Os cursos de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (Diurno e Noturno) estão sediados no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (IL/UnB), fundado em 1962, com o nome de Instituto Central de Letras, representando uma das 26 Unidades Acadêmicas da UnB. A definição dos princípios gerais da organização curricular da Licenciatura de Letras - Português buscou, como as demais licenciaturas da UnB, preservar sua especificidade ao mesmo tempo em que resguarda sua semelhança e consistência com os princípios de formação inicial que norteiam as demais licenciaturas. Mantém-se nesse curso a preocupação por garantir, nos currículos, mecanismos que visem à formação crítica e emancipatória para o/a professor/a, dentro de uma perspectiva viável para todos os cursos.
No que diz respeito às políticas institucionais de ensino, o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da UnB 2023-2028 afirma que o ensino de graduação “orienta-se pela formação superior interdisciplinar, pautada no pensamento crítico, na cidadania ativa, na valorização dos direitos humanos e no respeito à democracia” (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2023, p. 45). O Curso de Letras Português traz, desde a sua concepção, esse caráter, na medida em que se volta para a formação do/a licenciando/a, que atuará na educação a partir de um foco não apenas em produção de saberes, mas, sobretudo, no campo das relações de intercâmbio e de cooperação como pilares para o bem viver e para a saúde socioemocional, de modo a abarcar o ensino-aprendizagem sob um viés ativo, crítico e criativo. Ao encontro dessa perspectiva, tanto docentes quanto discentes reconhecem a importância de se buscar a interdisciplinaridade e a flexibilidade dos currículos, formando profissionais aptos para trabalhar com a diversidade.
As próprias Diretrizes Curriculares Nacionais constantes no Parecer CNE/CES n. 492/2001 instituem, como princípio, a flexibilidade curricular, assumindo que essa configuração colabora para “eliminar a rigidez estrutural do curso; imprimir ritmo e duração ao curso, nos limites adiante estabelecidos; e utilizar, de modo mais eficiente, os recursos de formação já existentes nas instituições de ensino superior” (BRASIL, 2001, p. 29).
Por essa razão, o Curso se estabelece em um instituto interdisciplinar, conjugando, na formação do estudante de Letras, conhecimentos linguístico-culturais no âmbito do português (LIP), conhecimentos linguísticos e pedagógicos no âmbito das línguas estrangeiras (LET), e conhecimentos artístico-literários no âmbito da teoria e das literaturas (TEL). Além dessa conjugação, preveem-se no currículo componentes curriculares obrigatórios da educação e componentes curriculares optativos de diversos domínios conexos, tais como psicologia, sociologia, antropologia, arte, entre outras áreas.
Site: http://il.unb.br/
Telefone/Ramal:
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento