Este projeto propõe a realização do 72 Cometa Cenas, a Mostra Semestral de Artes Cênicas da UnB, que acontece no final de cada semestre letivo do CEN, desde 1984. Durante 10 dias, a comunidade acadêmica e brasiliense, assim como de outros estados e países, pelo contexto virtual pós- pandêmico, tem acesso a dezenas de resultados de disciplinas, obras em processo, experimentos cênicos, espetáculos, oficinas, palestras, ações e debates.
O evento é crucial na formação de nossos futuros e futuras intérpretes, artistas e/ou docentes de artes cênicas, pelo papel central e ontológico da ação artística compartilhada publicamente. A mostra poderá ser vista nacional e internacionalmente na rede, esta nova arena de experimentações de nossos corpos docente e discente, com hibridismos artísticos, relações técnico-criativas com ferramentas digitais, hipertextualidades e plataformas virtuais.
O Cometa Cenas foi criado e coordenado em suas primeiras edições pelo professor emérito da UnB, João Antônio Lima Esteves e os estudantes Henrique Rovira e Ulisses Pasmadjani, da Licenciatura em Educação Artística, opção Teatro, vinculada ao Departamento de Desenho da UnB, há 36 anos atrás. Desde 1984 até hoje, o projeto e evento mantêm uma coordenação pedagógica, técnica e artística dupla, com docente e discente dividindo a coordenação geral.
O Cometa Cenas é realizado com equipe de produção, divulgação, montagem e desmontagem, supervisão e suporte técnico. Ela é composta por estudantes voluntários, envolvendo direta ou indiretamente todo o corpo docente e o corpo técnico-administrativo do CEN. Assim sendo, como instância crucial de ensino e aprendizagem das artes cênico-performativas, o Cometa Cenas inclui a experiência de participação artística, assim como a de organização, administração e produção de um pequeno festival.
Em seu legado de 35 anos, completos na 66ª edição no 2019/02, o Cometa Cenas motivou a criação de mostras e festivais brasilienses, como a I e II Mostra de Teatro Universitário (MOTEU), o Cena Universitária Nacional de Brasília (CÉU, indo pra sua 3ª edição) e o futuro I Festival Integrador das Artes Cênicas de Brasília (FIAC), entre outros –organizados por Fernando Martins; Diego Borges, Júlia do Vale e Rafael Tursi, e Arthur Scherdien, respectivamente.
Quatro são egressos e egressa da UnB, ex-coordenadora e coordenadores discentes, e o quinto foi coordenador discente do Cometa Cenas por três anos. Desde a 66ª edição, um novo programas de atividade formativa, o Olhares aPós, integra pós-graduandos e pós-graduandas, avaliando montagens de estudantes da graduação durante o Cometa Cenas, em devolutivas pedagógico-artísticas.
O último código do Cometa Cenas como Sistema de Extensão foi SIEX 55841, com ano de criação em 2004, com última renovação feita de 28/04/2016 a 28/04/2018, após a 64ª edição, com a Coordenadora Prof. Mestre Cyntia Carla, atualmente em doutorado no exterior.
Em sua 67ª edição, e 1ª remota, o Cometa Cenas foi cadastrado como evento e na 68ª não foi institucionalizado, Já a 69ª edição, voltou a ser institucionalizado, foi a 3ª remota do projeto. No ano de 2022 tivemos a comemoração especial, pois foram realizadas a 70ª e 71ª edições e retornaram com as edições presenciais. Nestas, contamos com o fortalecimento das melhores condições para sua continuidade, devidamente cadastrado junto ao SIGAA e instâncias de ensino, pesquisa e extensão, além de ter comportado na sua programação, na 71ª edição, trabalhos dos Cursos de Artes visuais, Música e cinema em curta metragem. Sendo assim, o projeto consegue conjugar os objetivos institucionais da UnB da forma ímpar que as linguagens artísticas cênico-performativas possibilitam, junto ao respeitável público.
Este Projeto contemplará as 72ª Edições do 72 Cometa Cenas com apresentações públicas e remotas da produção artístico-pedagógica do Departamento de Artes Cênicas nos canais digitais do IdA e CEN, assim como nos espaços físicos do IdA/CEN e Teatros da cidade de Brasília, no qual é evidenciada a seguinte metodologia:
1) Inscrições de bolsistas e voluntários para a pré-produção; 1.1) Inscrições de criações e organização das apresentações e demais eventos, cronograma, programa;
2) Apresentações artísticas públicas, debates, oficinas, exposições e sessões devolutivas para os espetáculos apresentados, remotamente, gravados ou transmitidos simultaneamente a sua execução;
3) Bancas de TCC, avaliações finais de disciplinas e avaliação geral do evento e projeto.
A metodologia é a de um festival didático-cênico-performativo, com apresentações artísticas que são resultados e processos de disciplinas obrigatórias e optativas dos eixos de nossos cursos, a saber, Encenação e Direção; Interpretação Teatral; Movimento e Linguagem; Pedagogias Teatrais; Teoria, História e Processos Criativos, e Voz e Performance.
O projeto também abre tempo para programação de bancas de TCCs e avaliações finais das disciplinas nos últimos dias. As edições permitem a observação do projeto pedagógico dos cursos juntamente à apresentação de outros mapas de fruição, como por eixos, temáticas, gêneros, etc.. Entre as possibilidades de acesso está a organização metodológica das edições, com os 1º e 2º dias para apresentações dos 1º e 2º semestres; 3º e 4º dias para 3º e 4º semestres; 5º e 6º dia para os 5º e 6º semestres e os dias restantes para apresentações da disciplina Direção, e finalmente, as duas Diplomações. E também, trabalhos de outros Curso de artes da UnB.
estudantes unb
comunidade unb
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app38.sigaa38 v4.9.10.125