Clubes de Ciências: potencialidades para a Educação CTS
Clubes de Ciências, Educação CTS, Não neutralidade da ciência-tecnologia.
Diante de uma sociedade dependente da Ciência e da Tecnologia, a formação de pessoas que possam ler a sua realidade e interpretá-la crítica e reflexivamente, compreendendo os reflexos da Ciência e da Tecnologia na Sociedade, se faz necessário. A Educação CTS, e mais especificamente a problematização da neutralidade científica e tecnológica e seus respectivos mitos, acompanhadas de seus objetivos de busca por uma mudança de visão da natureza da ciência, do desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão na sociedade científica e tecnológica e a democratização de conhecimentos científicos e tecnológicos de forma problematizada e dialógica, em diferentes níveis educacionais e em diferentes áreas, são possíveis caminhos para essa formação. Para tanto, espaços educacionais para o desenvolvimento da Educação CTS são necessários, e para além de espaços tradicionais de educação, buscamos olhar para o ambiente educacional do Clube de Ciências, visto como não formal. Assim, buscamos analisar o potencial do ambiente educacional Clube de Ciências para o desenvolvimento de uma educação que contemple as relações CTS de forma dialógica e problematizada para superação da neutralidade científica e seus mitos. A pergunta que norteia a nossa busca é: Qual as potencialidades do ambiente educacional Clube de Ciências para se abordar as relações CTS e para problematização da neutralidade científica e tecnológica e seus mitos? Para respondermos à pergunta, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico na modalidade de revisão sistemática em que voltamos nosso olhar para artigos, publicados em todas as atas do Enpec, teses e dissertações sobre Clubes de Ciências. A análise dos trabalhos se deu por meio das etapas da Análise Textual Discursiva. Com as análises pudemos estabelecer um panorama a respeito das pesquisas realizadas com Clubes de Ciências e categorias que contemplam os objetivos dos Clubes de Ciências. A partir das categorias de objetivos, produzimos interfaces entre o Clube de Ciências e a Educação CTS por meio de parâmetros CTS e propósitos educacionais