O currículo foi elaborado tendo em vista o cumprimento de dispositivos legais que se referem ao curso de graduação específico de Educação Física, no país que constam das Diretrizes Curriculares Nacionais, a saber, o Parecer CNE/CES n.º 584, de outubro de 2018, homologado pela Portaria MEC nº 1.349, de 14 de dezembro de 2018, publicada no DOU de 17 de dezembro de 2018 e a Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018; que versam sobre cursos de graduação em Educação Física, em nível superior, de graduação. E, as Diretrizes Curriculares Nacionais a saber, o Parecer nº 22, de 7 de novembro de 2019, homologado pela Portaria MEC nº 2.167, de 19 de dezembro de 2019 e Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica
O Curso de Graduação em Educação Física - ABI (Área Básica de Ingresso), possuí uma entrada única (etapa comum), que corresponde aos quatro primeiros semestres, e é dividido em mais duas etapas (Etapa Específica Bacharelado e Etapa Específica Licenciatura), que corresponde aos demais semestres. Tendo concluído a etapa comum, o discente prosseguirá para a formação específica em bacharelado ou licenciatura a fim de articular os conhecimentos da Educação Física com os eixos/setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores. Tal formação ficará a critério do discente que irá optar por um delas para dar continuidade ao curso (vide regra de escolha no PPC) na habiliatação que lhe for preferível.
Ademais, o Curso, com terminalidades em licenciatura, bacharelado ou ambos, terá como finalidade e escopo alinhar-se ao estado da arte da Educação Física contemporânea, ao considerá-la como uma das de maior relevância nos modelos daquelas sociedades que estão atentas à qualidade de vida e promoção da saúde da população. A UnB, via sua Faculdade de Educação Física, busca através de seu curso de Graduação em Educação Física atuar em áreas consideradas com grandes necessidades sociais e demandas para o desenvolvimento local e regional. A coerência na composição das atividades curriculares do curso de Graduação em Educação Física foi construída mediante o respeito às orientações estabelecidas em sete princípios norteadores:
Por meio desse currículo ABI, visa-se graduar bacharéis e/ou licenciados em Educação Física aptos para atuarem na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática destas atividades e/ou no âmbito da Educação Básica em seus diferentes níveis (infantil, fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos), desenvolvendo intervenções pedagógicas com o intuito de propiciar a construção dos elementos da cultura corporal (jogos, esportes, lutas, ginásticas, atividades rítmicas, entre outros), considerando o contexto sociocultural dos estudantes.
Habilitação: Bacharel e/ou Licenciado em Educação Física
Turno: Diurno- Presencial
Número de semestres: 8 (mínimo) / 12 (máximo)
Carga horária por período – Etapa comum: 390h (mínima)/ 465h (máxima)
Carga horária por período – Etapa Específica Bacharelado: 390h (mínima)/ 495h (máxima)
Carga horária por período – Etapa Específica Licenciatura: 375h (mínima)/ 450h (máxima)
Condições primárias de ingresso: Vestibular, Programa de Avaliação Seriada – PAS, Exame Nacional do Ensino Médio.
Condições secundárias de ingresso: Transferência Obrigatória disciplinada em norma própria, Transferência Facultativa disciplinada em norma própria, Portador de Diploma Superior de curso superior e Vestibular Indígena.
Telefone/Ramal:
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