Banca de DEFESA: DOUGLAS DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DOUGLAS DA SILVA COSTA
DATA : 25/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Faculdade UnB Planaltina/ Lapec 1
TÍTULO:

OS LABORATÓRIOS DE ENSINO E A FORMAÇÃO CRÍTICO REFLEXIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES


PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial de professores, Ensino de Ciências, Laboratórios de ensino; professor reflexivo.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

 A formação inicial de professores tem sido evidenciada como complexa devido às múltiplas necessidades formativas para que se atendam às exigências formativas desse profissional na contemporaneidade. Nesse contexto, os laboratórios de ensino das Instituições de Ensino Superior têm sido considerados espaços que favorecem a formação inicial dos professores de Ciências ao promoverem uma aproximação dos conceitos teóricos com a prática docente. Entretanto, é necessário diferençar os laboratórios de ensino daqueles que são voltados para o ensino curricular das disciplinas de graduação, posto que podem ser apoio pedagógico para essas disciplinas, mas não se limitam a essa função, podendo também auxiliar nas ações de pesquisa, extensão e programas que incentivam à docência. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi documentar o histórico de estruturação dos Laboratórios de Apoio a Pesquisa e Ensino de Ciências (LAPEC I e II), assim como compreender suas contribuições para a formação inicial de professores de Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina, com base nas percepções de seus egressos e coordenadores desses espaços. A pesquisa foi qualitativa e os participantes foram cinco egressos e dois coordenadores que vivenciaram atividades desenvolvidas nos LAPEC. Como Instrumentos de pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas pelo método da Análise Textual Discursiva. Nesta pesquisa as respostas dos egressos foram classificadas em cinco categorias iniciais, identificadas como: 1- Atividades de Extensão; 2; Experimentos Pedagógicos e Integração com a Educação Básica; 3 – Formação inicial; 4- Produção e empréstimo de Recursos Didáticos e 5- Acolhimento. A categoria final foi identificada como “A formação docente reflexiva e o LAPEC”. Enquanto categorias vinculadas aos docentes coordenadores foram 1-Contribuições para a formação docente, Contexto histórico; 2- Desafios para organização e gestão; 3 - Contexto histórico e 4- Objetivos e contribuições dos Lapec. E categoria final foi identificada como “Os Lapec: fortalecendo espaços de ensino, extensão e pesquisa”. Os resultados indicaram que esses foram espaços que contribuíram apara formação inicial dos egressos, com propostas de ações de extensão e pesquisa que auxiliaram no reconhecimento da identidade docente, evidenciando o potencial desses laboratórios da FUP.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANTONIA ADRIANA MOTA ARRAIS - SEEDF
Externo ao Programa - 1858520 - FRANCO DE SALLES PORTO - nullPresidente - 1525511 - JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
Interno - 1914330 - KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL
Notícia cadastrada em: 23/07/2025 23:19
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app34.sigaa34