Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2025
Dissertações
1
  • RODRIGO ILDSON LIMA FERNANDES
  • DA SENSIBILIZAÇÃO À PROTEÇÃO: APLICAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, UM ESTUDO DE CASO NA UNB.

  • Orientador : ALEXANDRE KEHRIG VERONESE AGUIAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE KEHRIG VERONESE AGUIAR
  • FERNANDA DE CARVALHO LAGE
  • LILIANE CAMPOS MACHADO
  • JOSÉ BRANT DE CAMPOS
  • Data: 21/01/2025

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo propõe um Programa de Sensibilização em Segurança da Informação com o objetivo de fortalecer a compreensão e adesão dos servidores técnico-administrativos e docentes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) à Política de Segurança da Informação e Comunicação (PoSIC). A pesquisa aborda duas questões centrais: qual o nível de maturidade e conhecimento dos servidores em relação às políticas de segurança da UnB e como a integração de estratégias de sensibilização em segurança da informação com soluções tecnológicas pode melhorar a adesão e a eficácia dessas políticas em instituições de ensino superior. A metodologia envolveu questionários e entrevistas que revelaram lacunas significativas no conhecimento e na aplicação das políticas de segurança, demonstrando a necessidade de uma abordagem mais estruturada e educativa. A proposta do programa visa mitigar essas deficiências e promover uma cultura de segurança mais alinhada aos normativos institucionais. Os resultados indicam que a implementação eficaz do Programa de Sensibilização em Segurança da Informação pode melhorar a resiliência institucional, além de criar um ambiente mais seguro para enfrentar as ameaças cibernéticas. As estratégias propostas, baseadas em análises temáticas e estatísticas, oferecem soluções práticas e contínuas para aprimorar a gestão da segurança da informação. Este estudo oferece diretrizes claras para a transformação da cultura de segurança, sendo especialmente relevante para gestores de instituições educacionais que buscam integrar soluções tecnológicas e comportamentais na proteção de seus dados sensíveis.


  • Mostrar Abstract
  • This study proposes an Information Security Awareness Program aimed at enhancing the understanding and adherence of the administrative and academic staff at the Faculdade de Educação at the Universidade de Brasília (UnB) to the university's Information and Communication Security Policy (PoSIC). The research addresses two central questions: what is the level of maturity and knowledge of staff regarding the security policies at UnB and, how can the integration of awareness strategies with technological solutions improve both the adherence to and effectiveness of these security policies in higher education institutions. The methodology involved the use of questionnaires and interviews, which revealed significant gaps in the knowledge and application of security policies, highlighting the need for a more structured and educational approach. The proposed program aims to address these deficiencies, fostering a security culture more aligned with institutional regulations. The findings suggest that the effective implementation of the Information Security Awareness Program can enhance institutional resilience while creating a safer environment to face current cyber threats. The proposed strategies, based on thematic and statistical analyses, offer practical and continuous solutions for improving information security management. This study provides clear guidelines for transforming the security culture, making it particularly relevant for educational institution managers seeking to integrate technological and behavioral solutions to protect sensitive data and ensure the integrity of academic and administrative processes.

2
  • JESSICA NOGUEIRA DE OLIVEIRA
  • QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO FATOR DE MITIGAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS

  • Orientador : LUDMILA DE MELO SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUDMILA DE MELO SOUZA
  • EDUARDO BONA SAFE DE MATOS
  • RODRIGO REZENDE FERREIRA
  • JOAQUIM RUBENS FONTES FILHO
  • Data: 14/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um campo de estudo que busca compreender os
    diversos parâmetros que influenciam a experiência laboral, englobando desde as
    características físicas do ambiente de trabalho até a saúde mental dos servidores. Ambientes
    de trabalho que apresentam insalubridade emocional têm repercussões negativas tanto para o
    desenvolvimento humano quanto para o institucional. Nesse sentido, a implementação de
    uma política de qualidade de vida no trabalho se revela importante para minimizar os
    obstáculos relacionados ao pessoal, para mensurar a satisfação dos servidores e para
    subsidiar na mitigação dos riscos ocupacionais. A pesquisa foi realizada na forma de um
    survey que busca medir a opinião dos servidores sobre os aspectos que compõem a QVT.
    Para a coleta de dados, foi adotado o modelo metodológico de Klein, Pereira e Lemos
    (2019), adaptado de Ferreira (2016). Na análise dos dados, foram empregadas estatísticas
    descritivas e multivariadas, incluindo testes de ANOVA a um fator não paramétrico de
    Kruskal-Wallis. Os resultados obtidos demonstraram uma diferença significativa nas
    percepções dos servidores sobre os aspectos de QVT de acordo com o gênero, cargo,
    ocupação de função de gestor, tempo de serviço na universidade e no serviço público,
    titulação e a faixa etária do respondente. Além disso, os achados da pesquisa fizeram
    associação com outros estudos realizados anteriormente. Esses achados refletem aspectos
    específicos da experiência dos servidores na instituição, servindo como um incentivo para
    novas investigações e ampliando o entendimento sobre a QVT e suas implicações no
    contexto organizacional contemporâneo.


  • Mostrar Abstract
  • Quality of Work Life (QWL) is a field of study that seeks to understand the various
    parameters influencing the work experience, encompassing everything from the physical
    characteristics of the workplace to the mental health of employees. Work environments that
    present emotional hazards have negative repercussions both for human development and for
    the institution. In this sense, implementing a quality of work life policy is important to
    minimize personnel-related obstacles, measure employee satisfaction, and support the
    mitigation of occupational risks. The research was conducted in the form of a survey aimed
    at measuring employees' opinions on the aspects that make up QWL. The data collection
    followed the methodological model of Klein, Pereira, and Lemos (2019), adapted from
    Ferreira (2016). Descriptive and multivariate statistics were used in data analysis, including
    non-parametric Kruskal-Wallis one-way ANOVA tests. The results showed a significant
    difference in employees' perceptions of QWL aspects according to gender, position,
    management role, length of service at the university and in public service, educational
    qualification, and the respondent's age group. Additionally, the research findings were
    associated with other previously conducted studies. These findings reflect specific aspects of
    employees' experience at the institution, serving as an incentive for further investigations
    and expanding the understanding of QWL and its implications in the contemporary
    organizational context.

3
  • PAULA MONTE SERRAT CARVALHO
  • A CONTRIBUIÇÃO DA AUDITORIA INTERNA PARA A GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL PÚBLICA: uma análise da percepção de auditores e gestores

  • Orientador : ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • CLESIA CAMILO PEREIRA
  • MAGDA DE LIMA LUCIO
  • LIA DE AZEVEDO ALMEIDA
  • Data: 19/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • A literatura no campo das Ciências Sociais Aplicadas indica que uma unidade de auditoria interna eficiente contribui para o alcance de melhores níveis de governança da organização de que faz parte. Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com o fim de analisar se as ações da unidade de auditoria interna são percebidas com tendo contribuído para o aperfeiçoamento do nível de governança do STJ. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas e tratamento dos dados com suporte de software de análise de dados qualitativos. A delimitação do escopo da pesquisa foi feita tendo por base o Levantamento de Governança e Gestão Públicas realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que apurou o índice integrado de Governança e Gestão Públicas (iGG) em 2021. Os resultados indicaram que “a unidade de auditoria interna é reconhecida como parte do conjunto de unidades que contribuíram para o resultado alcançado pelo STJ no iGG 2021”. Das entrevistas também foram coletadas sugestões de ações que poderiam ser empreendidas futuramente pela unidade de auditoria interna para melhorar sua contribuição para a governança do tribunal. Na conclusão deste trabalho, recomendou-se: (i) a instituição de um grupo de estudo com o objetivo de elaborar proposta de mudanças nos processos de trabalho; (ii) o desenvolvimento de um sistema para a centralização de informações com a finalidade de reduzir o tempo despendido pelas unidades auditadas na atividade de responder às recomendações e (iii) a elaboração de um projeto de curso de formação profissional que estimule o desenvolvimento de novas habilidades comunicacionais junto ao corpo técnico da auditoria interna. A partir desses dados qualitativos tratados e analisados, formulou-se o Projeto de Ação de Educação denominado "Formação Continuada para Auditores - Comunicação de Alto Desempenho", com o objetivo de atender a uma demanda das áreas interessadas identificada nesta pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • The literature in the field of Applied Social Sciences indicates that an efficient internal audit unit contributes to achieving better levels of governance within the organization it is part of. This paper presents the research carried out within the scope of the Superior Court of Justice (STJ) with the aim of analyzing whether the actions of the internal audit unit are perceived as having contributed to the improvement of the level of governance of the STJ. To this end, a case study was carried out, involving data collection through interviews and data processing supported by qualitative data analysis software. The scope of the research was defined based on the Public Governance and Management Survey conducted by the Tribunal de Contas da União (TCU), which assessed the integrated Public Governance and Management Index (iGG) in 2021. The results indicated that “the internal audit unit is recognized as part of the set of units that contributed to the result achieved by the STJ in the iGG 2021.” Suggestions for actions that could be undertaken in the future by the internal audit unit to enhance its contribution to the court's governance were also collected from the interviews. In conclusion, this work recommended: (i) establishing a study group aimed at developing proposals for changes in work processes; (ii) developing a system for centralizing information to reduce the time spent by audited units in responding to recommendations; and (iii) creating a professional training course project to encourage the development of new communication skills among the technical staff of internal audit. Based on these qualitative data that were processed and analyzed, an Education Action Project named "Continuous Training for Auditors - High-Performance Communication" was formulated, aimed at addressing a demand from interested areas identified in this research.

