos do sistema UAB, bem como o apoio a pesquisas em metodologias inovadoras de educação superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. A prioridade era a capacitação de professores da educação básica e a formação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica por todo o país. 

Os cursos da UAB são pensados e executados em parceria com diferentes profissionais, entre os quais, podemos citar professores, conteudistas e supervisores, tutores presenciais e a distância, e equipe de produção (designer gráfico, designer instrucional, diagramador, gestor Moodle, etc.). 

O tutor tem a função chave de ajuda docente e assistência pessoal ao aluno. O tutor assume tarefas de professor, tutor, assessor, orientador e facilitador, por isso é difícil precisar conceitualmente quem é o tutor e qual a sua identidade profissional. A característica principal do tutor na educação a distância é fomentar o desenvolvimento do estudo independente, sua figura passa a ser basicamente a de um orientador do aprendizado do aluno. (Aretio, 2002) 

O tutor é um facilitador da compreensão do conteúdo e, ao mesmo tempo, auxilia o aluno a desenvolver e a utilizar estratégias e recursos de aprendizagem para melhorar as destrezas no ensino independente. 


REFERÊNCIAS


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Programação

Tema 1: A EAD como possibilidade de formação e o Sistema UAB na UnB. 

Tema 2: A tutoria na Educação a Distância 

Tema 3: O tutor na UAB: características e funções 

Tema 4: A prática da tutoria online 

Tema 5: Avaliação da aprendizagem em cursos online


Públicos Alvo

Interno:

Tutores selecionados para os Cursos UAB


Externo:

Comunidade geral



Membros(as) da Equipe

  HELENA CÉLIA DE SOUZA SACERDOTE
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  MARCOS ROGERIO MARTINS COSTA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  Palton Lima Alves
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LETICIA LOPES LEITE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  NAIARA ROCHA GUARINI ALVES
Categoria: SERVIDOR
Função : SUPERVISOR(A)
  ROBERTA ASSUNCAO
Categoria: DOCENTE
Função : SUPERVISOR(A)

  LIVIA VELEDA DE SOUSA E MELO
Categoria: SERVIDOR
Função : SUPERVISOR(A)
  ELAINE CRISTINA LEITE PEREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : VICE-COORDENADOR(A)
  ABIMAEL DE JESUS BARROS COSTA
Categoria: DOCENTE
Função : AVALIADOR(A)

  DEISE MAZZARELLA GOULART FERREIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : SUPERVISOR(A)
  FABRICIA TEIXEIRA BORGES
Categoria: DOCENTE
Função : AVALIADOR(A)


Lista de Fotos

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