Justificativa
A atuação de qualidade de professores e tutores qualificará o processo educativo e resultará, em grande parte, em motivação para os estudos e o aproveitamento da aprendizagem. Partindo desse entendimento, o Centro de Educação a Distância da UnB, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, oferece o curso para formação de tutores que poderão atuar nos cursos a distância da universidade. O objetivo principal deste curso é, portanto, compreender a função da tutoria e saber atuar no contexto de ensino-aprendizagem dos cursos online nesta função. Neste curso, compreende-se que o tutor atuará como mediador e articulador da aprendizagem online, exercendo função orientativa, organizativa, acadêmica e social, no intuito de acompanhar e orientar o processo de ensino
aprendizagem com foco no uso das TIC, de forma colaborativa. A diretriz do curso não está no uso dos recursos tecnológicos, mas nos usos pedagógicos dos recursos tecnológicos definidos em termos de sua função mediadora entre os elementos do triângulo interativo – formado por professor, aluno e conteúdo (Coll,2004).
Nessa Proposta, compreende-se a formação como um processo que busca superar a racionalidade técnica e implementar a prática reflexiva, inclusive a partir de experiências vivenciadas no dia-a-dia da escola, na dinâmica da reflexão, na prática e sobre a prática (Nogueira, 2008). As demandas de formação inicial e continuada, conforme Belloni (2003), sofrem mudanças que indicam duas tendências: a reformulação dos currículos e dos métodos, incluindo a multidisciplinaridade e a aquisição de habilidade de aprendizagem; e a aprendizagem ao longo da vida (lifelonglearning). Além das demandas apontadas, tem-se a qualificação de profissionais da educação frente às novas tecnologias e processos de educação a distância, a qual pressupõe uma formação continuada que proporcione a criação de novos direcionamentos para a sociedade, através da qual a universidade exerce sua função formadora. Tal formação envolve a renovação do saber e do saber fazer, mediante a dinâmica dos processos tecnológicos. No ensino a distância, as relações entre professor e aluno são mediadas pelas ferramentas de tecnologia da comunicação e informação (TIC) e por diferentes formas de interação e interatividade na internet. O espaço físico da sala de aula deixa de ser o principal lugar da aprendizagem, cedendo lugar ao ambiente virtual, disponível 24h por dia no ciberespaço, por meio da rede de computadores, a internet.
Nesse ambiente, encontramos diversas mídias, textos de leitura e estudos, hipertextos, avaliações, espaços de discussão e interação como chats e fóruns. Neste contexto, os artefatos produzidos e acumulados ao longo da história da humanidade tornam-se acessíveis a qualquer ponto da rede. Temos ainda a revolução nas formas de comunicação, expressão, socialização, criatividade, que emolduram o quadro que chamamos de cultura digital. Para Boll (2013), a cultura digital é um produto das novas tecnologias da informação e comunicação, da convergência das telecomunicações e a informática, possibilitando que uma relação específica de simbiose entre sociedade e a informática, se estabelecesse enquanto uma forma sociocultural. Lemos (2010), por sua vez, a entende como cibercultura, porque produz uma sinergia entre as novas redes sociais e as tecnologias digitais ampliando o potencial humano de relacionar, comunicar, interagir, produzir, disseminar, etc. Nunca em outras épocas ou era pudemos agir de forma assíncrona e síncrona, ubíqua e flexível como agimos hoje.
A Universidade Aberta do Brasil é um exemplo de ação desenvolvida para oportunizar acesso à educação superior por meio da educação a distância. A UAB foi criada em 2005 pelo Decreto n° 5.800, de 2006, e pelo Decreto n. 11.502, de julho de 2007. A expansão e a interiorização da oferta de cursos e programas de educação superior por meio de parcerias entre a União, os Estados e os municípios são os principais objetivos do sistema UAB, bem como o apoio a pesquisas em metodologias inovadoras de educação superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. A prioridade era a capacitação de professores da educação básica e a formação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica por todo o país.
Os cursos da UAB são pensados e executados em parceria com diferentes profissionais, entre os quais, podemos citar professores, conteudistas e supervisores, tutores presenciais e a distância, e equipe de produção (designer gráfico, designer instrucional, diagramador, gestor Moodle, etc.).
O tutor tem a função chave de ajuda docente e assistência pessoal ao aluno. O tutor assume tarefas de professor, tutor, assessor, orientador e facilitador, por isso é difícil precisar conceitualmente quem é o tutor e qual a sua identidade profissional. A característica principal do tutor na educação a distância é fomentar o desenvolvimento do estudo independente, sua figura passa a ser basicamente a de um orientador do aprendizado do aluno. (Aretio, 2002)
O tutor é um facilitador da compreensão do conteúdo e, ao mesmo tempo, auxilia o aluno a desenvolver e a utilizar estratégias e recursos de aprendizagem para melhorar as destrezas no ensino independente.
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