4
  • PRISCILA MOREIRA CARVALHO COSTA RAMOS
  • INSTRUMENTOS DE ACESSIBILIDADE NO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA: UMA ANÁLISE SOBRE A COMUNICAÇÃO PÚBLICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

  • Orientador : BEATRIZ FATIMA MORGAN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BEATRIZ FATIMA MORGAN
  • DANIEL PITANGUEIRA DE AVELINO
  • DANILO ROTHBERG
  • LUDMILA DE MELO SOUZA
  • Data: 21/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho investiga os mecanismos de comunicação pública do Superior Tribunal de Justiça (STJ) direcionados a pessoas com deficiência (PcD) acerca dos instrumentos de acessibilidade implementados neste órgão judicial, estruturando-se em duas partes interligadas: uma análise acadêmica e um produto técnico-tecnológico. O estudo responde à problemática: "Como o STJ comunica a existência de instrumentos de acessibilidade para que o público-alvo tenha conhecimento e acesso a essas iniciativas?", fundamentando-se em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, análise documental e entrevistas semiestruturadas com servidores de cinco unidades administrativas do Tribunal. A pesquisa identificou que, embora o STJ tenha implementado avanços significativos em acessibilidade, persistem quatro lacunas críticas atinentes à comunicação pública: 1) ausência de ferramentas para registro e monitoramento de uso, impossibilitando mensurar a utilização efetiva dos recursos; 2) desconexão entre participação inicial e engajamento contínuo, evidenciada pela participação de PcD na fase de implementação de ações públicas de acessibilidade no STJ sem posterior utilização dos instrumentos; 3) comunicação predominantemente unidirecional e não segmentada, limitada à divulgação via canais institucionais, resultando em informações técnicas não adaptadas às necessidades específicas; e 4) ausência de canais estruturados para feedback, criando uma desconexão institucional que contraria princípios fundamentais de democracia participativa. Como solução estratégica, propõe-se o 1º Fórum Interativo de Acessibilidade e Comunicação do STJ, evento anual para estabelecer diálogo efetivo entre o Tribunal e as PcD, visando substituir abordagens unidirecionais por processos dialógicos que garantam participação e engajamento. O estudo enfrentou limitações como a ausência de métricas de uso, escopo geográfico restrito e temporalidade (até 2024), mas oferece contribuições teóricas ao demonstrar a necessidade de alinhar a comunicação pública a modelos bidirecionais e inclusivos, superando o paradigma da mera divulgação. A contribuição prática materializa-se em um modelo replicável para instituições públicas, integrando teoria e ação para transformar políticas em inclusão efetiva.


  • Mostrar Abstract
  • This paper investigates the public communication mechanisms of the Superior Court of Justice (STJ) aimed at people with disabilities (PwD) regarding the accessibility instruments implemented in this judicial body, structured in two interconnected parts: an academic analysis and a technical-technological product. The study answers the question: "How does the STJ communicate the existence of accessibility instruments so that the target audience has knowledge and access to these initiatives?", based on qualitative research with a case study approach, document analysis and semi-structured interviews with employees of five administrative units of the Court. The research identified that, although the STJ has implemented significant advances in accessibility, four critical gaps persist regarding public communication: 1) lack of tools for recording and monitoring use, making it impossible to measure the effective use of resources; 2) disconnection between initial participation and ongoing engagement, evidenced by the participation of PwD in the implementation phase of public accessibility actions in the STJ without subsequent use of the instruments; 3) predominantly unidirectional and non-segmented communication, limited to dissemination via institutional channels, resulting in technical information not adapted to specific needs; and 4) lack of structured channels for feedback, creating an institutional disconnect that goes against fundamental principles of participatory democracy. As a strategic solution, the 1st Interactive Forum on Accessibility and Communication of the STJ is proposed, an annual event to establish an effective dialogue between the Court and PwD, aiming to replace unidirectional approaches with dialogical processes that guarantee participation and engagement. The study faced limitations such as the lack of usage metrics, restricted geographic scope and temporality (until 2024), but offers theoretical contributions by demonstrating the need to align public communication with bidirectional and inclusive models, overcoming the paradigm of mere dissemination. The practical contribution materializes in a replicable model for public institutions, integrating theory and action to transform policies into effective inclusion.

5
  • RAÍSSA SABACK MALTEZ GURGEL
  • O PLANO NACIONAL DA POLÍTICA JUDICIÁRIA DE RESOLUÇÃO ADEQUADA DAS DEMANDAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE – um estudo sobre a implementação da diretriz de fomento da mediação e da conciliação.

  • Orientador : ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • MAGDA DE LIMA LUCIO
  • SUZANA GILIOLI DA COSTA NUNES
  • Data: 24/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo aborda a governança colaborativa no contexto da judicialização da saúde no Brasil, destacando o diálogo interinstitucional como ferramenta estratégica para a promoção de soluções consensuais nas demandas de assistência à saúde. O objetivo da pesquisa é identificar como vem sendo cumprido o Plano Nacional da Política Judiciária de Resolução Adequada das Demandas de Assistência à Saúde, instituído pela Resolução CNJ n. 530/2023, com ênfase na implementação da diretriz de fomento à mediação e à conciliação, tanto no âmbito processual quanto pré-processual. Inicialmente, são discutidos o contexto histórico do direito à saúde no Brasil, evidenciando um paradoxo institucional em que as deficiências no acesso às políticas públicas impulsionam a judicialização, o que, por sua vez, gera impactos financeiros e que podem prejudicar a gestão da saúde pública e da saúde suplementar. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva da governança colaborativa, demonstrando a existência de modelo institucionalizado que privilegia a interação entre os diversos atores na construção de soluções estruturais e sustentáveis na seara da garantia do direito de acesso à saúde. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito autoridades que participam do processo de implementação do Plano Nacional, entre membros de Comitês Estaduais de cinco estados – São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Bahia –, além de membro do CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do Fonajus. Para análise dos dados, foi utilizada como técnica a Análise de Conteúdo de Bardin e, como resultados da análise, identificou-se duas categorias: (1) "Fatores facilitadores da implementação"; e (2) "Fatores dificultadores da implementação". Compreende-se, a partir dos dados analisados, que a política pública em análise possui avançado progresso de implementação, com engajamento dos atores envolvidos e verdadeira mudança no paradigma da gestão públicas das políticas em saúde, pública ou suplementar, promovendo sendo de interdependência entre os atores envolvidos e que as soluções mais efetivas dependem de um processo colaborativo para serem alcançadas. Os resultados buscam contribuir para o aperfeiçoamento da governança na resolução das demandas de saúde, promovendo maior eficiência e sustentabilidade no sistema público e suplementar, com reflexos positivos na gestão e na garantia do direito à saúde no Brasil.


  • Mostrar Abstract
  • This study addresses collaborative governance in the context of health-related litigation in Brazil, highlighting interinstitutional dialogue as a strategic tool for promoting consensual solutions to healthcare assistance demands. The research aims to identify how the National Plan of the Judiciary Policy for the Adequate Resolution of Healthcare Assistance Demands, established by CNJ Resolution No. 530/2023, has been implemented, with an emphasis on fostering mediation and conciliation in both procedural and pre-procedural contexts. Initially, the study discusses the historical background of the right to health in Brazil, revealing an institutional paradox in which deficiencies in access to public policies drive judicialization, generating financial impacts that may hinder the management of both public and supplementary healthcare systems. The research is based on the perspective of collaborative governance, demonstrating the existence of an institutionalized model that prioritizes interaction among various stakeholders in constructing structural and sustainable solutions to ensure access to healthcare. Semi-structured interviews were conducted with eight authorities involved in implementing the National Plan, including members of State Committees from five states— São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rondônia, and Bahia—as well as a representative from CONASEMS (National Council of Municipal Health Departments) and FONAJUS. Data analysis was performed using Bardin's Content Analysis technique, resulting in the identification of two categories: (1) "Facilitating Factors of Implementation" and (2) "Challenges to Implementation." Based on the analyzed data, it is understood that the public policy under review has made significant progress in implementation, with active engagement from stakeholders and a real shift in the public management paradigm of health policies—both public and supplementary—promoting a sense of interdependence among the involved actors. The findings aim to contribute to the improvement of governance in resolving healthcare demands, enhancing efficiency and sustainability in both public and supplementary health systems, with positive effects on management and the protection of the right to health in Brazil.

6
  • PAULO TIBÉRIO MURADAS BULHÕES
  • Avaliando o Balcão Virtual do STJ como fonte de valor público

  • Orientador : CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • MONTGOMERY WELLINGTON MUNIZ
  • Data: 25/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • Criação de valor público é a razão da existência de serviços públicos. Governos que falham em dar retorno adequado à sociedade (como contrapartida aos impostos pagos) têm dificuldade em se manter no poder. E, no Poder Judiciário, não é diferente — há uma grande pressão para se manter a produtividade, que é uma das mais altas do mundo1 , e justificar o gasto de 1,6% do PIB empregado no Judiciário2 . Diante desse contexto, os dados de atendimento do Balcão Virtual do Superior Tribunal de Justiça (STJ) são analisados a fim de se encontrar evidências de criação de valor público para o Tribunal e derivar informações que orientem a tomada de decisão baseada em evidências para aprimorar a geração de valor para o STJ. A abordagem desta pesquisa é a análise quantitativa dos registros de atendimento e das informações correlatas do Balcão Virtual. A finalidade é comparar com os componentes do modelo de qualidade de serviço o valor percebido e a intenção de uso continuado (Li; Shang, 2020) de acordo com as abordagens de uso continuado de sucesso de sistemas de informação (DeLone; McLean, 1992) e do modelo cadeia meio-fim (Gutman, 1982) (Zeithaml, 1988). Após a análise dos dados, encontraram-se indicações de que o Balcão Virtual gera valor público para o STJ pela intenção de uso continuado, evidenciado pela crescente demanda do serviço, aliado à avaliação positiva dos usuários. A comparação dos dados existentes com os elementos do modelo também serve como ferramenta de gestão, apontando lacunas nas informações de acompanhamento do serviço como oportunidades de melhoria. Os resultados dessa pesquisa sugerem a expansão de serviço de Balcão Virtual para os outros setores do Tribunal ainda não contemplados com essa modalidade de acesso.


