O 3⁐MARTE – Colóquio Musealização da Arte acolherá pesquisadoras e pesquisadoresdo campo da museologia, das ciências sociais, das artes, da história, da conservação,da comunicação e da ciência da informação, a refletir sobre as práticas museológicas luz a concepção de tempo como "heterogeneidade",isto é,enquanto composição e variação, temporalidades e atravessamentos. Em outras palavras, pretendemosmobilizar pensamentos, questões e problemas que emergem da relação entrefenômenos culturais performativos e tempo, ao considerarmos os desafios contínuos que os fenômenos culturais performativos, constituídos pela efemeridade,transitoriedade e fugacidade, apresentam às práticas museológicas. Como experienciar o tempo? Como interpretar o tempo? Como experimentar com o tempo?Como documentar o tempo das obras? Como compartilhar a experiência em ummesmo transcorrer de tempo? Como permitir que a sobreposição de camadassemânticas trazidas pelo tempo passe a fazer parte das obras em coleção?
Espera-se,portanto, pensar sobre o guardar/compartilhar/mostrar/sincronizar o tempo, comoumaexperiênciadecomposiçãodesimultaneidades,compatibilidadesesintonizações entrepráticaspolíticas,sociais,econômicas,culturais,ambientai,etc.Partindo dessas premissas, buscamos compreender as diferentes implicações da ação do museu no tempo, isto é: no tempo das políticas públicas de formação de acervo; no tempo do audiovisual (audiovisual como registro e como método); no tempo o público, tempo e captação da atenção/concentração na fruição (ou no compartilhamento do tempo/atenção com dispositivos digitais);no tempo dos protocolos e das práticas de preservação; no tempo da apresentação, da condição expositiva, do expor; no tempo da patrimonialização e de seus efeitos sobre obras e instituições; no tempo do desaparecimento das obras e das práticas culturais; no tempo da documentação museológica voltada às artes visuais.
O 3º Colóquio Musealização da Arte: “Diante das performatividades, performações e transitoriedades: quais os tempos da musealização?”será composto por conferências, palestras e comunicações relacionadas ao tema do evento. O encontro acolherá comunicações em português e espanhol. As submissões serão avaliadaspela Comissão Científica do evento.
Programação Detalhada
Quarta-feira, 14 de junho
10h00.
Fernanda Pitta (MAC–USP)
Conferência de Abertura
12h. Intervalo/Almoço
Mesa 1.
14h00. As autorias para a semântica da arte da performance - Anna Paula da Silva (UFBA)
14h15. Reperformações e cronopolíticas: os casos de Neide Dias de Sá e Gretta Sarfaty em aquisições recentes na Pinacoteca do Estado de São Paulo - Tálisson Melo de Souza (USP)
14h30. A performance e o intangível na coleção da Tate - Marina Ciambra Rahe (USP)
14h45. Deslocamentos performáticos: Minas Gerais como um vetor descolonizante - Yacy-Ara Froner Gonçalves & Francesco Napoli (UFMG)
15h00. Debate
Mesa 2.
16h00. Direitos autorais e do autor em domínios conexos: apreciações sobre o direito à performance - Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB)
16h15. Fragile: temporalidades, performatividades e ancestralidades - Cristiane Peres Dias & Robson Xavier da Costa (UFPB/PFPE)
16h30. O artista como documentalista: uma proposta de protocolo para a performance "Esmagamento Sensível" de Marco Paulo Rolla - Juliana Pereira Sales Caetano & Magali Melleu Sehn (UFMG)
16h45. Tirando a poeira do invisível: sobre a necessidade de ativação periódica das performances em coleções - Bianca Andrade Tinoco (UnB)
17h00. Debate
Quinta-feira, 15 de junho
09h00.
Marijara Souza Queiroz (UnB)
Palestra
Mesa 3.
