Apresentação

A Universidade de Brasília (UnB) foi fundada em 1962 representando vanguarda na educação brasileira. A despeito da forte oposição de muitos, que temiam a agitação representada pela presença de uma universidade na nova capital, a UnB retomava os ideais da extinta Universidade do Distrito Federal (UDF), na década de 1930, velho projeto de Anísio Teixeira na então capital nacional. Seus princípios eram os da autonomia universitária e da articulação profunda entre ensino e pesquisa.

A implementação da Reforma Universitária de 1968, que modernizaria a maioria das universidades brasileiras, mas recuaria a Universidade de Brasília a uma instituição federal de ensino superior como qualquer outra. Na esteira da implementação desta reforma, em 1970, é criado o Instituto de Ciências Exatas, com diversos departamentos, inclusive o de Química. Antes disso, professores de Química apenas ofereciam aulas de sua especialidade para outros cursos da universidade. O incentivo do regime a cursos de ciências exatas e engenharias permitiu a criação de um curso de Química, com habilitações em Bacharelado e Licenciatura. A expansão foi rápida: em 1974, o Departamento de Química já possuía seu mestrado (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2021).

A UnB voltaria a ser vanguarda em fins de 1984, ainda sob a presidência de um militar: a firme oposição da comunidade universitária ao professor indicado pelo regime à reitoria e, meses depois, a democrática eleição de outro docente ao cargo (ALMEIDA, 2005). No Instituto de Ciências Exatas, contudo, a estrutura foi ficando sobrecarregada em razão da expansão da universidade ao longo das décadas de 1970, 1980 e 1990. Isto culminou no desmembramento do Departamento de Química em Instituto de Química, em 1999, seis anos após a criação do curso de Licenciatura em Química. A nova unidade ainda ganharia edifício próprio, inaugurado em 2008, e dois novos cursos de graduação na década de 2010: Química Tecnológica e Engenharia Química (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2021).

Quanto ao curso de Química, a UnB oferta habilitação em licenciatura na modalidade presencial desde a década de 1960. No entanto, somente em 1993 a Licenciatura em Química na UnB ganhou fluxo, ingresso e identidade independentes e distintas da habilitação em bacharelado (BAPTISTA et al., 2014). A criação do Instituto de Química (IQ) e a formalização de uma Divisão de Ensino de Química (DEQ) dentro do mesmo contribuíram para o fortalecimento institucional da já desenvolvida área de pesquisa em Ensino de Química na UnB, o que trouxe como consequência a consolidação de um forte e produtivo grupo universitário empenhado na melhoria das condições de formação inicial e continuada dos professores de Química, não somente da região do Distrito Federal e Entorno, mas de todo o Brasil.

Coordenação do Programa: EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI

Telefone/Ramal: (61) 98217-1081

E-mail: eldcquimica@gmail.com

Título do Profissional: Licenciado Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www.iq.unb.br
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 27/02/2025 - 05/03/2025 · Matrícula para o período 2025.1.
  • 24/03/2025 · Início do período letivo 2025.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app25.sigaa25