  • Mostrar Abstract
  • Creation of public value is the reason for the existence of public services. Governments that fail to provide adequate returns to society (as a counterpart to the taxes paid) struggle to stay in power. The same applies to the Judiciary — there is significant pressure to maintain productivity, which is among the highest in the world, and to justify the expenditure of 1.6% of GDP allocated to the Judiciary. In this context, data from the Virtual Desk of the Superior Court of Justice (STJ) is analyzed to find evidence of public value creation for the Court and to derive information that guides evidence-based decision-making to enhance value generation for the STJ. The research approach involves quantitative analysis of service records and correlated information from the Virtual Desk. The aim is to compare these with components of the service quality model, perceived value, and the intention for continued use by Li and Shang (Li; Shang, 2020), which is based on the information systems success model (DeLone; McLean, 1992) and the means-end chain model (Gutman, 1982) (Zeithaml, 1988). Data analysis revealed indications that the Virtual Desk creates public value for the STJ through the intention for continued use, evidenced by the growing demand for the service, coupled with positive user evaluations. The comparison of existing data with model elements also serves as a management tool, highlighting gaps in service monitoring information as opportunities for improvement. The results of this research suggest expanding the Virtual Desk service to other sectors of the Court that are not yet included in this access modality.

7
  • DJACY LOPES DO NASCIMENTO JUNIOR
  • Utilização de Redes Neurais para Previsão da Duração de Tramitação de Processos Judiciais no Superior Tribunal De Justiça (STJ)

  • Orientador : SERGIO RICARDO MIRANDA NAZARE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • EDUARDO TADEU VIEIRA
  • MONTGOMERY WELLINGTON MUNIZ
  • SERGIO RICARDO MIRANDA NAZARE
  • Data: 26/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • A morosidade na tramitação dos processos judiciais representa um desafio significativo para o Poder Judiciário brasileiro, impactando negativamente a eficiência institucional e a percepção pública sobre a justiça. Este estudo teve por objetivo desenvolver e validar um modelo preditivo baseado em redes neurais artificiais, especificamente Multi-Layer Perceptron (MLP), visando aprimorar a precisão na previsão do tempo integral de tramitação dos processos judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Utilizou-se uma metodologia quantitativa exploratória e explicativa, com destaque para técnicas avançadas de aprendizado de máquina e otimização de hiperparâmetros por RandomizedSearchCV. A base de dados analisada foi extraída do Painel Justiça em Números, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), abrangendo mais de 600 mil processos baixados pelo STJ entre janeiro de 2023 e junho de 2024. O algoritmo apresentou resultados significativos, com coeficiente de determinação (R²) de 0,9243 e erro absoluto médio (MAE) de 71 dias. Adicionalmente, a análise de SHapley Additive exPlanations (SHAP Values) identificou o "Órgão Julgador" como a variável mais influente na previsão da duração dos processos, demonstrando sua relevância no contexto estudado. Como contribuição prática, o modelo desenvolvido pode ser integrado ao sistema de gestão processual do STJ, otimizando a alocação estratégica de recursos e proporcionando intervenções antecipadas em casos potencialmente morosos. Este estudo amplia o campo acadêmico sobre aplicações de inteligência artificial no Judiciário.


  • Mostrar Abstract
  • The slowness in judicial proceedings represents a critical challenge for the Brazilian Judiciary, negatively impacting operational efficiency and public perception of justice. This study aimed to develop and validate a predictive model using artificial neural networks, specifically the Multi-Layer Perceptron (MLP), to enhance the accuracy in predicting the overall processing duration of judicial cases at the Superior Tribunal de Justiça (STJ). A quantitative exploratory and explanatory methodology was applied, emphasizing advanced machine learning techniques, including RandomizedSearchCV for hyperparameter optimization. The dataset comprised over 600,000 judicial cases completed by the STJ from January 2023 to June 2024, extracted from the National Justice Council's (CNJ) "Justice in Numbers" panel. The developed algorithm demonstrated high predictive performance, achieving a determination coefficient (R²) of 0.9243 and a Mean Absolute Error (MAE) of 71 days. Additionally, the SHapley Additive exPlanations (SHAP Values) analysis identified "Judging Body" (Órgão Julgador) as the most influential variable affecting case duration predictions. Practically, this model can be integrated into the STJ's case management system, enabling strategic resource optimization and proactive management of lengthy judicial processes. Academically, this research contributes to expanding knowledge on artificial intelligence applications in the Judiciary.

8
  • SILVANA DE CASTRO ARAÚJO MOREIRA
  • INTEGRIDADE PÚBLICA E PROCESSO SELETIVO PARA CARGOS DE GESTÃO: um estudo no Superior Tribunal de Justiça

  • Orientador : ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • MAGDA DE LIMA LUCIO
  • SUZANA GILIOLI DA COSTA NUNES
  • Data: 27/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • A integridade pública se destaca como um pilar fundamental da administração pública, formando a base para práticas éticas e transparentes que sustentam a confiança que os cidadãos depositam no governo e suas instituições. Considerando a importância da liderança para a promoção da integridade, este estudo examinou a aplicabilidade dos elementos da integridade pública, definidos pelo Conselho Nacional da Justiça, nos processos de seleção para cargos de gestão no Superior Tribunal de Justiça, a partir da perspectiva dos servidores. Adotou-se o conceito de integridade pública definido pela OCDE e recepcionado pelo CNJ como o “alinhamento consistente e adesão a valores, princípios e normas éticas que priorizam o interesse público sobre interesses privados”. A metodologia de pesquisa predominantemente quantitativa, analisou os dados coletados por questionário, os quais foram examinados por meio de estatística descritiva e análise de dados categóricos, para identificar interações e dependências entre as variáveis do estudo. O resultado revelou as percepções dos servidores sobre os elementos investigados. Na transparência, a percepção foi majoritariamente negativa, sobretudo na condução das seleções, influenciada pelo tempo de serviço e pela área de atuação dos servidores. As percepções sobre meritocracia e profissionalismo mostram desconfiança nos processos seletivos, devido à falta de clareza nos critérios e à desvalorização do mérito, influenciadas pelos cargos dos servidores. Em compliance, predominam percepções negativas ou desconhecimento sobre os temas nas diversas áreas de atuação. A vedação ao nepotismo foi bem avaliada, reconhecendo que há verificação dos impedimentos legais antes da nomeação dos gestores. Sobre a renovação das lideranças, constatou-se pouca rotatividade nos cargos estratégicos, sugerindo adoção de políticas que incentivem a renovação para mitigar os riscos da permanência prolongada. Os resultados indicam que, embora o STJ tenha mecanismos de governança consolidados, a percepção de integridade nos processos de seleção para gestores carece de adequações. Assim, o produto técnico-tecnológico proposto tem como objetivo capacitar servidores na implementação de um programa de integridade pública direcionado ao processo de seleção de gestores. Alinhado à Resolução CNJ nº 410/2021 e a padrões internacionais, o programa utilizará a metodologia de design thinking para estimular a criatividade e a colaboração na construção de um sistema de integridade específico para o STJ.


  • Mostrar Abstract
  • Public integrity stands out as a fundamental pillar of public administration, forming the foundation for ethical and transparent practices that sustain the trust citizens place in the government and its institutions. Considering the importance of leadership in promoting integrity, this study examined the applicability of public integrity elements, defined by the National Justice Council, in the selection processes for management positions at the Superior Court of Justice, from the perspective of the employees. The concept of public integrity adopted was defined by the OECD and embraced by the CNJ as the “consistent alignment and adherence to values, principles, and ethical standards that prioritize the public interest over private interests.” Predominantly quantitative research methodology was used, analyzing data collected through questionnaires, which were examined using descriptive statistics and categorical data analysis to identify interactions and dependencies between study variables. The results revealed employees' perceptions of the investigated elements. Regarding transparency, the perception was mainly negative, especially in conducting selections, influenced by employees' years of service and their area of operation. Perceptions of meritocracy and professionalism showed distrust in the selection processes, due to a lack of clarity in criteria and the devaluation of merit, influenced by employees' positions. In terms of compliance, negative perceptions or lack of knowledge about the topics prevailed across various areas of operation. The prohibition of nepotism was well evaluated, acknowledging that legal impediments are checked before appointing managers. Regarding leadership renewal, there was little turnover in strategic positions, suggesting the adoption of policies that encourage renewal to mitigate the risks of prolonged tenure. The results indicate that, although the STJ has established governance mechanisms, the perception of integrity in selection processes for managers requires adjustments. Thus, the proposed technical-technological product aims to train employees in implementing a public integrity program directed at the manager selection process. Aligned with CNJ Resolution No. 410/2021 and international standards, the program will use the design thinking methodology to foster creativity and collaboration in building a specific integrity system for the STJ.

