Universidade de Brasília Brasília, 16 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Musealização da Arte: a história da arte a partir do museu
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 100
Período do Curso: 20/01/2023 a 21/07/2023
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: DEPTO ARTES VISUAIS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: BRASÍLIA - DF
Espaços de Realização: Laboratório de Teoria e História da Arte (LATHA/VIS/IdA/UnB)- online
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 51 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: EMERSON DIONISIO GOMES DE OLIVEIRA
E-mail do Responsável: dionisio@unb.br
Contato do Responsável: (61) 98163-2228
Url da Acão: https://sigaa.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/6883

Resumo

Musealização da Arte: a história da arte a partir do museu

Se partirmos da premissa que a Históia da Arte convencional se organizou de forma a construir um tempo teleológico, unívoco, coeso, sucessivo, cumulativo e axial, a partir de chaves eurocentradas, o tempo do museu, ou melhor dizendo, as diferentes camadas de temporalidade oferecidas nas mostras e nas reservas técnicas se constituíram como desafio para tal convencionalidade da historiografia da arte, especialmente em contextos não-europeus.

O presente curso buscará explicitar diferentes histórias da arte oriundas de diferentes formas de musealização. Por conseguinte, é preciso admitir que uma abordagem unívoca não é razoável. A adesão ao campo de debate entrecruzado entre a história da arte e da cultura material, a sociologia da arte, a museologia, a história da cultura, a antropologia etc., além do amparo das teorias da arte e da história da crítica, é inevitável para quem busca uma história da arte heterocrônica e plural.

Não é preciso dedicar muito esforço para explicitar a cumplicidade entre o desenvolvimento da história da arte como disciplina e a sua dependência da prática colecionista moderna e das instituições museológicas. Esse amplo campo marca direta e indiretamente uma história da arte que não subtraí de seu cálculo interpretativo os processos de institucionalização, especialmente, da própria condição artística. Sem reduzir a potência da crítica antagonista, ir contra essa ideia requer grande violência interpretativa e fronteiras disciplinares rígidas, o que é pouco provável na atualidade. Basicamente porque a pressuposição de que o sistema da arte é uma unidade homogênea e auto-organizada se comprova insustentável. Visto que apreendemos com Michel Foucault (1995) que instituições disciplinares não resultam automaticamente em organizações disciplinadas.

O jogo entre as instituições museológicas e a produção artística explicita essa ruptura, especialmente em territórios de tradicional fragilidade institucional como o brasileiro. Muitas das críticas dirigidas ao museu de arte moderno-contemporânea são justas e estão respaldadas com pesquisas sérias e debate franco. Mas outras críticas endereçadas a essas instituições correm o risco de se tornarem redutoras, superficiais e, na contramão da intenção de seus formuladores, fetichizam as instituições que buscam criticar, conferindo-lhes ainda mais poder.

De certo, se as narrativas da História da Arte forem entendidas como uma cadeia de imagens-obras assentadas em lugares abstratos, pouco poderá se dizer além dos manuais já publicados. Mas, se pelo contrário, se consideramos que há histórias das artes articuladas e construídas aos olhos do público, graças a uma coligação de obras, artistas, instituições, ações expositivas, de profissionais do sistema da arte, o curso poderá oferecer chaves importantes para compreender trânsitos estéticos e políticos que envolvem fazer, mostrar, pesquisar, narrar e arquivar no campo das artes visuais.


Programação

Musealização da Arte: a história da arte a partir do museu

Estrutura/Metodologia:

O curso será dividido em duas partes: a FUNDAMENTOS e o ENCONTROS:

FUNDAMENTOS buscará apresentar as premissas teóricas que fundamentam a uma história da arte museológica, na intenção de apresentar a miríade de conhecimentos que tenta organizar narrativas da produção artística de diferentes tempos, em diferentes temporalidades.

ENCONTROS contará com a participação de convidados em encontros dedicados a debater os processos, as práticas, as pesquisas, os conflitos entre a constituição de processos museológicas e a compreensão e interpretação da produção artística.

 

Instruções:

*      é importante notar que este programa poderá sofrer alterações no decorrer do curso, afinal tempos de instabilidade exigem flexibilidade.

*      é fundamental permanecermos conectados em nossas distâncias, o que exige responsabilidade, autonomia e atenção plena ao que está acontecendo no âmbito do nosso curso.

*      A presença será aferida pela participação nos encontros online. As normas de presença da Universidade de Brasília exigem para aprovação em disciplina um mínimo de comparecimento a 75% das aulas programadas. Alunes com mais de 25% de ausência serão automaticamente reprovados por falta no curso.

Sexta-feira, 16 às 19 horas, online

Carga Horária: 51 horas

 Etapas/Datas:

1ª etapa

20jan2023

27jan2023

03fev2023

10fev2023

17fev2023

24fev2023


2ª etapa

24mar2023

31mar2023

14abr2023

28abr2023

05mai2023

12mai2023


3ª etapa

02jun2023

23jun2023

30jun2023

07jul2023

14jul2023


 


Públicos Alvo

Interno:

alunos de graduação e pós-graduação


Externo:

Artistas, curadores, profissionais de museus, profissionais das artes, professores do ensino básico e superior,



Membros(as) da Equipe

  EMERSON DIONISIO GOMES DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  NELSON FERNANDO INOCENCIO DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : VICE-COORDENADOR(A)
  Lara Melo Peixoto
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

  Jade de Oliveira Targino
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA
  Bianca Magalhaes de Souza
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA
  PEDRO ERNESTO FREITAS LIMA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  BIANCA ANDRADE TINOCO
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA
  ANNA PAULA DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA


Lista de Fotos

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