O ensino da música é um direito, desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/1996, que, por meio das Leis 11.769/2008 e 13.278/2016, estabelece a Música como conteúdo obrigatório do componente curricular Arte. Tornou-se direito pois, constatada sua potência para o desenvolvimento global de crianças e jovens, acompanhou a história da institucionalização da escola. Porém, parte dessa história na escola ficou marcada por objetivos extramusicais, como a aquisição de disciplina, o equilíbrio e movimento, em geral, e o desenvolvimento da linguagem. Também se sabe que grande parte das escolas, sobretudo públicas, não possui professores habilitados em Música para que seu ensino seja qualificado, limitando o acesso deste conhecimento a pessoas com condições financeiras para pagar por aulas particulares ou que conseguem ingressar em conservatórios de música. Parte desses espaços, porém, frequentemente organizam-se a partir de modelos de ensino conservatorial, em que o foco está na aquisição técnica-musical, no ensino verticalizado e com foco em repertórios pertencentes ao cânone hegemônico europeu. Nesse contexto, a área da Música tem lutado, nos últimos trinta anos, por uma educação musical para todos, que forme para o mundo contemporâneo, diversificado e complexo, e que oportunize o aprendizado musical por meio das mais variadas experiências, entre elas, a apreciação, a composição e a performance. Nesse sentido, este projeto de extensão objetiva oportunizar experiências musicais diversificadas para a comunidade, sobretudo, por meio da apreciação ativa, da composição e da performance, por meio de oficinas de música e de recitais didáticos. O projeto desdobra-se assim, em dois momentos: o primeiro, a ser realizado com crianças em situação de refúgio, na associação Aldeias Infantis SOS-DF, que objetiva, especificamente, promover conhecimentos sobre músicas e sons a partir do movimento e da experiência criativa; o segundo pretende despertar a percepção para características de músicas diversificadas por meio de recitais didáticos, que ocorrerão em abrigos infantis e casas para idosos. Ambas as atividades serão planejadas e executadas pelos participantes da extensão, alunos do Curso de Licenciatura em Música da UnB, supervisionados pela coordenação do presente projeto. Almeja-se, através desta ação, que seus participantes, alunos do Curso, tenham maior proximidade com contextos reais de ensino e que sejam capazes de planejar e operacionalizar atividades de educação musical coerentes com as demandas advindas deles. Especificamente para o público externo participante, espera-se despertar o interesse em conhecer sons e músicas de repertórios diversificados de uma forma mais atenta e musicalmente informada.
Programação Aldeias Infantis SOS-DF (09/01/2023 a 06/02/2023, segundas-feiras, das 8h às 12h):
Data
Objetivo
09/01/2023
Aula 1 – explorar a música, o som e suas características através do movimento corporal
16/01/2023
Aula 2 – possibilitar a compreensão de características das músicas e dos sons trabalhados
23/01/2023
Aula 3 – explorar elementos de forma e textura de músicas e sons através do canto e da execução instrumental
30/01/2023
Aula 4 – orientar a criação de sons e músicas enfatizando elementos trabalhados nas aulas anteriores
06/02/2023
Aula 5 – avaliar o registro sons e músicas através do corpo, do movimento e de escritas não convencionais
Programação Recitais Didáticos (14/01/2023 a 11/02/2023, aos sábados, com duas horas de duração - locais a confirmar):
Possíveis espaços
14/01/2023
Recital Didático Aldeias Infantis SOS-DF
21/01/2023
Recital Didático Nosso Lar
28/01/2023
Recital Didático Padre Cícero
04/02/2023
Recital Didático Anchieta
11/02/2023
Recital Didático Lar Cecília F.
Alunos matriculados em Estágio Supervisionado em Música 1 e 3 (noturno)
Crianças da associação Aldeias Infantis SOS-DF; crianças de abrigos infantis; pessoas que moram em lares para idosos
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