ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO SUPLECOMPLEMENTAR PARA ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE
Dupla Excepcionalidade. Ensino de Ciências. Inclusão.
A dupla excepcionalidade é uma condição específica de existência, na qual, independentemente do transtorno, da deficiência e/ou dificuldade de aprendizagem que esteja/m associada/s às Altas Habilidades/Superdotação, a combinação entre elas é tão variável quanto os indivíduos com dupla excepcionalidade que existem. Daí, resulta a necessidade de um olhar para o indivíduo em sua complexidade e não, exclusivamente, para a deficiência/transtorno/dificuldade de aprendizagem associada. Nesse viés, o presente projeto de tese tem como objetivo definir e caracterizar o serviço de atendimento educacional especializado suplecomplementar para estudantes com dupla excepcionalidade na área de Ciências da Natureza. Para tanto, utilizaremos a pesquisa de abordagem qualitativa por entender que essa metodologia possibilita o estudo da diversidade de significados construídos. Os desenhos metodológicos para construção dos dados serão a revisão integrativa da literatura em bases de dados nacionais acerca do Atendimento Educacional Especializado para estudantes com dupla excepcionalidade na área de Ensino de Ciências, a pesquisa empírica com professores/as especialistas e generalistas de Ciências, que atuam com estudantes com dupla excepcionalidade, em Salas de Recursos de Escolas Públicas, no Distrito Federal com o intuito de identificar os elementos pedagógicos que compõem a mediação da aprendizagem nesses espaços e análise documental, sobre o Atendimento Educacional Especializado para estudantes com dupla excepcionalidade no contexto do Ensino de Ciências, em escolas públicas, no Distrito Federal. Os dados serão analisados à luz da técnica de análise por temas.