9
  • VALÉRIA FERRAZ GUIMARÃES
  • Participação Democrática Digital e a Instituição de Conselhos de Usuários no Poder Judiciário

  • Orientador : CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • DORIANA DAROIT
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • MONTGOMERY WELLINGTON MUNIZ
  • Data: 27/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa propõe discutir a participação democrática digital nas ouvidorias judiciais, analisando os desafios das interfaces entre sociedade e Estado diante do aumento de ferramentas digitais de participação nos últimos anos. Destacam-se as Leis de Defesa do Usuário (Lei n.º 13.460/2017) e do Governo Digital (Lei n.º 14.129/2021), que promovem inovação e ampliam a participação cidadã. A investigação aborda questões como o engajamento dos cidadãos, a aceitação de suas demandas pela alta administração e a operacionalização desse espaço de debates e interesses públicos, usando como bases teóricas as transversalidades das interfaces socioestatais e a democracia participativa. A instituição de conselhos de usuários nas ouvidorias judiciais é sugerida como uma estratégia para fortalecer a relação entre cidadãos e instituições, por meio de uma comunicação dialógica. A metodologia da pesquisa incluiu abordagens quantitativas e qualitativas, além da aplicação prática dos resultados por meio da criação de instrumentos de intervenção


  • Mostrar Abstract
  • The research proposes a discussion on digital democratic participation in judicial ombudsman offices, analyzing the challenges of the interfaces between society and the State in the context of the proliferation of digital participation tools in recent years. The highlights include the User Defense Law (Law No. 13,460/2017) and the Digital Government Law (Law No. 14,129/2021), which promote innovation and expand citizen participation. The investigation addresses issues such as citizen engagement, the acceptance of their demands by senior management, and the operation of this space for public debates and interests, using the cross-cutting nature of sociostate interfaces and participation democracy as theoretical foundations. The establishment of user councils in judicial ombudsman offices is suggested as a strategy to strengthen the relationship between citizens and institutions through dialogic communication. The research methodology included both quantitative and qualitative approaches, as well as the practical application of results through the development of intervention tools.

10
  • CLAUDIO FERREIRA DE LIMA
  • A eficácia dos incentivos no aumento de produtividade: um estudo sobre a percepção de servidores dos gabinetes de Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

  • Orientador : CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • ANTÔNIO PEDRO FERREIRA DA SILVA
  • Data: 27/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • Os incentivos são elementos motivadores fundamentais para impulsionar a produtividade nas organizações, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), especialmente nos gabinetes dos Ministros. Considerando as peculiaridades da gestão de cada gabinete, este estudo mostra-se relevante ao investigar a percepção dos coordenadores sobre a eficácia dos incentivos empregados para promover a produtividade e eficiência no desempenho das atividades dos servidores. Em termos específicos, busca-se responder se os incentivos, enquanto mecanismos de motivação, podem efetivamente resultar em aumento importante de produtividade nos gabinetes. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória, complementada por entrevistas semiestruturadas com uma amostra representativa dos gabinetes de Ministros do STJ. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, identificando-se padrões e temas emergentes nas percepções dos entrevistados quanto aos incentivos e seus efeitos sobre os ganhos de produtividade. Os resultados forneceram insights valiosos sobre a eficácia dos incentivos implementados nos gabinetes de Ministros do STJ. Observou-se que práticas como o teletrabalho têm um impacto perceptível no aumento da produtividade. A partir dessas conclusões, elaborou-se uma proposta de intervenção destinada a disseminar entre os gabinetes os principais achados sobre incentivos e sistemas de motivação, contribuindo para o fortalecimento do funcionamento do Tribunal e para a otimização de sua atuação no sistema judiciário brasileiro.


  • Mostrar Abstract
  • Incentives are fundamental motivating elements to boost productivity in organizations, including the Superior Court of Justice (STJ), especially in Ministers' offices. Considering the peculiarities of the management of each office, this study is relevant when investigating the coordinators' perception of the effectiveness of the incentives used to promote productivity and efficiency in the performance of civil servants' activities. In specific terms, we seek to answer whether incentives, as motivation mechanisms, can effectively result in a significant increase in productivity in offices. To achieve this objective, an exploratory bibliographical research was carried out, complemented by semi-structured interviews with a representative sample of the STJ Ministers' offices. The interviews were analyzed using the content analysis technique, identifying patterns and emerging themes in the interviewees' perceptions regarding incentives and their effects on productivity gains. The results provided valuable insights into the effectiveness of the incentives implemented in the STJ Ministers' offices. It was observed that practices such as teleworking have a noticeable impact on increasing productivity. Based on these conclusions, an intervention proposal was prepared to disseminate the main findings on incentives and motivation systems among the offices, contributing to strengthening the functioning of the Court and optimizing its performance in the Brazilian judicial system.

11
  • MARCELO CAMPELO NORONHA
  • DIMENSIONAMENTO E ALOCAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO: Um estudo de caso no SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

  • Orientador : ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • MAGDA DE LIMA LUCIO
  • SUZANA GILIOLI DA COSTA NUNES
  • Data: 31/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • A bibliografia sobre os diversos modelos de dimensionamento da força de trabalho aponta para uma prática que induz a organização a possuir um número convergente de colaboradores, com habilidades certas e suficientes para atender as demandas operacionais e estratégicas específicas, figurando como essencial na gestão de recursos humanos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral a análise do modelo de dimensionamento e alocação da Força de Trabalho adotado pelo Superior Tribunal de Justiça a partir dos relatos de agentes da instituição. Adotando-se metodologia qualitativa, foi realizado um estudo de caso junto a oito servidores do tribunal por meio de entrevistas semiestruturadas. De acordo com os resultados a política de alocação de pessoas já se encontra-se consolidada, inclusive tendo estrutura organizacional específica, embora tenha sido considerada em estágio de desenvovimento, ainda a ser mais bem desenvolvida; já o dimensionamento de força de trabalho encontra-se em estágio mais incipiente, ocorrendo de forma não tão vinculada a diversos outros processos macroorganizacionais. Ainda de acordo com os resultados, alguns problemas foram sinalizados, em especial o sentimento de deficiência no suporte organizacional ofertado pelos gestores responsáveis, e a ausência de ações tempestivas para alocação de servidores, respectivamente. Em conclusão, ações foram recomendadas por participantes da pesquisa, como maior integração entre alocação de pessoas e planejamento institucional; maior celeridade do processo alocativo; melhor aproveitamento de talentos e competências na produção das políticas; utilização mais acentuada de incentivos específicos para a alocação de pessoas; maior participação e formalização institucional; maior capacitação de gestores para o processo alocativo; maior intercâmbio com outras ferramentas organizacionais e até incentivo à terceirização. O estudo culminou em relatório técnico de consultoria em que estão concentradas as principais informações e são resumidas as contribuições mais destacadas, inclusive com ferramentas e exemplos correspondentes.


  • Mostrar Abstract
  • The literature on the various workforce sizing models points to a practice that induces the organization to have a convergent number of employees, with the right and sufficient skills to meet specific operational and strategic demands, figuring as essential in human resources management. Thus, the general objective of this research was to analyze the workforce sizing and allocation model adopted by the Superior Court of Justice based on reports from agents of the institution. Adopting a qualitative methodology, a case study was conducted with eight court employees through semi-structured interviews. According to the results, the personnel allocation policy is already consolidated, including having a specific organizational structure, although it was considered to be in a development stage, still to be better developed; workforce sizing is in a more incipient stage, occurring in a way that is not so linked to several other macro-organizational processes. According to the results, some problems were also highlighted, especially the feeling of lack of organizational support provided by the managers in charge, and the lack of timely actions for staff allocation, respectively. In conclusion, actions were recommended by the research participants, such as greater integration between staff allocation and institutional planning; greater speed in the allocation process; better use of talents and skills in the production of policies; greater use of specific incentives for staff allocation; greater institutional participation and formalization; greater training of managers for the allocation process; greater exchange with other organizational tools and even incentives for outsourcing. The study culminated in a technical consultancy report in which the main information is concentrated and the most notable contributions are summarized, including corresponding tools and examples.

12
  • WELTOM ALVES DE CARVALHO
  • Inspir@ – O ambiente virtual de inovação do Superior Tribunal de Justiça

  • Orientador : CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • MONTGOMERY WELLINGTON MUNIZ
  • SIVALDO PEREIRA DA SILVA
  • Data: 31/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo explora como ampliar a cultura de inovação no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O Poder Judiciário é um dos firmamentos do regime democrático e deve, entre outros afazeres, garantir de forma mais efetiva a participação de seus colaboradores no processo de inovação. Para isso, propõe-se a criação de um ambiente virtual inovador para não só fortalecer a cultura de inovação como também aprimorar a colaboração entre os servidores, especialmente aqueles em regime de teletrabalho. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário virtual e da Oficina de Inovação, que forneceram os subsídios necessários para a formulação da proposta. A metodologia adotada combinou análise documental, entrevistas com especialistas e segmentação das sugestões obtidas. Os resultados indicam que a implementação desse espaço colaborativo pode otimizar processos, facilitar o compartilhamento de conhecimento e ampliar a participação dos servidores no desenvolvimento de soluções inovadoras. A proposta destaca ainda a importância da avaliação contínua do ambiente, com base em indicadores de eficiência, satisfação dos usuários e aderência aos padrões institucionais. Sob o ponto de vista institucional, o trabalho contribui para ponderações sobre transparência e interação entre servidores e público externo, estabelecimento de diagnóstico, espaço de cocriação e ampliação das dinâmicas de cooperação, independentemente da sua territorialidade. Foi verificado, ainda, as referências na doutrina, a análise documental e observações para fundamentar o resultado e buscar maior validação e concretude para a pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • This study explores how to expand the culture of innovation within the Superior Court of Justice (STJ). The Judiciary is one of the foundations of the democratic regime and must, among other tasks, ensure more effective participation of its employees in the innovation process. To this end, we propose the creation of an innovative virtual environment to not only strengthen the culture of innovation but also improve collaboration among employees, especially those working remotely. The research was conducted through a virtual questionnaire and the Innovation Workshop, which provided the necessary support for formulating the proposal. The methodology adopted combined document analysis, interviews with experts and segmentation of the suggestions obtained. The results indicate that the implementation of this collaborative space can optimize processes, facilitate knowledge sharing and increase the participation of employees in the development of innovative solutions. The proposal also highlights the importance of continuous evaluation of the environment, based on indicators of efficiency, user satisfaction and adherence to institutional standards. From an institutional point of view, the work contributes to considerations on transparency and interaction between civil servants and the external public, establishment of a diagnosis, space for co-creation and expansion of cooperation dynamics, regardless of their territoriality. References in the doctrine, documentary analysis and observations were also verified to substantiate the result and seek greater validation and concreteness for the research.

13
  • MARCO ALEXANDRE DA SILVA
  • DETERMINATION OF AUDITABLE AND COMPARIABLE COSTS IN THE BRAZILIAN PUBLIC SECTOR: PROPOSAL FOR IMPLEMENTATION OF THE COST MANAGEMENT INFORMATION SYSTEM APPLIED TO THE PUBLIC SECTOR (SICGESP) AT THE NATIONAL SCHOOL FOR TRAINING AND IMPROVEMENT OF JUDGES (ENFAM)

  • Orientador : JOSE MARILSON MARTINS DANTAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS RENATO THEÓPHILO
  • CLESIA CAMILO PEREIRA
  • JOSE MARILSON MARTINS DANTAS
  • KRISLEY MENDES
  • Data: 31/03/2025

  • Mostrar Resumo

  • A implementação de uma metodologia de custos no setor público é uma exigência normativa e uma estratégia para o aprimoramento da governança, da accountability e da tomada de decisão baseada em evidências. No entanto, persistem desafios quanto à padronização, auditabilidade e aplicabilidade prática dessas metodologias. Este trabalho propõe e analisa a aplicação do Sistema de Informação de Gestão de Custos Aplicado ao Setor Público (SICGESP) na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), como alternativa viável, replicável e ajustada às especificidades do setor público. A pesquisa, de natureza aplicada, adota abordagem qualitativa e estudo de caso, com simulações baseadas em dados reais da ENFAM, extraídos do Tesouro Gerencial. A adoção do SICGESP demonstrou potencial para integrar dados contábeis à gestão, fortalecer a transparência, subsidiar a formulação de políticas públicas e estimular a autonomia responsável das unidades administrativas. O estudo evidencia ainda a contribuição do SICGESP para o Relatório de Evidências Auditáveis de Governança e Sustentabilidade Econômica de Custos Comparáveis (REAGBr), voltado à padronização e comparabilidade nacional dos custos públicos. Como produtos técnico-tecnológicos, foram elaborados: (i) minuta de resolução para institucionalização da metodologia; (ii) manual de implantação e uso do SICGESP; e (iii) guia prático para geração de relatórios no Tesouro Gerencial. Os resultados confirmam a viabilidade técnica e operacional da proposta, contribuindo para a construção de um modelo de gestão de custos auditáveis e comparáveis no setor público brasileiro.


  • Mostrar Abstract
  • The implementation of a cost accounting methodology in the public sector is both a regulatory requirement and a strategic tool to improve governance, accountability, and evidence-based decision-making. However, challenges remain regarding standardization, auditability, and practical applicability of these methodologies. This study proposes and analyzes the application of the Public Sector Cost Management Information System (SICGESP) at the Brazilian National School for the Training and Improvement of Magistrates (ENFAM) as a viable, replicable, and context-appropriate solution for public institutions. This applied research uses a qualitative case study approach with simulations based on real data extracted from ENFAM’s Treasury Management System. The adoption of SICGESP demonstrated its potential to integrate accounting data into management, enhance transparency, support public policy formulation, and promote responsible autonomy among administrative units. The study also highlights SICGESP’s contribution to the Report of Auditable Evidence on Governance and Economic Sustainability of Comparable Costs (REAGBr), aimed at promoting cost comparability and standardization across the public sector. As technical-technological products, the study delivered: (i) a draft resolution for institutionalization; (ii) a practical manual for SICGESP implementation and use; and (iii) a guide for generating reports through the Treasury Management System. The results confirm the technical and operational feasibility of the proposal, contributing to the development of a model for auditable and comparable cost management in the Brazilian public sector.

14
  • FRANCELY MORETO DOS SANTOS FIDALGO
  • COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: um estudo sobre percepções de TELETRABALHADORES E TRABALHADORES PRESENCIAIS

  • Orientador : ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • MAGDA DE LIMA LUCIO
  • SUZANA GILIOLI DA COSTA NUNES
  • Data: 31/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • O comprometimento organizacional é um vínculo psicológico entre o indivíduo e a organização, refletindo a disposição do servidor em permanecer na instituição e alinhar-se aos seus objetivos. Por outro lado, observa-se que o teletrabalho tem se consolidado como uma modalidade de trabalho relevante no setor público brasileiro, especialmente no contexto do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tornando-se pertinente estudar como essa modalidade influencia o vínculo dos servidores com a instituição. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo geral identificar se o contexto de teletrabalho contribui para o nível de comprometimento de servidores do Superior Tribunal de Justiça. Para isso, utilizou-se metodologia quantitativa, tendo como questionário a escala de Meyer, Allen e Smith (1993). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise fatorial confirmatória e pesquisa documental. Os resultados revelaram que o teletrabalho não afeta o nível de comprometimento organizacional dos servidores do STJ, contrariando assim algumas hipóteses da literatura que sugerem que a falta de presença física poderia enfraquecer os laços entre trabalhadores e organização. Os dados indicaram que os servidores que atuam remotamente demonstram níveis de comprometimento similares aos daqueles que trabalham presencialmente, sugerindo que a modalidade de trabalho, por si só, não é um fator determinante para o vínculo organizacional. Como conclusão, teve-se que a implementação de políticas institucionais voltadas para a gestão do teletrabalho pode fortalecer o vínculo dos servidores com a instituição, contribuindo para a eficiência administrativa e o bem-estar dos trabalhadores. Como produto técnico-tecnológico (PTT), o estudo propõe a criação de um Canal de Comunicação Digital para Engajamento dos Servidores Remotos do STJ. Essa plataforma visa fortalecer a cultura organizacional, promovendo a troca de experiências, o relato de dificuldades, o compartilhamento de boas práticas e a proposição de melhorias entre os servidores em teletrabalho.


  • Mostrar Abstract
  • Organizational commitment is a psychological bond between the individual and the organization, reflecting the employee's willingness to remain in the institution and align with its objectives. On the other hand, it is observed that telework has been consolidated as a relevant work modality in the Brazilian public sector, especially in the context of the Superior Court of Justice (STJ), making it pertinent to study how this modality influences the bond between employees and the institution. Given this scenario, this research had as its general objective to identify whether the telework context contributes to the level of commitment of employees of the Superior Court of Justice. To this end, a quantitative methodology was used, using the Meyer, Allen e Smith scale (1993) as a questionnaire. The data were analyzed through descriptive statistics and confirmatory factor analysis and documentary research. The results revealed that telework does not affect the level of organizational commitment of STJ employees, thus contradicting some hypotheses in the literature that suggest that the lack of physical presence could weaken the ties between workers and the organization. The data indicated that employees who work remotely demonstrate similar levels of commitment to those who work in person, suggesting that the work modality, in itself, is not a determining factor for organizational bonds. The conclusion was that the implementation of institutional policies aimed at managing telework can strengthen the bond between employees and the institution, contributing to administrative efficiency and employee well-being. As a technicaltechnological product (PTT), the study proposes the creation of a Digital Communication Channel for Engagement of Remote Employees of the STJ. This platform aims to strengthen the organizational culture, promoting the exchange of experiences, reporting of difficulties, sharing of good practices and proposing improvements among employees working remotely

15
  • HAMILTON BATISTA DE SOUSA SILVA
  • POLARIZAÇÃO POLÍTICA NO CIBERESPAÇO: DESAFIOS À PERCEPÇÃO PÚBLICA DA LEGITIMIDADE DAS DECISÕES JUDICIAIS DO STJ E DO STF

  • Orientador : CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • ALEXANDRE KEHRIG VERONESE AGUIAR
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • MONTGOMERY WELLINGTON MUNIZ
  • Data: 31/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo explora como a opinião pública se manifesta no ambiente digital quanto às decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), com foco em temas de grande repercussão. O Poder Judiciário é uma das bases do regime democrático e possui papel fundamental na proteção dos direitos assegurados aos cidadãos. Em razão disso, é primordial a compreensão dos fatores que influenciam o pensamento coletivo sobre a atuação dos tribunais, pois a percepção de legitimidade da atuação do sistema de justiça é elemento necessário para a confiança dos cidadãos. A relevância científica e social da pesquisa está na compreensão de como as decisões judiciais são interpretadas pelos cidadãos no ambiente digital, bem como na identificação de quais fatores moldam suas percepções. Sob o ponto de vista institucional, o trabalho contribui para reflexões sobre a transparência e a interação entre o Poder Judiciário e a sociedade. Nesse contexto, o objetivo geral é averiguar como o Poder Judiciário é percebido a partir da análise de dois fatos distintos: o debate sobre a decisão do STF acerca do PL 2630/2020 no X (antigo Twitter) e a repercussão das decisões do STJ relacionadas ao uso medicinal da planta cannabis no Youtube. Busca-se, a partir desse exame, compreender como o espaço digital afeta a imagem pública do Poder Judiciário, por meio de uma abordagem teórica que se vale dos conceitos da sociologia da ação pública (LASCOUMES; LE GALÈS, 2012), do poder simbólico (BOURDIEU, 2021) e dos impactos da desinformação em uma sociedade em rede (CASTELLS, 2009; CASTELLS, 2018; ITUASSU e MATOS, 2024). Para tanto, empregaram-se técnicas quantitativas de análise de redes sociais e Processamento de Linguagem Natural (PLN) para identificar padrões discursivos, formação de comunidades e narrativas predominantes. As conclusões ressaltam a importância de estratégias de comunicação, educação e interação digitais com vistas a combater a desinformação, ampliar o diálogo com a sociedade, promover a transparência institucional, desmistificar o processo decisório, fortalecer a confiança pública nas instituições jurídicas e aprimorar o letramento jurídico da população. Dessa maneira, o Produto Técnico-Tecnológico (PTT) apresentado é o "Observatório de Mídias digitais do STJ", uma iniciativa que visa agir ativamente no combate à desinformação e aumentar a transparência de modo a reduzir a polarização nos debates sobre temas que envolvem a atuação do STJ, aproximar o Tribunal da sociedade, bem como fortalecer a compreensão pública sobre o papel e as decisões do Judiciário no contexto democrático.


  • Mostrar Abstract
  • This study explores how public opinion manifests in the digital environment regarding the decisions of the Superior Court of Justice (STJ) and the Federal Supreme Court (STF), focusing on high-impact issues. The Judiciary is one of the foundations of the democratic regime and plays a fundamental role in protecting the rights guaranteed to citizens. For this reason, it is essential to understand the factors that influence collective thinking about the actions of the courts, as the perception of the legitimacy of the justice system's actions is a necessary element for citizens' trust. The scientific and social relevance of the research lies in understanding how judicial decisions are interpreted by citizens in the digital environment, as well as identifying the factors that shape their perceptions. From an institutional perspective, the study contributes to reflections on transparency and the interaction between the Judiciary and society. In this context, the general objective is to investigate how the Judiciary is perceived by analyzing two distinct cases: the debate on the STF's decision regarding Bill 2630/2020 on X (formerly Twitter) and the repercussions of the STJ's rulings on the medicinal use of the cannabis plant on YouTube. Through this analysis, the study aims to understand how the digital space affects the public image of the Judiciary, using a theoretical approach based on the concepts of public action sociology (LASCOUMES; LE GALÈS, 2012), symbolic power (BOURDIEU, 2021), and the impacts of disinformation in a networked society rede (CASTELLS, 2009; CASTELLS, 2018; ITUASSU e MATOS, 2024). To achieve this, quantitative techniques of social network analysis and Natural Language Processing (NLP) were employed to identify discursive patterns, community formation, and predominant narratives. The findings highlight the importance of digital communication, education, and interaction strategies to combat disinformation, enhance dialogue with society, promote institutional transparency, demystify the decision-making process, strengthen public trust in legal institutions, and improve the population’s legal literacy. Accordingly, the proposed Technical-Technological Product (PTT) is the "STJ Digital Media Observatory", an initiative aimed at actively combating disinformation and increasing transparency to reduce polarization in debates on issues involving the STJ’s actions. This initiative seeks to bring the Court closer to society and strengthen public understanding of the role and decisions of the Judiciary within the democratic context.

16
  • CLÁUDIA ROBERTA LARANJEIRA DOS SANTOS
  • Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM): um estudo baseado na experiência da auditoria interna do Superior Tribunal de Justiça.

  • Orientador : CLESIA CAMILO PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BEATRIZ FATIMA MORGAN
  • CLESIA CAMILO PEREIRA
  • JOSE ANTONIO DE FRANCA
  • LÚCIO DE SOUZA MACHADO
  • Data: 01/04/2025

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo tem como objetivo analisar a implementação e a institucionalização dos requisitos do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM) na Secretaria de Auditoria Interna (AUD) do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com foco nos processos de trabalho e procedimentos executados pela unidade entre setembro de 2019 e janeiro de 2025. A pesquisa envolveu o mapeamento dos requisitos do modelo, a realização de autoavaliação institucional, a sistematização dos resultados e a proposição de ações voltadas ao alinhamento da atividade de auditoria interna às diretrizes do IA-CM. Como resultado, foi desenvolvido um Produto Técnico-Tecnológico (PTT) do tipo implementação de projeto de assessoria, composto por dois instrumentos: o Plano de Ação e o Relatório do Diagnóstico de Autoavaliação. Ambos foram recepcionados, avaliados e adotados institucionalmente pela AUD como subsídios técnicos ao processo de validação externa conduzido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). Os dados da autoavaliação indicaram a institucionalização de 93,94% das atividades do Nível 2 e 67,24% das atividades do Nível 3, culminando na execução de ações que permitiram o atingimento de 100% dos requisitos exigidos para os referidos níveis, de forma que o Relatório do Diagnóstico de Autoavaliação confirmou o atingimento do Nível 3 de Capacidade O estudo reforça o papel da auditoria interna como instrumento estratégico para o fortalecimento da governança pública, promovendo padronização de processos, melhoria da gestão de riscos, transparência e alinhamento às boas práticas internacionais. Como recomendações, destaca-se a importância da manutenção de um processo contínuo de monitoramento dos processos de trabalho, da realização periódica de avaliações externas independentes e do incentivo a pesquisas futuras voltadas à mensuração dos impactos e benefícios decorrentes da adoção do IA-CM.


  • Mostrar Abstract
  • This study aims to analyze the implementation and institutionalization of the requirements of the Internal Audit Capability Model for the Public Sector (IA-CM) within the Internal Audit Secretariat (AUD) of the Superior Court of Justice (STJ), focusing on the work processes and procedures carried out by the unit between September 2019 and January 2025. The research involved mapping the model’s requirements, conducting an institutional selfassessment, systematizing the results, and proposing actions aimed at aligning internal audit activities with the IA-CM guidelines. As a result, a Technical-Technological Product (TTP) was developed, in the form of an advisory project implementation, composed of two instruments: the Action Plan and the Self-Assessment Diagnostic Report. Both were formally received, evaluated, and institutionally adopted by AUD as technical inputs for the external validation process conducted by the National Council for Internal Control (CONACI). The selfassessment data indicated the institutionalization of 93.94% of the activities at Level 2 and 67.24% of the activities at Level 3, culminating in the execution of actions that enabled the achievement of 100% of the required criteria for the respective levels. Consequently, the SelfAssessment Diagnostic Report confirmed the achievement of Capability Level 3 .The study reinforces the role of internal auditing as a strategic tool for strengthening public governance by promoting process standardization, improving risk management, ensuring transparency, and aligning with international best practices. As recommendations, the study highlights the importance of maintaining a continuous process for monitoring work processes, conducting periodic independent external evaluations, and encouraging future research focused on measuring the impacts and benefits resulting from the adoption of the IA-CM.

2024
Dissertações
1
  • IVAN GOMES BONIFACIO
  • Laboratórios de Inovação no Poder Judiciário Brasileiro: Resultados e Perspectivas

  • Orientador : CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • Leonardo Ferreira de Oliveira
  • SHEILA CRISTINA TOLENTINO BARBOSA
  • Data: 05/09/2024

  • Mostrar Resumo
  • De acordo com o relatório Justiça em Números de 2024, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Judiciário encerrou o ano de 2023 com mais de 80 milhões de processos em andamento (CNJ, 2024, p. 133). O relatório também revela que, em média, um processo judicial pode levar até 9 anos para ser resolvido, caso percorra todas as instâncias e fases processuais. Considerando o período de janeiro de 2020 a março de 2024, percebe-se um aumento do acervo de processos na ordem de 3,7%. Diante desse cenário, é evidente a tendência de manutenção do congestionamento judicial e seus efeitos deletérios na economia, na sociedade e nas políticas públicas, caso não sejam tomadas medidas adicionais além do tratamento convencional das demandas judiciais. É nesse compasso, seguindo o preconizado pela Administração Pública mundial, que o órgão de governança superior do Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça, editou a Resolução CNJ n. 395 de 7 de junho de 2021, para criar sua política de gestão da inovação, o que impulsionou a instalação de mais de uma centena dos assim chamados Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário - LIJs. Nesse contexto, foi realizada pesquisa quantitativa com objetivo de apresentar como estão estruturados e os resultados gerados. A pesquisa abarcou 22 Estados da Federação e 44 órgãos, alcançando os 5 segmentos da Justiça, com a participação de 84 pessoas, entre técnicos, gestores e magistrados. Ficou evidenciado que ao se buscar enfrentar problema de elevada complexidade, qual seja, equacionar demanda judicial e produtividade judicante, temse buscado desenvolver novo patamar de governança judicial, a partir da cultura da inovação. Entretanto, é perceptível que ainda há longo caminho a percorrer, isso porque, apesar do grande número de LIJs aplicando abordagens colaborativas e tecnologias de ponta, contando com apoio de entidades externas para produzir, diariamente, serviços e produtos novos ou melhorados, é baixo o envolvimento das principais lideranças nesse processo, os órgãos contam com diminuta equipe de trabalho dedicada exclusivamente à inovação, reduzido investimento financeiro, precária formação técnica nesse tema, incipientes mecanismos de comunicação, pouca utilização de dados como fonte para criação de inovações, quase nenhuma participação de usuários externos (sistema fechado) e baixo grau de avaliação dos resultados dos produtos gerados. Por outro lado, é animador o fato de haver grande interesse das escolas judiciais em incrementar, com o tema da Inovação, a formação do magistrado, principal gestor desse processo, o que pode se tornar a melhor estratégia para consolidar os princípios e objetivos da Política de Gestão da Inovação do Poder Judiciário, em vigor. Para aproximar os órgãos da Justiça a patamar equivalente ao do estado da arte no tema da inovação, sugere-se como produto técnico-tecnológico, resultado deste estudo, alterações normativas, de abrangência nacional (Resolução do Conselho Nacional de Justiça e da Escola Nacional de Formação de Magistrado) e local (Superior Tribunal de Justiça), que devem incrementar a governança judicial, reduzir as barreiras à inovação e colaborar para que se consolide a cultura de modernização e aperfeiçoamento contínuo desse segmento do setor público.


  • Mostrar Abstract
  • According to the 2024 "Justice in Numbers" report published by the National Council of Justice (CNJ), the Brazilian judiciary ended 2023 with over 80 million ongoing cases (CNJ, 2024, p. 133). The report also reveals that, on average, a judicial case can take up to 9 years to be resolved if it goes through all instances and procedural stages. Between January 2020 and March 2024, there was a 3.7% increase in the backlog of cases. This scenario clearly indicates a persistent trend of judicial congestion and its detrimental effects on the economy, society, and public policies, unless additional measures are implemented beyond the conventional handling of judicial demands. In response to this challenge, following global public administration practices, the CNJ, as the superior governance body of the Judiciary, issued CNJ Resolution No. 395 on June 7, 2021, to establish its innovation management policy, which led to the creation of over one hundred Judiciary Innovation Labs (LIJs). In this context, a quantitative research study was conducted to present how these labs are structured and the results they have generated. The study encompassed 22 states in Brazil and 44 institutions, covering the five branches of justice, with the participation of 84 individuals, including technical staff, managers, and judges. The research demonstrated that, in tackling the highly complex problem of balancing judicial demand and productivity, there has been an effort to develop a new level of judicial governance based on a culture of innovation. However, it is evident that there is still a long way to go. Despite the large number of LIJs applying collaborative approaches and cutting-edge technologies, often with the support of external entities to produce new or improved services and products daily, there is low involvement of key leadership in this process. The institutions have limited dedicated innovation teams, insufficient financial investment, inadequate technical training on this subject, nascent communication mechanisms, minimal use of data as a source for creating innovations, almost no involvement of external users (a closed system), and a low degree of product result evaluation. On the other hand, it is encouraging that judicial schools have shown great interest in enhancing the training of judges, who are the main managers of this process, with a focus on Innovation. This could become the best strategy to consolidate the principles and objectives of the Judiciary's Innovation Management Policy. To bring the Judiciary institutions closer to the state-of-the-art in innovation, this study suggests technical and technological products, such as national (CNJ and the National School of Magistrates) and local (Superior Court of Justice) regulatory changes, which should enhance judicial governance, reduce barriers to innovation, and help consolidate a culture of modernization and continuous improvement in this public sector segment.

2
  • MORENO SOUTO SANTIAGO
  • Inadimplemento Contratual no Setor Público Brasileiro: Índice De (Des)Confiança no Fornecedor para gestão de riscos em contratações regidas pela Lei Geral De Licitações

  • Orientador : BEATRIZ FATIMA MORGAN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ABIMAEL DE JESUS BARROS COSTA
  • BEATRIZ FATIMA MORGAN
  • JESUSMAR XIMENES DE ANDRADE
  • RICARDO ROCHA DE AZEVEDO
  • Data: 11/09/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho aborda o problema do inadimplemento contratual no setor público brasileiro, especificamente no contexto do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A relevância científica e social do tema está ligada à necessidade de inovação e governança eficaz nas contratações públicas, considerando os desafios impostos pela Lei 14.133/2021. O objetivo geral é identificar como informações econômico-financeiras podem antecipar o risco de inadimplemento contratual por meio do Índice de (Des)Confiança no Fornecedor (IDF). A pesquisa utiliza um modelo estatístico baseado em regressão logística para apurar o IDF, analisando dados de contratos do STJ entre 2018 e 2023. O quadro teórico inclui estudos sobre licitações públicas, gestão baseada em evidências e modelos preditivos de insolvência. O principal achado é que o IDF, ao utilizar uma combinação de variáveis econômico-financeiras e jurídicas, oferece uma previsão do inadimplemento, com alta sensibilidade e assertividade geral. O produto técnicotecnológico principal é o script de análise estatística no software Stata®, que permite a aplicação prática do modelo preditivo em outras instituições públicas. Conclui-se que o IDF é uma ferramenta que oferece uma nova abordagem para a gestão de riscos em contratações públicas, recomendando-se sua utilização na fase de execução dos contratos e não como critério de habilitação


  • Mostrar Abstract
  • This study addresses the issue of contractual default in the Brazilian public sector, specifically in the context of the Superior Court of Justice (STJ). The scientific and social relevance of the topic is tied to the need for innovation and effective governance in public procurement, considering the challenges posed by Law 14.133/2021. The main objective is to identify how economic and financial information can anticipate the risk of contractual default through the Supplier (Dis)Trust Index (IDF). The research employs a statistical model based on logistic regression, analyzing contract data from the STJ between 2018 and 2023. The theoretical framework includes studies on public procurement, evidence-based management, and predictive models of insolvency. The primary finding is that the IDF, by using a combination of economic, financial, and legal variables, provides a prediction of default with high sensitivity and overall accuracy. The main technical-technological product is an automated statistical analysis script in Stata® software, which allows the practical application of the predictive model in other public institutions. It is concluded that the IDF is an effective tool for risk management in public contracts, recommended for use during the contract execution phase rather than as a qualification criterion.

3
  • MAGDA RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Transparência no Poder Público: estudo de caso de dados abertos do Superior Tribunal de Justiça e da Secretaria de Educação do Distrito Federal

  • Orientador : CLESIA CAMILO PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLESIA CAMILO PEREIRA
  • BEATRIZ FATIMA MORGAN
  • SIVALDO PEREIRA DA SILVA
  • GILBERTO CRISPIM DA SILVA
  • Data: 11/09/2024

  • Mostrar Resumo
  • A abordagem da temática da transparência no poder público utilizada nesse estudo é delineada sob a perspectiva dos dados abertos, tendo como objetivo investigar a transparência dos dados abertos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), examinando se há diretrizes claras, normas internas e estruturas organizacionais dedicadas ao tema. Isso inclui a regulamentação da aplicação das normas legais e infralegais pertinentes, bem como a análise de diretrizes e boas práticas para dados na Web. Ademais, busca avaliar elementos que possibilitem a eficaz utilização dos dados abertos nos portais das duas instituições. O problema considerado é caracterizado pela possibilidade de os princípios e as normas que regulam os dados abertos não estarem sendo aplicados adequadamente pelos referidos órgãos, ou, além disso, pela possibilidade de que ainda sejam necessárias ações de aprimoramento no que diz respeito à transparência, para garantir que os usuários de informações públicas tenham seu direito de acesso plenamente atendido. A metodologia ocorreu em três etapas. Na primeira etapa, realizou-se um estudo de caso de dados abertos do STJ e da SEEDF. Nessa fase, procedeu-se o levantamento da normatização, das boas práticas para os dados na Web e dos dados abertos disponíveis nos portais de ambas as instituições. Na segunda etapa, a análise compreendeu a verificação da disponibilidade dos dados, a avaliação da viabilidade de troca de dados entre sistemas, bem como de importação e exportação dessas informações, a acessibilidade, a periocidade de atualização dos dados abertos do portal do STJ e do GDF – Tema “Educação” de acordo com os aspectos delineados pelos normativos, em especial, pela Lei federal n. 12.527/2011 (LAI - Lei de Acesso à Informação), e Boas Práticas para os Dados na Web. Na terceira etapa, o Coeficiente de Aderência foi calculado para as duas instituições quanto ao atendimento das exigências previstas nos normativos, especialmente no art. 8º, §§ 2º e 3º, II e III, da LAI, e nas recomendações das Boas Práticas para os Dados na Web. Tendo em vista a obtenção do resultado da avaliação dos dados do STJ e da SEEDF, verificou-se evidências da necessidade de se desenvolver uma estratégia para implementar o fornecimento dos dados, seguindo padrões especificados, além de garantir a continuidade desse processo. Além disso, é primordial estabelecer uma interface clara para a plataforma de dados abertos, fornecendo acessibilidade, informações, ferramentas. Ao final, o trabalho apresenta um relatório técnico conclusivo com indicação dos normativos e das boas práticas para os dados na Web, sua aplicabilidade e impactos positivos para a sociedade, visando o aprimoramento da gestão dos dados abertos dos dois órgãos.


