Universidade de Brasília Brasília, 16 de Julho de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso online: Estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social - Curso JAVU
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 2500
Período do Curso: 01/02/2021 a 30/06/2021
Área Principal: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPTO SAUDE COLETIVA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: BRASÍLIA - DF
Espaços de Realização: Online
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 250 Quantidade de Vagas: 1000
Responsável pela Ação: ANA VALÉRIA MACHADO MENDONÇA
E-mail do Responsável: valeriamendonca@gmail.com
Contato do Responsável: 61 98147-4040
Url da Acão: https://sigaa.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/795

Resumo

O curso online para professores de escolas públicas é constituído por 10 E-books, 10 avaliações online de aprendizagem, 10 fóruns de discussão, diagnóstico situacional com carga horária de 180 horas.

é um curso EaD acompanhado por tutoria, totalmente a distância, sendo necessário a realização de todas as avaliações, participação qualificada nos fóruns de conteúdo e uma atividade prática para a emissão do certificado digital de extensão da UnB e declaração do NESP/CEAN/UnB.

Tem por objetivo promover a formação de professores das escolas públicas para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

 

OBS: projeto apreciado e aprovado pelo DSC e CEF/FS, nº 23106.093025/2020-18.


Programação

Conteúdo programático

O conteúdo do curso será desenvolvido por meio de 10 módulos os quais abordarão as seguintes temáticas:

Módulo 1 - Ambientação e Desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Objetivo: sensibilizar, instrumentalizar e orientar o cursista para estudos on-line na Educação a Distância, sobretudo, para a realização de estudos no curso JAVU.

Conteúdos:

• Apresentação da modalidade de Educação a Distância;

• Descrição das considerações sobre o cursista que estuda na EaD; e

• Delineamento das habilidades e características desejáveis para a realização de cursos na modalidade de Educação a Distância.

Módulo 2 - Educação em saúde

Objetivo: discutir as bases teóricas e práticas da ação educativa em saúde, em ambientes escolares, para que sejam realizadas as mudanças necessárias à transformação da escola em um ambiente saudável.

Conteúdos:

• A educação para além dos conteúdos tradicionais;

• A importância de se ouvir os estudantes e o que eles podem

nos ensinar a respeito da saúde;

• Das práticas higienistas à perspectiva de promoção da saúde; e

• Qual a importância da educação em saúde na escola.

Módulo 3 - Jovens e Adolescentes - Conceitos e definições

Objetivo: Conceituar adolescências, adotando perspectiva contextual e dinâmica.

Conteúdos:

• Adolescências plurais;

• Diferenciando puberdade de adolescência;

• Desafios de construção de identidade e processos de diferenciação;

• Compreensão do autoconceito e seus derivados; e

• Intervenções psicossociais e projetos de vida.

Módulo 4 - Políticas Públicas de Saúde

Objetivo: Compreender o papel das políticas públicas como estratégia de minimização das vulnerabilidades juvenis enfrentadas no ambiente escolar.

Conteúdos:

• Políticas Públicas em Saúde: Conceitos Básicos;

• Política Pública de Saúde: Vamos Falar um Pouco do SUS?;

• Determinantes Sociais em Saúde e Políticas Públicas em Saúde como Promotoras de Justiça Social

• Políticas de Equidade: O Enfrentamento às Vulnerabilidades e a Promoção da Cidadania.

Módulo 5 - Redes de proteção

Objetivo: Compreender porque e como fazer com que as redes de proteção ou o trabalho em rede sejam a forma mais efetiva de garantir a proteção de adolescentes e jovens, a partir do contexto escolar.

Conteúdos:

• Conceitos de rede e aplicabilidade a partir da escola;

• Políticas sociais, intersetorialidade e potenciais parceiros

para trabalho em redes de proteção de adolescentes e jovens;

• Protagonismo Juvenil;

• Abordagens e estratégias pedagógicas que favorecem o trabalho em redes de

proteção a partir da sala de aula.

Módulo 6 - Vulnerabilidade no contexto escolar

Objetivo: Promover a reflexão sobre as vulnerabilidades de crianças e adolescentes.

