Os músicos na área de Oboé dependem da qualidade das suas palhetas para incrementar a sua capacidade de crescer na parte técnica e musical com seu instrumento. Os oboístas profissionais confeccionam suas próprias palhetas. Através um fundamento teórico e metodológico os participantes, durante vários laboratórios, vão utilizar os seus conhecimentos para criar seu próprio modelo de palheta, conforme as exigências específicas da própria embocadura. O estilo da palheta dupla, junto com as suas características específicas, define o modo de apresentação no palco. Para um oboísta profissional o conforto da postura, que é dependente da palheta, define a maioria dos detalhes da sua Apresentação e Presença no Palco.
1. Teoria da criação e propagação da onda sonora dentro do tubo cónico dos instrumentos Oboé, Fagote e
Saxophone. (Fisica)
2. Vibração das lâminas da palheta dupla e a interferência entre as partes diferentes da mesma - Teoria (Fisica)
3. Avaliação da cana - conhecimento teórico e prático
4. Preparação da cana - goivo e molde, configuração da maquina de goivar. (Laboratório)
5. Tipos de moldes conforme as tradições diferentes de construção de palhetas - conhecimento e aplicação na prática.
6. Tipos de Palhetas de Oboé - História.
7. Palhetas de raspagem longa e raspagem curta - teoria e prática.
8. Formulas para calcular as dimenções das lâminas para aplicar os nós de ressonância conforme a embocadura
individual do instrumentista - teoria e prática.
9. Pesquisas para criação de novos modelos de palhetas de Oboé.
10. Pesquisa de nova cana para palhetas de Oboé de várias regiões do mundo.
11. Apresentação no Palco e a sua relação com a Palheta.
12. Presença e Conforto no Palco.
Alunos e Servidores que tocam Oboé
Alunos e Profissionais Oboístas
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app15.sigaa15 v4.9.10.125