A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM OLHAR PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
Ensino de Ciências; Pedagogia; Formação de Professores
O Ensino de Ciências nos anos iniciais pode favorecer a formação de cidadãos conscientes de seu papel social diante das demandas que exigem posicionamentos reflexivos, críticos e embasados em conhecimentos científicos. Nesse contexto, a formação do docente para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental precisa proporcionar uma abordagem conceitual e metodológica que fundamente o desenvolvimento de novas formas de utilização dos conhecimentos, de modo a orientar seus estudantes na compreensão e transformação de suas realidades. Nesse sentido, o curso de Pedagogia, no Brasil, tem uma trajetória histórica marcada por reformas e diretrizes que influenciam a formação inicial; sendo caracterizada por desafios, como a carga horária insuficiente, ausência de conteúdos específicos e ênfase em metodologias, gerando lacunas e inseguranças nos futuros docentes. Diante desse cenário, o objetivo desse estudo será investigar como os PPC e as disciplinas dos cursos de Pedagogia contemplam a formação docente para o ensino de Ciências na região Centro-Oeste. Será uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, que analisará projetos pedagógicos de 16 cursos presenciais de Pedagogia de instituições públicas. Para isso, analisarei as concepções de Ciências presentes nos PPC, bem como identificar as disciplinas destinadas à formação para ensinar Ciências e avaliar como as ementas dessas disciplinas contribuem para uma concepção contextualizada das Ciências, destacando as principais temáticas contemporâneas, metodologias e práticas propostas para o ensino de Ciências nesses documentos. Esta pesquisa adota uma abordagem metodológica qualitativa. Para análise dos dados, será utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD