Inclusão escolar na formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza
Inclusão Escolar, Formação de Professores, Ciências da Natureza, Educação Inclusiva
sA Educação Inclusiva visa promover a equidade no ambiente escolar, proporcionado a todos os alunos, independentemente de suas características, acesso a uma educação de qualidade. No Brasil, a formação de professores enfrenta desafios para preparar educadores para atender à diversidade em sala de aula. Esta tese investiga a formação de professores de Ciências da Natureza, no contexto da Educação Inclusiva, com ênfase nas práticas pedagógicas e estratégias para atender à diversidade. O objetivo central desta pesquisa é investigar o impacto da formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza na promoção da inclusão escolar, com foco nas práticas pedagógicas inclusivas, identificando e propondo estratégias mais eficazes que possam ser implementadas para aprimorar a formação desses educadores, visando contribuir para a construção de ambientes educacionais inclusivos. O estudo foi realizado em duas fases: revisão bibliográfica e sondagem da formação inicial e continuada. A fase de revisão bibliográfica, abrangeu a história da Educação Inclusiva e as políticas educacionais brasileiras, além de teorias e práticas inclusivas. A fase de sondagem, analisou aspectos da formação docente de professores de Ciências da Natureza e licenciandos de Química, investigando suas percepções sobre a inclusão. Os resultados destacaram lacunas significativas na formação docente para a inclusão escolar, com fragilidades tanto na compreensão teórica quanto na aplicação das práticas pedagógicas inclusivas. Muitos professores e licenciandos carecem de uma formação adequada, tanto teórica quanto prática, para atender às exigências da Educação Inclusiva. Para os professores formados antes das leis de inclusão, isso decorre de uma formação que não priorizava a inclusão. Já entre os licenciandos atuais, a Educação Inclusiva ainda enfrenta desafios devido à oferta de disciplinas optativas, limitando o alcance dessa formação. A formação docente inicial ou continuada é fragmentada, abordando a inclusão de maneira superficial e sem conexão prática com as demandas concretas das salas de aula, dificultando a implementação e adaptação de estratégias inclusivas às necessidades específicas das salas de aula. Os dados indicam a necessidade de uma formação mais integrada, que promova um diálogo entre teoria e prática, fortalecendo a capacidade dos educadores de atender às demandas da inclusão de forma prática e contextualizada. Essa integração deve ser acompanhada de estratégias pedagógicas que incorporem as vivências reais dos professores e considerem as diversas realidades escolares, fortalecendo a capacidade dos educadores de atender às demandas da inclusão de forma eficaz e contextualizada. Concluímos que a formação inicial e continuada dos professores de Ciências da Natureza necessita de maior integração entre os conteúdos teóricos e as práticas pedagógicas, com foco na vivência de experiências inclusivas. A pesquisa contribuiu ao evidenciar fragilidades e potencialidades na formação docente e ao propor estratégias e abordagens que podem ser incorporadas ao processo formativo. Promover a equidade e o respeito à diversidade revelou-se essencial para construir ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos, garantindo uma educação de qualidade para todos os alunos.