LETRAS - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVA LITERATURA- NOTURNO
A Universidade de Brasília, em sua grade de cursos, inclui o curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura ofertado no turno noturno. Para apresentar nosso curso, é importante relembrarmos os aspectos históricos que motivaram sua criação, por um lado, e as inovações de suas propostas no nível acadêmico, por outro.
O início das atividades do curso Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura no turno noturno (doravante designado Letras-Português noturno) ocorre no primeiro semestre de 1993, sendo, portanto, sua criação muito posterior cronologicamente ao curso de Letras no turno diurno, este último criado em 1962, data que coincide com a criação da própria Universidade de Brasília.
Os motivos para a criação tardia do curso de Letras-noturno podem ser vinculados a muitos fatores, mas não é o caso de explicitá-los. No entanto, cabe ressaltar alguns fatores que deram origem a sua criação, bem como o impacto causado pela abertura da Universidade no turno noturno. Em particular, destacamos a redemocratização do Brasil, e a promulgação da Constituição de 1988, em que se institui o reconhecimento do direito fundamental à educação, como cláusula pétrea, sendo seu corolário, a formação de professores, um imperativo no atendimento a tal requisito, em particular pelo acesso à educação superior, por meio dos cursos de Pedagogia e das Licenciaturas.
Dessa forma, o crescimento no número de cursos de Licenciatura na esfera das instituições educacionais públicas não poderia escapar a essa demanda, assim como a multiplicação de vagas ofertadas. Nesse cenário, ficou evidente a necessidade de buscar os meios para tal. Sensível a tal demanda, e na convergência de uma política pública do governo Itamar Franco, por intermédio do Ministério da Educação, à época liderado pelo ministro Murílio de Avellar Hingel (ex-reitor da UFJF), a Universidade de Brasília abriu suas portas à criação dos cursos de Licenciatura no turno noturno.
Inicialmente inspirados na experiência e tradição dos cursos diurnos, ofertados desde a criação da Universidade, logo constatou-se que os projetos político-pedagógicos deveriam avançar por novas abordagens, em consonância com os avanços sociais e políticos que se vislumbravam para a sociedade brasileira. Foi assim que se aprofundou o desejo de garantir, nos currículos, mecanismos voltados para a formação crítica e emancipatória para o/a futuro/a professor/a, tendo como referência a concepção de educação como fundamento para a afirmação do projeto de soberania e prosperidade para a sociedade brasileira.
De fato, o Curso de Licenciatura em Letras Português traz, em sua concepção, a formação do/a licenciando/a, que atuará na educação a partir do foco de desenvolver não apenas os saberes, mas também o comportamento ético, no campo das relações humanas, pelo fomento ao intercâmbio e à cooperação como pilares para o bem viver e para a saúde socioemocional, de modo a abarcar o ensino-aprendizagem sob um viés ativo, crítico e criativo. Ao encontro dessa concepção, é reconhecida a importância de se buscar a interdisciplinaridade e a flexibilidade dos currículos, bem como a prática da investigação científica e a capacidade de tomada de decisão, na formação de profissionais aptos para atuar como docentes na Educação Básica.
Para além dessa abordagem, o PPC do curso de Letras-Português noturno agregou inovações que se mostraram pioneiras, antecipando orientações que vieram a se consolidar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996, também chamada de Lei Darcy Ribeiro, por sua forte sustentação nas ideias avançadas desse grande educador brasileiro, também fundador da Universidade de Brasília. Trata-se, portanto, de um projeto que responde à significativa demanda de docentes de língua portuguesa e literatura brasileira na região, uma vez que, sediados na capital do país, os cursos capacitariam profissionais para atuar não só no Distrito Federal, como também em toda a região do seu entorno.
Pelo ponto de vista do currículo, destaca-se a ênfase nos chamados Laboratórios para o Ensino Fundamental e Médio, divididos nos temas Literatura, Gramática e Redação e organizados como disciplinas, com carga horária ampliada (6 créditos), cujas ementas enfatizam a prática didática. Além de apresentar o conhecimento da área de Letras em três vertentes, o que constitui uma concepção epistemológica original, tais disciplinas propiciam abordagens diversificadas, pelas múltiplas possibilidades de sustentação teórica e de aplicações ao campo educacional. Para tanto, fez-se necessário o entendimento de que a teoria e a prática deveriam avançar conjuntamente, em um diálogo permanente, na busca de novos horizontes para a prática pedagógica, considerada objeto por excelência do curso de Licenciatura.
Pelo ponto de vista das medidas estruturais e estruturantes do novo curso criado, foram realizados concursos públicos para a admissão de docentes a atuarem como regentes das disciplinas do curso, bem como de servidores técnico-administrativos e educacionais, ao tempo em que foram definidos os espaços físicos a acolherem as atividades vinculadas. Naturalmente, tais medidas impactaram a rotina institucional pelo ponto de vista das medidas administrativas e pela ocupação do espaço físico, originalmente ocioso no turno noturno. No entanto, mais significativo foi o impacto proporcionado na esfera das relações humanas. A Licenciatura Letras-Português Noturno tornou a universidade um espaço bem mais aberto, menos elitizado, portanto, mais democrático. Os/As discentes agregaram um novo perfil à comunidade universitária, por terem, em geral, vínculo empregatício em tempo integral no turno diurno, o que tornava seu engajamento nas atividades acadêmicas mais complexo, e por que não dizer mais penoso. Apesar de tudo, a dedicação dos/as discentes tem sido inegável, sendo relevante destacar que essa motivação repercute positivamente no segmento docente e dos servidores, estabelecendo um ambiente de mútua simpatia, com as consequências desejáveis para a superação das dificuldades existentes, seja no plano acadêmico, seja no plano pessoal.
Desde então, para o Curso de Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (Noturno), são oferecidas 40 novas vagas por semestre. Além da opção inicial, a Universidade oferece aos/às estudantes a possibilidade de cursar a dupla diplomação, de tal maneira que é possível, aos/às estudantes da Licenciatura, obterem também o grau de bacharel, da mesma maneira que é possível aos do Bacharelado obterem o grau de licenciados/as, desde que se cumpram os requisitos curriculares para complementação da formação. Os/as discentes podem optar, ainda na dupla diplomação, por uma das licenciaturas ou bacharelados em língua estrangeira ofertadas pelo Instituto de Letras.
Os egressos profissionais são formados para lecionar nas redes pública e privada de ensino, predominantemente no Distrito Federal, com atuação extensiva a todo território nacional. São também habilitados/as para atuar na elaboração, avaliação e reestruturação de políticas públicas educacionais (MEC/SEEDF), na proposição de projetos educacionais inovadores, para trabalhar como avaliadores/as do sistema educacional (MEC/INEP) e como autores/as e/ou avaliadores/as de obras didáticas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Podem seguir a jornada acadêmica da pesquisa e cursar mestrado e doutorado nas áreas de Letras, Linguística e Literatura, e em áreas afins.
Site: http://il.unb.br/
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