  • Mostrar Abstract
  • The approach to the theme of transparency in public authorities used in this study is outlined from the perspective of open data, with the objective of investigating the transparency of open data from the Superior Court of Justice (STJ) and the Federal District Education Department (SEEDF), examining whether there are clear guidelines, internal standards and organizational structures dedicated to the topic. This includes regulating the application of relevant legal and infra-legal standards, as well as analyzing guidelines and good data practices on the Web. Furthermore, it seeks to evaluate elements that enable the effective use of open data on institutions' portals. The problem considered is characterized by the possibility that the principles and standards that regulate open data are not being adequately applied by the bodies, or, furthermore, by the possibility that improvement actions are still necessary with regard to transparency, to ensure that users of public information have their right to access fully met. The methodology occurred in three stages. In the first stage, a case study of open data from the STJ and SEEDF was carried out. At this stage, standards, good practices for data on the Web and open data available on the portals of both institutions were surveyed. In the second stage, the analysis included checking the availability of data, evaluating the feasibility of exchanging data between systems, as well as importing and exporting this information, accessibility, frequency of updating open data on the STJ portal and the GDF – Theme “Education” in accordance with the aspects outlined by Federal Law no. 12.527/2011 (Access to Information Law), in special, and good data practices on the Web. In the third stage, the Adherence Coefficient was calculated for the two institutions regarding compliance with the requirements set out especially in art. 8th, §§ 2nd and 3rd, II and III, of Federal Law no. 12.527, of 2011, and good data practices on the Web. In view of obtaining the results of data the evaluation of STJ and SEEDF data, evidence was found of the need to develop a strategy to implement the provision of data, following specific standards, in addition to ensuring the continuity of this process. Furthermore, it is essential to establish a clear interface for the open data platform, providing accessibility, information, tools. At the end, the work presents a conclusive technical report indicating the standards and best practices for data on the Web, their applicability, and positive impacts for society, aiming to improve the management of open data from both organizations.

4
  • INEZ REGINA DA CUNHA REIS
  • JUDICIALIZAÇÃO E GOVERNANÇA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR

  • Orientador : SHEILA CRISTINA TOLENTINO BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SHEILA CRISTINA TOLENTINO BARBOSA
  • ELISABETH APARECIDA CORREA MENEZES
  • PEDRO LUIZ COSTA CAVALCANTE
  • Data: 05/12/2024

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa aborda a judicialização da Política Pública de Saúde Suplementar no que diz respeito à definição do alcance do Rol de Procedimentos e Eventos expedido pela ANS, impactando 51 (cinquenta e um) milhões de usuários dos planos de saúde. A regulação da política púbica realizada pela ANS apresentou problema de interpretação no momento da implementação da política de saúde  suplementar, fazendo com que a entrega do mesmo produto fosse feita de maneiras distintas para diferentes consumidores, pois havia divergência acerca da definição do caráter do Rol da ANS, se taxativo ou meramente exemplificativo. Após a definição do alcance da norma regulatória pelo STJ, o Poder Legislativo editou a Lei nº 14.454/2022. O objetivo geral da pesquisa é analisar se as decisões do STJ impactaram a política de saúde no que diz respeito à implementação da política de regulação da oferta dos serviços em saúde suplementar por meio do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar previsto pela ANS, em especial quanto à governança e geração de valor público. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou nesta investigação método comparativo com análise de conteúdos, apoiada pela estratégia de estudo de caso. Os resultados da pesquisa revelam que o Poder Legislativo se serviu das orientações traçadas pelo STJ para edição da nova lei. As conclusões apontam para a colaboração positiva do judiciário na governança pública com geração de valor público, sem substituir a norma regulatória, com observância dos princípios da deferência, da segurança jurídica e da eficiência, com a manutenção da viabilidade econômica das operadoras de planos de saúde e com a preservação dos interesses dos milhares de consumidores. Com vistas a estabelecer um diálogo mais estreito entre os Poderes Executivo e Judiciário, sugere-se a adoção, pelo STJ, de uma consultoria/assessoria que auxilie na identificação de processos judiciais relativos a políticas públicas e que possa subsidiar os julgamentos com relatórios e pareceres técnicos.


  • Mostrar Abstract
  • The research addresses the judicialization of the Public Policy of supplementary Health with regard to the definition of the scope of the List of Procedures and Events issued by the ANS, impacting 51 (fifty-one) million users of health plans. The regulation of the public policy carried out by the ANS presented a problem of interpretation at the time of the implementation of the supplementary health policy, causing the delivery of the same product to be made in different ways to different consumers, as there was divergence about the definition of the character of the ANS List, whether exhaustive or merely sample. After the STJ defined the scope of the regulatory rule, the Legislative Branch issued Law No. 14,454/2022. The general objective of the research was to analyze whether the decisions of the STJ impacted the health policy with regard to the implementation of the policy of regulation of the provision of supplementary health services through the List of Procedures and Events in Supplementary Health provided by the ANS, especially regarding governance and public value generation. The research, of a qualitative nature, used in this investigation a comparative method with content analysis, supported by the strategy of a single case study. The results of the survey reveal that the Legislative Branch used the guidelines outlined by the STJ to issue the new law. The conclusions point to the positive collaboration of the judiciary in public governance with the generation of public value, without replacing the regulatory norm, with observance of the principles of deference, legal certainty and efficiency, with the maintenance of the economic viability of health plan operators and with the preservation of the interests of thousands of consumers. In order to establish a closer dialogue between the Executive and Judiciary Branches, it is suggested that the STJ adopt a consultancy/advisory service that assists in the identification of lawsuits related to public policies and that can support judgments with a report on public policies and that can subsidize the judgments with reports and technical opinions.

5
  • LUCIMAR DE OLIVEIRA DANTAS
  • TELETRABALHO E AS IMPLICAÇÕES PARA A DEMANDA DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS: ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

  • Orientador : CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
  • LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA
  • SHEILA CRISTINA TOLENTINO BARBOSA
  • MONTGOMERY WELLINGTON MUNIZ
  • Data: 06/12/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa investigou as implicações do teletrabalho para a gestão de serviços terceirizados no âmbito da Secretaria de Administração do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A análise abrangeu o período de 2019 a 2023, focando no fluxo de pessoas na instituição, nas sessões de julgamento (presenciais e virtuais) e na demanda por serviços terceirizados. Foi realizada uma pesquisa exploratória com a obtenção e avaliação de documentos contratuais, normativos e dados dos sistemas internos do STJ. Além disso, conduziu-se um estudo de caso, cujos resultados indicaram que a pandemia de COVID-19 atuou como um catalisador para mudanças significativas nas operações do tribunal, notadamente com a adoção do teletrabalho e virtualização das sessões de julgamento. Essas transformações resultaram em um aumento expressivo das sessões virtuais, queda no fluxo de pessoas nas dependências da instituição e uma consequente redução na demanda por serviços terceirizados que exigem presença física. Embora essa transição tenha potencial para melhorar a eficiência e otimizar os custos operacionais, surgiram preocupações acerca da possível redução de postos de trabalho para os trabalhadores terceirizados, especialmente em áreas que não se adaptam ao modelo de trabalho remoto. O estudo não tem a pretensão de estabelecer relações de causa e efeito de forma categórica ou generalizar os resultados, mas busca oferecer uma visão inicial sobre os impactos do teletrabalho na gestão de serviços terceirizados. A pesquisa também destaca a relevância de investigações futuras que examinem os impactos sociais no mercado de trabalho terceirizado e as implicações da substituição de custos operacionais por investimentos tecnológicos necessários para apoiar o trabalho virtual. Autores como Leite et al. (2019) e Santos et al. (2023) foram fundamentais para o referencial teórico, pois em trabalhos de revisão sistemática da literatura destacam que a pandemia trouxe um novo paradigma para o teletrabalho, revelando transformações estruturais no modelo de gestão e nos processos operacionais. Assim, a digitalização das atividades do STJ apresenta tanto desafios quanto oportunidades para a gestão dos serviços terceirizados, em um contexto de administração pública cada vez mais virtual.


  • Mostrar Abstract
  • This research investigated the implications of teleworking for the management of outsourced services within the Administrative Secretariat of the Superior Court of Justice (STJ). The analysis covered the period from 2019 to 2023, focusing on the flow of people in the institution, in court sessions (in person and virtual) and the demand for outsourced services. An exploratory research was carried out by obtaining and evaluating contractual documents, regulations and data from the internal systems of the STJ. In addition, a case study was conducted, the results of which indicated that the COVID-19 pandemic acted as a catalyst for significant changes in the court's operations, notably with the adoption of teleworking and virtualization of court sessions. These transformations resulted in a significant increase in virtual sessions, a decrease in the flow of people in the institution's premises and a consequent reduction in the demand for outsourced services that require physical presence. Although this transition has the potential to improve efficiency and optimize operating costs, concerns have arisen about the possible reduction of jobs for outsourced workers, especially in areas that are not adapted to the remote work model. The study does not intend to establish cause and effect relationships categorically or generalize the results, but seeks to offer an initial view of the impacts of telework on the management of outsourced services. The research also highlights the relevance of future investigations that examine the social impacts on the outsourced labor market and the implications of replacing operating costs with technological investments necessary to support virtual work. Authors such as Leite et al. (2019) and Santos et al. (2023) were fundamental to the theoretical framework, as in systematic literature reviews they highlight that the pandemic brought a new paradigm for telework, revealing structural transformations in the management model and operational processes. Thus, the digitalization of the STJ's activities presents both challenges and opportunities for the management of outsourced services, in a context of increasingly virtual public administration.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app24.sigaa24