10h30. O tempo-manifesto de Milza: mover-se como método curadoria comunitária - Anna Luisa Santos de Oliveira (UFBA)
10h45. Constrangimentos e desafios na curadoria de uma coleção documento da intolerância: o caso da Coleção Estácio de Lima - Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha (UFBA)
11h00. Entre folguedos e memórias: a performatividade das brincadeiras populares no CCSF - Raisa Filgueira Soares Gomes & Sabrina Fernandes Melo (UFPB/UFPE)
11h15. Videoarte 50 anos depois: obsolescência e remasterização - Mario Caillaux Oliveira (UnB)
11h30. Debate
Mesa 4.
14h00. Barroco na fortuna crítica de Adriana Varejão, entre as exposições "Câmera de Ecos" (2005) e "Suturas, Fissuras e Ruínas" (2022) - Adriel Dalmolin Zortéa (UnB)
14h15. Efeitos da passagem do tempo: considerações sobre a musealização de obras de arte constituídas de animais e suas partes - Marco Túlio Lustosa de Alencar (UnB)
14h30. A presença muda das coisas: o ato expográfico e a invenção do tempo - Matias Monteiro Ferreira (Itaú Cultural)
14h45. O tempo antes da exposição e a performatividade das relações: diálogos entre Brasil-Alemanha nos anos 1990 - Leandro Alves Garcia (UnB) & Robson Xavier da Costa (UFPB)
Mesa 5.
16h00. Mapeamento de Acervos: repensando a gestão de acervo museológico da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa - SECEC/DF - Daniele Pestana & Zenildo Alves de Sousa Júnior (UnB/GDF)
16h15. Em busca de uma musealização que dance: memórias coreográficas em tempos curvos - Maria Sofia Villas-Bôas Guimarães (UFBA)
16h30. "O chão pertence ao Rio Madeira": a reapresentação de uma obra de arte complexa a partir da pesquisa sobre o acervo - Fernanda Werneck Côrtes & Sara Seilert (UnB/GDF)
16h45. Diagnóstico preliminar de conservação da coleção de fotografia "Prêmio Diário Contemporâneo" da COJAN - Renata de Fátima da Costa Maués & Raissa Silva da Costa (UFPA)
Sexta-feira, 16 de junho
Edson Silva de Farias (UnB)
Mesa 6.
10h30. Calçadas de Galeno: sobre a preservação de obras de arte em espaços públicos - Maria de Fátima Medeiros de Souza & Maria Inês Alves de Souza (GDF)
10h45. A roupa que dança em despedida: o tempo de musealização da indumentária de Yemanjá Ogunté: entre as águas do Recôncavo e de Salvador - Luzia Gomes Ferreira (UFPA)
11h00. O tempo Ad Infinitum: a longa permanência da imagem feminina na arte do cemitério de Santo Amaro - Robson Xavier da Costa & Alynne Cavalcante Bezerra da Silva (UFPB)
11h15. De adorno funerário a peça de museu seguindo as espirais de um bracelete em ferro - Joseania Miranda Freitas & Lysie dos Reis Oliveira (UFBA)
12h00. Intervalo/Almoço
Mesa 7.
14h00. A pesquisa de público e os tempos do Museu Nacional da República - Maira Rangel Marinho & Leísa Sasso (GDF)
14h15. Itinerâncias do ato expositivo: o museu distribuído como tática para a formação de públicos em 3 casos - Ana Beatriz Marques Penna (UnB)
14h30. El tiempo y las performatividades de los públicos: el caso del 46 Salón Nacional de Artistas en Colombia - Ana María Bernal Cortés (Univ. Del Tolima/ UnB)
14h45. Que corpos entram no museu? - Daniela Salazar (NOVA de Lisboa)
15h30. Intervalo
16h00.
Vanessa Barrozo Teixeira Aquino (UFRGS)
Conferência de Encerramento
alunos de graduação e pós-graduação
Artistas, curadores, profissionais de museus, profissionais das artes, professores do ensino básico e superior,
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