O curso online para professores de escolas públicas é constituído por 10 E-books, 10 avaliações online de aprendizagem, 10 fóruns de discussão, diagnóstico situacional com carga horária de 180 horas.
é um curso EaD acompanhado por tutoria, totalmente a distância, sendo necessário a realização de todas as avaliações, participação qualificada nos fóruns de conteúdo e uma atividade prática para a emissão do certificado digital de extensão da UnB e declaração do NESP/CEAN/UnB.
Tem por objetivo promover a formação de professores das escolas públicas para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, emancipatória, não discriminatória, de respeito à diversidade e de cultura de paz no contexto escolar, de modo a promover a saúde de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
OBS: projeto apreciado e aprovado pelo DSC e CEF/FS, nº 23106.093025/2020-18.
Conteúdo programático
O conteúdo do curso será desenvolvido por meio de 10 módulos os quais abordarão as seguintes temáticas:
Módulo 1 - Ambientação e Desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem
Objetivo: sensibilizar, instrumentalizar e orientar o cursista para estudos on-line na Educação a Distância, sobretudo, para a realização de estudos no curso JAVU.
Conteúdos:
• Apresentação da modalidade de Educação a Distância;
• Descrição das considerações sobre o cursista que estuda na EaD; e
• Delineamento das habilidades e características desejáveis para a realização de cursos na modalidade de Educação a Distância.
Módulo 2 - Educação em saúde
Objetivo: discutir as bases teóricas e práticas da ação educativa em saúde, em ambientes escolares, para que sejam realizadas as mudanças necessárias à transformação da escola em um ambiente saudável.
• A educação para além dos conteúdos tradicionais;
• A importância de se ouvir os estudantes e o que eles podem
nos ensinar a respeito da saúde;
• Das práticas higienistas à perspectiva de promoção da saúde; e
• Qual a importância da educação em saúde na escola.
Módulo 3 - Jovens e Adolescentes - Conceitos e definições
Objetivo: Conceituar adolescências, adotando perspectiva contextual e dinâmica.
• Adolescências plurais;
• Diferenciando puberdade de adolescência;
• Desafios de construção de identidade e processos de diferenciação;
• Compreensão do autoconceito e seus derivados; e
• Intervenções psicossociais e projetos de vida.
Módulo 4 - Políticas Públicas de Saúde
Objetivo: Compreender o papel das políticas públicas como estratégia de minimização das vulnerabilidades juvenis enfrentadas no ambiente escolar.
• Políticas Públicas em Saúde: Conceitos Básicos;
• Política Pública de Saúde: Vamos Falar um Pouco do SUS?;
• Determinantes Sociais em Saúde e Políticas Públicas em Saúde como Promotoras de Justiça Social
• Políticas de Equidade: O Enfrentamento às Vulnerabilidades e a Promoção da Cidadania.
Módulo 5 - Redes de proteção
Objetivo: Compreender porque e como fazer com que as redes de proteção ou o trabalho em rede sejam a forma mais efetiva de garantir a proteção de adolescentes e jovens, a partir do contexto escolar.
• Conceitos de rede e aplicabilidade a partir da escola;
• Políticas sociais, intersetorialidade e potenciais parceiros
para trabalho em redes de proteção de adolescentes e jovens;
• Protagonismo Juvenil;
• Abordagens e estratégias pedagógicas que favorecem o trabalho em redes de
proteção a partir da sala de aula.
Módulo 6 - Vulnerabilidade no contexto escolar
Objetivo: Promover a reflexão sobre as vulnerabilidades de crianças e adolescentes.
• O conceito de vulnerabilidade e as dimensões: individual, social e programática;
• Compreensão das vulnerabilidades de adolescentes e jovens;
• As diferentes vulnerabilidades e possíveis ações que podem
ser realizadas no contexto escolar para seu enfrentamento.
Módulo 7 - Prevenção à violência no namoro entre jovens
Objetivo: contribuir para o professor passe a reconhecer a violência nas relações afetivo-sexuais e, assim, aumente a sua autoconfiança para lidar com a temática, numa perspectiva preventiva e educativa, de modo a fortalecer o papel protetivo da escola.
• Caracterização da violência no namoro;
• Impacto sobre a saúde e o desenvolvimento na adolescência;
• Fatores de risco e protetivos;
• Estratégias preventivas à violência no namoro: oficinas breves, oficinas continuadas e educação de pares.
Módulo 8 - Direitos Sexuais e Reprodutivos de Adolescentes e Jovens
Objetivo: presentar e conceituar os direitos sexuais e reprodutivos (DSR) de adolescentes e jovens como direitos humanos fundamentais problematizando a dimensão da sexualidade humana e suas variáveis.
• Conceituação de Direitos Sexuais e Reprodutivos (DSR);
• Os Direitos Sexuais e Reprodutivos de adolescentes e jovens
como direitos humanos fundamentais;
• Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs);
• Métodos Contraceptivos;
• Gravidez na Adolescência.
Módulo 9 - Gênero na escola
Objetivo: Promover a reflexão e o conhecimento sobre concepções, conceitos e terminologias de gênero, bem como sua aplicabilidade prática para que professores e professoras para favorecer uma visão crítico-analítica sobre os contextos sociais, culturais e econômicos que transversalizam essa temática.
• O que é gênero,
• Gênero em números,
• Caminhos para mudança: como podemos fazer a diferença na escola.
Módulo 10 - Prevenção ao Uso de álcool e outras drogas
Objetivo: Refletir sobre o complexo fenômeno das drogas e, a partir desse conhecimento, instigar os professores a propor ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, no ambiente escolar.
• Breve contextualização da história do uso de drogas e sua
função no ordenamento social;
• Estigmas e preconceitos em relação aos usuários de substâncias psicoativas;
• Drogas: conceito, classificações, tríade de compreensão do
uso, padrão de uso;
• Fatores de risco e de proteção ao uso de álcool e outras drogas..
• Adolescência e o uso de substâncias psicoativas. Escola real, prevenção possível.
• Escola: espaço de prevenção;
• Ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas na escola.
Curso destinado aos professores do ensino fundamental
Propõe-se a contemplar os PROFESSORES dos quatro anos finais do Ensino Básico, Fundamental e Médio, em suas variadas formatações
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app19.sigaa19 v4.15.10.2