Diálogos de Saberes: novos horizontes para a ressignificação da Educação CTS na perspectiva freireana
Educação em Ciências. Educação CTS. Paulo Freire. Diálogo de saberes.
Este trabalho insere-se no rol dos que defendem e buscam uma educação científica que contribua para a emancipação dos segmentos sociais oprimidos. Fundamenta-se em pressupostos do educador Paulo Freire e do Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia, Sociedade (PLACTS); além de considerar reflexões sobre diálogo de saberes, oriundas de diferentes campos. À luz desses referenciais, articulados à Análise Textual Discursiva de produções da área de Ensino, em particular, do campo da Educação Freire-CTS, caracterizamos propósitos e pressupostos da perspectiva educacional defendida, associados: i) ao desenvolvimento de uma cultura de participação; ii) à problematização da atividade científico-tecnológica, e, iii) à organização temática do currículo escolar. Associado à referida caracterização, verbalizamos denúncias e anúncios, relacionados à necessidadede ampliarmos a participação dos sujeitos oprimidos, de considerarmos outros marcadores sociais ao problematizarmos a atividade científicatecnológica e outros saberes no processo de redução temática dos conteúdos. Em particular, isso resultou em uma releitura da Investigação Temática, realizada com a intenção de contribuir, de forma mais direta, com o universo das práticas educativas, em especial, as que buscam uma educação científica comprometida com o desvelamento e transformação de realidades marcadas por contradições e injustiças sociais, econômicas e cognitivas.