Conteúdos:

• O conceito de vulnerabilidade e as dimensões: individual, social e programática;

• Compreensão das vulnerabilidades de adolescentes e jovens;

• As diferentes vulnerabilidades e possíveis ações que podem

ser realizadas no contexto escolar para seu enfrentamento.

Módulo 7 - Prevenção à violência no namoro entre jovens

Objetivo: contribuir para o professor passe a reconhecer a violência nas relações afetivo-sexuais e, assim, aumente a sua autoconfiança para lidar com a temática, numa perspectiva preventiva e educativa, de modo a fortalecer o papel protetivo da escola.

Conteúdos:

• Caracterização da violência no namoro;

• Impacto sobre a saúde e o desenvolvimento na adolescência;

• Fatores de risco e protetivos;

• Estratégias preventivas à violência no namoro: oficinas breves, oficinas continuadas e educação de pares.

Módulo 8 - Direitos Sexuais e Reprodutivos de Adolescentes e Jovens

Objetivo: presentar e conceituar os direitos sexuais e reprodutivos (DSR) de adolescentes e jovens como direitos humanos fundamentais problematizando a dimensão da sexualidade humana e suas variáveis.

Conteúdos:

• Conceituação de Direitos Sexuais e Reprodutivos (DSR);

• Os Direitos Sexuais e Reprodutivos de adolescentes e jovens

como direitos humanos fundamentais;

• Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs);

• Métodos Contraceptivos;

• Gravidez na Adolescência.

Módulo 9 - Gênero na escola

Objetivo: Promover a reflexão e o conhecimento sobre concepções, conceitos e terminologias de gênero, bem como sua aplicabilidade prática para que professores e professoras para favorecer uma visão crítico-analítica sobre os contextos sociais, culturais e econômicos que transversalizam essa temática.

Conteúdos:

• O que é gênero,

• Gênero em números,

• Caminhos para mudança: como podemos fazer a diferença na escola.

Módulo 10 - Prevenção ao Uso de álcool e outras drogas

Objetivo: Refletir sobre o complexo fenômeno das drogas e, a partir desse conhecimento, instigar os professores a propor ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, no ambiente escolar.

Conteúdos:

• Breve contextualização da história do uso de drogas e sua

função no ordenamento social;

• Estigmas e preconceitos em relação aos usuários de substâncias psicoativas;

• Drogas: conceito, classificações, tríade de compreensão do

uso, padrão de uso;

• Fatores de risco e de proteção ao uso de álcool e outras drogas..

• Adolescência e o uso de substâncias psicoativas. Escola real, prevenção possível.

• Escola: espaço de prevenção;

• Ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas na escola.

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Curso destinado aos professores do ensino fundamental


Externo:

Propõe-se a contemplar os PROFESSORES dos quatro anos finais do Ensino Básico, Fundamental e Médio, em suas variadas formatações



Membros(as) da Equipe

  NATALIA FERNANDES DE ANDRADE
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA
  JITONE LEONIDAS SOARES
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) EXECUTIVO
  RACKYNELLY ALVES SARMENTO SOARES
Categoria: EXTERNO
Função : SUBCOORDENADOR(A)

  ELIZABETH ALVES DE JESUS
Categoria: EXTERNO
Função : AUTOR(A)
  EDU TURTE CAVADINHA
Categoria: EXTERNO
Função : AUTOR(A)
  CLELIA MARIA DE SOUSA FERREIRA PARREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : AUTOR(A)

  DAIS GONCALVES ROCHA
Categoria: DOCENTE
Função : AUTOR(A)
  MARIA APARECIDA GUSSI
Categoria: DOCENTE
Função : AUTOR(A)
  LUANA DIAS DA COSTA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

  MARIA DA GLORIA LIMA
Categoria: DOCENTE
Função : AUTOR(A)
  MARCOS RAFAEL COSTA BELFORT
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANDRE RIBEIRO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

  SHEILA GIARDINI MURTA
Categoria: DOCENTE
Função : AUTOR(A)
  MARIA FATIMA DE SOUSA
Categoria: DOCENTE
Função : MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA
  ANA VALERIA MACHADO MENDONCA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app19.sigaa19 v4.15.10.2